Idoso completa 121 anos e família brinca com bolo temático escrito “terror do INSS”
A família aproveitou os 121 anos de seu Andrelino para fazer uma brincadeira e presenteá-lo com um bolo escrito "O terror do INSS". Mesmo com a idade avançada, o idoso é lúcido e tem boa saúde!
Pensa em alguém com muita experiência e histórias de vidas para contar! O seu Andrelino Vieira da Silva, morador de Aparecida de Goiânia, em Goiás, comemorou recentemente 121 anos de vida. Sim, isso mesmo, 121!
E, na comemoração, não faltou bom-humor. A sua neta, Janaína Lemes de Souza, encomendou um bolo escrito “O terror do INSS”, uma brincadeira com a idade do idoso e o sistema de aposentadorias do Brasil.
Segundo a neta, o avô é lúcido e tem boa saúde. “Ele leva uma vida normal. Ele adora forró e ia sempre dançar. Como estamos todos com covid-19, fizemos apenas um bolinho para não deixar passar em branco, só nós, mesmo. Mas ele está super bem, apenas com sintomas leves. Ele tomou as três doses da vacina”, disse ao Correio Braziliense.
A família considera um enorme privilégio ter o seu Andrelino presente em suas rotina e faz questão de valorizar cada momento que estão juntos. Janaína, por exemplo, não teve a oportunidade de conviver com seu bisavô – ao contrário da sua filha, que está tendo essa chance.
“Nós moramos a família toda em um mesmo terreno, mas ele tem um barracão dele, onde mora sozinho. Ele viaja, vai a barzinhos, faz de tudo”, comenta Janaína.
Seu Andrelino nasceu no dia 03 de fevereiro de 1901, em Anincus, em Goiás. De lá para cá, foi testemunha de momentos históricos para a humanidade. Primeira e Segunda Guerra Mundial, pandemia da gripe espanhola, Guerra Fria, atentado às Torres Gêmeas e, agora, a pandemia da Covid-19, entre tantos outros momentos. É praticamente um livro vivo de História!
Hábitos para viver mais e melhor
Você deve estar se imaginando qual é o segredo do seu Andrelino para chegar a essa idade. Não é possível dizer exatamente o motivo, mas, segundo a ciência, adotar alguns hábitos desde cedo pode aumentar suas chances de viver por mais tempo. E quando a gente fala cedo, é cedo mesmo, logo na sua juventude!
Entre os hábitos, estão uma alimentação equilibrada e variada, com legumes, frutas e verduras.
Claro que é possível comer doces e lanches e ter saúde, mas não diariamente e sem exageros. Movimentar-se também é muito importante: você pode escolher um esporte que gosta e praticá-lo, seja uma caminhada, futebol, ginástica, natação, etc.
Evitar bebidas alcoólicas e cigarro é de extrema importância. Não dá também para esquecer de cuidar da mente! Afinal, um bom envelhecimento é aquele em que o idoso tem boa saúde mental, estando lúcido das suas ações e de tudo que acontece.
Quem sabe, daqui a algum tempo, você não é o próximo a comemorar os 121 anos e aparecer aqui no Awebic com um bolo temático? Melhor já ir pensando e combinando com a família qual vai ser a brincadeira para comemorar….
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.