Será que você sabe mesmo como montar um presépio? Anote essas dicas e emocione as visitas
Além de saber montar um lindo presépio para as festividades natalinas, é muito importante você conhecer o significado de cada personagem. Confira aqui como montar um presépio no Natal.
Uma das transições mais lindas e importantes das festas natalinas é a montagem do presépio para representar o nascimento de Cristo Jesus.
Um gesto lindo e tradicional para compartilhar a espiritualidade do natal é retratado com cenas do nascimento do nosso Senhor e salvador.
Ao redor do mundo a montagem do presépio é visto como um ato extremamente importante para viver o verdadeiro espírito natalino.
Na verdade, a representatividade do nascimento de Cristo Jesus através do presépio deve ser compreendido por todos.
Por isso, é importante você saber o significado de cada personagem e como montar um lindo presépio para as decorações de Natal.
Quando montar o presépio no Natal?
Você sabia que existe uma data certa para montar o presépio e organizar as decorações natalinas? O presépio é uma decoração extremamente importante e significativa para o verdadeiro sentido do Natal.
O presépio deve ser montado no terceiro domingo do advento, dia marcado pela mensagem do anjo Gabriel sobre a chegada de Jesus Cristo para Maria.
Essa data foi escolhida pelos religiosos para deixar ainda mais emocionante e significativo a montagem do presépio para representar o nascimento do Filho de Deus.
Reúna todos os seus familiares e amigos para montar essa decoração natalina é extremamente importante para viver o verdadeiro espírito natalino.
Por que montar um presépio no Natal?
Assim como sentido amoroso e carinhoso da troca de presentes, a montagem do presépio e dispor cada imagem com suas significâncias em um ambiente é extremamente importante.
São várias das formas de reviver e remontar o nascimento de Cristo Jesus através de um presépio, deixando o seu nascimento ainda mais significativo no meio de dezembro.
O presépio é muito utilizado em locais de trabalho, lojas e comércios para compartilhar o verdadeiro espírito natalino.
O nascimento do filho de Deus deve estar vivo em seu coração.
Na verdade, o presépio faz com que as pessoas lembram o verdadeiro sentido do Natal, compartilhando muito amor e tranquilidade por ter um Salvador que nasceu e morreu para nos salvar.
Qual o significado de cada personagem no presépio de Natal?
Como falamos anteriormente, o presépio é um grande símbolo Natalino para nos fazer lembrar o verdadeiro sentido dessas festividades de final de ano.
Na verdade, o presépio é um grande exemplo para ensinar as crianças e as outras pessoas que não conhecem a fé em Cristo Jesus sobre a importância do nascimento do filho de Deus.
Confira a seguir os significados de cada personagem do presépio:
- Menino Jesus (Filho de Deus);
- José (Pai adotivo do Menino Jesus);
- Maria (Mulher escolhida para dar luz ao Menino Jesus);
- Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar);
- Ouro, Incenso e Mirra (Ouro = realeza, Incenso = divindade, Mirra = sofrimento e eternidade);
- Animais (Natureza e Simplicidade);
- Anjo (Mensageiro de Deus);
- Estrela (Luz de Deus que orientou a chegada dos Reis Magos).
Agora que você já sabe o significado de cada personagem em um presépio, deixe as suas comemorações de Natal ainda mais emocionante entre amigos e familiares.
Como montar um presépio de Natal?
Aí daí a principal da montagem do presépio nas festividades natalinas é representar o momento em família através do nascimento de Cristo.
Se a sua festa de final de ano for cheia de crianças no ambiente, é muito importante você tomar mais cuidado onde posicionar o seu presépio.
Aproveite cada oportunidade para explicar sobre o nascimento de Cristo Jesus através dessa decoração de Natal.
Na verdade, você pode recriar e contar histórias sobre cada personagem em mãos para compreender melhor o verdadeiro sentido dessa celebração de final de ano.
Não deixe de compartilhar o amor de Deus e o verdadeiro significado do nascimento de Cristo Jesus para honrar esse ato lindo.
Confira a seguir como você pode criar alguns presépios artesanais e deixar a sua festa de Natal ainda mais especial e significativo.
Como fazer um presépio de Natal artesanal?
Colocar a mão na massa e fazer alguns trabalhos manuais para enfeitar suas decorações de Natal também é um ato em família para reunir os amigos e entes queridos em um único trabalho.
Você pode criar todos os personagens do presépio usando a criatividade e materiais de papelaria que você tem em casa.
Aproveite essa oportunidade para deixar as decorações de Natal do seu gosto e ensine sobre o nascimento de Cristo Jesus através de um presépio lindo.
Materiais:
- Canudo;
- Cartão;
- Pistola de cola;
- Palitos de picolé.
Instruções:
Etapa 1
Você pode criar alguns modelos de estábulo com peças de papelão e outras matérias-primas que você tem em casa para deixar a parte rígida e resistente.
Cubra os dois lados do presépio com partes coloridas e firmes para que a montagem não desabe por falta de cola e aderência na montagem.
Utilize a pistola de cola e os palitos de picolé para ir montando a estrutura do presépio e formando a base para as outras decorações.
Etapa 2
Agora que você já fez toda a estrutura de palito de picolé, colhe os pedaços de papelão para formar o seu estábulo firme e forte para adicionar os personagens.
Passo 3
Chegou a hora de você empilhar os palitos de picolé lado a lado para cobrir o papelão e deixar a estrutura mais resistente.
Você sombras de papelão para completar os pedaços faltosos no estábulo para deixar a decoração ainda mais resistente e completa em sua estrutura.
Passo 4
Com a estrutura feita, adicione um pouco de palha no estábulo para fazer o acabamento.
Hoje algumas presilhas para fixar as peças e ao final comece a adicionar os personagens, como os animais, o menino Jesus, Maria, José e os três magos.
…
Você gostou de saber mais sobre o verdadeiro significado do presépio no Natal e como montar? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas dicas criativas de como montar um presépio para as festividades natalinas.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.