Projeto oferece aulas gratuitas de ballet para crianças de periferia

Além de distribuir marmitas e combater a fome, o projeto Geladeira Comunitária também está levando aulas de ballet gratuitas para crianças e adolescentes de Araraquara, no estado de São Paulo.

Você gosta de ballet? Essa prática encanta inúmeras pessoas em todos os lugares do mundo, principalmente os mais jovens. O que, infelizmente falta em muitos casos, é a oportunidade de fazer as aulas.

Se é o seu caso, conheça a Associação Geladeira Comunitária, que está com um projeto muito bacana de ballet gratuito em Araraquara, no interior de São Paulo.

As aulas são realizadas todos os sábados, das 15h às 17h, no bairro do Hortênsias. O público-alvo são as crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos.

O projeto é feito em parceria com dois professores voluntários que também tiveram suas vidas transformadas por iniciativas semelhantes, segundo o jornal A Cidade On.

O projeto social está levando o encanto do balé para crianças e adolescentes (imagem: Divulgação/A CidadeON)

“Os dois professores voluntários que dão as aulas gratuitas vieram de comunidades da periferia e eles entendem o quão importante é o acesso à cultura para essas crianças porque passaram por projetos como esse que realizamos. Nós doamos as roupas de ballet completa se criança gostar das aulas “, explicou Ednan Dalle Piage, responsável pela Geladeira Comunitária.

E a atuação do grupo não para por aí. O Geladeira Comunitária, como o próprio nome já sugere, também distribui alimentos para as pessoas que mais precisam.

O projeto já existe desde 2016, mas ganhou ainda mais importância na pandemia. Afinal, muitas famílias perderam os seus empregos e ficaram em uma situação de insegurança alimentar, sem ter como colocar comida na mesa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por @geladeiracomunitariaararaquara

Combate à fome

Por dia, são cerca de 500 marmitas entregues. Uma iniciativa que tem o apoio da população, que contribui com doações. O poder público também já elogiou a Geladeira Comunitária. “É um belo trabalho de solidariedade, amor ao próximo e reinserção social. Parabéns ao Ednan e a todos os envolvidos nesse projeto. Contem com o apoio da Prefeitura. Queremos inserir essa iniciativa ao trabalho que estamos realizando de reinserção social da população em situação de rua”, afirma uma matéria no site da Prefeitura.

Muito legal a forma como o Geladeira Comunitária conseguiu unir duas iniciativas tão importantes e transformadoras de vidas. A alimentação saudável e de qualidade, representada pelas marmitas, com a cultura e a arte, no caso do ballet. Inclusive, há casos de pessoas que saíram das ruas graças ao projeto!

Mais uma prova de como, apesar de todas as dificuldades, existem pessoas incríveis sempre dispostas a ajudar e fazer o bem ao próximo. E esse é o verdadeiro sentido da generosidade: melhorar a vida de alguém sem esperar nada em troca.

E exemplos disso é o que não falta aqui no Awebic. É só ver quantos projetos parecidos já falamos nas nossas matérias, tanto na educação, cultura como na alimentação e no esporte. Que a Geladeira Comunitária continue firme e forte na sua missão!

Fonte: A Cidade On

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.