Você pode estar sendo racista (e não sabe): 14 expressões para EXTERMINAR do seu vocabulário
Veja algumas das expressões que você precisa EXTINGUIR do seu vocabulário e saiba por onde começar a luta contra o racismo!
Existem certas expressões que são ditas de forma tão rotineira, que parecem até, que sempre esteve ali em nossos vocábulos. Mas em uma era em que a informação de qualidade se encontra mais acessível do que nunca, não existe mais desculpas para manter certas frases ou palavras.
Nas últimas semanas, a história no Brasil e no mundo veio sendo marcada por várias catástrofes repletas de racismos e violências relacionadas. E mais do que nunca, o mundo inteiro vem lembrando que a cultura que envolve certos preconceitos raciais, deve de uma vez por todas, ser exterminadas.
Estar a par do movimento contra qualquer tipo de racismo começa não apenas por declarações em ser antirracista, mas com atitudes que podem ser até mesmo, consideradas bem pequenas, já que, o mínimo é menosprezar certos dialetos que acabaram sendo mantidos desde a época da escravidão, há séculos.
Reprimir o uso dessas palavras poderá ser o primeiro passo para acabar com qualquer tipo de iniciativa. Uma vez que, assemelhar certas expressões com a cor da pele de alguém, pode trazer um grande efeito negativo ao unir os seus significados.
Sendo assim, é preciso manter uma certa desconstrução de dialetos que foram carregados dos tempos passados, até os dias atuais – que mais parecem retroceder quando são ditos. Então, veja a seguir, algumas das frases e expressões que você precisa exterminar do seu vocabulário!
1 – “A coisa tá preta“
A expressão que já tem um significado bem explícito, se assemelha com o “preto”, quando um momento não está nada legal, “a coisa tá preta” sempre está ligada à algo que não se saindo muito bem.
2 – “Denegrir”
Mais uma vez, uma palavra que é super usada por muito, mas nunca é levada em consideração ao seu significado real, que quer dizer “tornar negro“. A palavra denegrir sempre se refere à algo que está sendo ofensivo: “você está denegrindo minha imagem”. É uma frase super comum de ser dita, mas que por trás do seu significado, carrega o peso de dizer é negro é algo ruim. Substitua por desonrar e estará encontrando o significado que deseja.
3 – “Criado Mudo”
Criado mudo é um outro nome dado a mesa que se é colocada perto da cabeceira da cama. Porém, o que muitos não sabem, é que esse termo se deu à origem aos escravos que eram postos próximos dos seus senhores, para segurar coisas, servir, etc. Mas para não incomodar ninguém, era chamado de criado-mudo, pois precisava ficar sempre em silêncio.
4 – “Meia tigela”
Sempre que alguma coisa não é feita conforme o esperado, as pessoas acabam usando o termo “meia tigela”. O que não se sabe, é que esse adjetivo partiu dos trabalhos escravos, quando não era atingindo o que lhe mandavam fazer, eles recebiam apenas meia tigela de comida, como um sinal de punição.
5 – “Inveja branca”
Por mais que ainda seja super absurdo, ainda existe a ideia de que as cores sempre rementem ao que é bom (com o branco) e ao que que ruim (com o preto). É super comum as pessoas falarem que sentem um tipo de inveja branca, para amenizar o que realmente significa ter inveja, fazendo a associação do branco como se fosse algo bom. Onde na verdade, não existe lado bom no sentimento da inveja.
6 – “Não sou tuas nega“
Há uns anos atrás, a expressão “não sou tuas nega” acabou se tornando uma frase comum. Porém, o que não sabem, é que a frase acaba remetendo a mulher negra como uma personificação de objeto para os sexo masculino, como se a mulher negra tivesse a obrigação de estar “à disposição“. O que a torna além de racista, uma frase machista, digna de ser extinguida do vocábulo de qualquer um.
7 – Ovelha negra
Ser a ovelha negra é muitas vezes assemelhado como algo desagradável. Está sendo sempre usada para se referir a alguém que não está de acordo com a maioria, ou não se encaixa, é diferente dos outros, etc. Mas sempre em um sentido pejorativo, como se fosse algo ruim no geral.
8 – “Cor do pecado”
Muitas vezes utilizada como um elogio, a expressão que se refere a pele negra como “cor do pecado”, relaciona mesmo que de forma indireta, à algo ruim. Já que o pecado não é algo bom, conforme as religiões.
9 – “Lista Negra”
“Você está na minha lista negra“. A frase sempre é dita para se referir a alguém que está em uma posição de desgosto, um lugar em que se pode listar coisas ruins. Como se o termo negro se resumisse em apenas coisas que não são agradáveis ou corretas.
12 – “Cor de pele”
Desde o jardim de infância, que as crianças aprendem na escola, que a cor meia rosada, tonalizada em um bege semelhante a cor da pele branca, é chamada apenas “cor de pele”. Sendo claro, que é uma tonalidade que não representa a maioria.
13 – “Mercado Negro”
O termo mercado negro é muito parecido com a expressão de um lugar ruim. Quando se refere ao termo, está se referendo à um local onde existe venda de coisas que são ilegais. Fazendo então, uma ligação do negro com algo que fosse prejudicial, onde poderia ter sido resumido em apenas ilegal.
14 – “Cabelo ruim”
Um termo que acaba se acrescentando a outros, dizer que alguém tem cabelo ruim, cabelo duro ou seja lá qual for a expressão que se refere aos cabelos que não são lisos, trás negação à qualquer estilo de estético que não seja incluído em “certos padrões.” Então, remover essa expressão é essencial para quebrar padrões de belezas!
Esses são apenas alguns dos termos que precisam ficar longe de serem ditos. Mas o importante mesmo, é partir dessa troca, extinguir certos dialetos carregados de racismos, para dar um passo à frente em busca da igualdade e continuar em busca dessa luta.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.