A ciência diz que trabalhar antes das 10h é equivalente a tortura. O que seu chefe acha disso?

Todos os chefes, gestores e empresários deveriam ler este texto.

A história se repete todos os dias para bilhões de pessoas.

Você acorda cedo, enfrenta o trânsito, chega ao trabalho entre 8h e 9h (ainda com sono), pega um café para acordar e encara uma lista de tarefas que devem ser executadas ao longo dia.

Segundo o Dr. Paul Kelley da Universidade de Oxford, isso que você chama de vida tem outro nome: tortura.

Dr. Kelley e uma equipe de pesquisadores confirmaram algo que passa pela cabeça de todos que já cochilaram no transporte a caminho da empresa: começar o trabalho às 9h é uma tortura.

Isso porque o corpo humano funciona a partir de “cronômetros” biológicos.

Eles são chamados de “ritmos circadianos” e são ciclos geneticamente pré-programados que regulam os nossos níveis de energia, as atividade das nossas ondas cerebrais e a produção hormonal.

comecar-trabalhar-antes-das-10h

Kelley é duro nas críticas contra os empregadores

Segundo o especialista: “Nós não podemos mudar nossos ritmos de 24 horas. Você não pode aprender a acordar em um determinado horário…”

“Seu fígado e seu coração têm padrões diferentes e você está pedindo para que eles mudem seus funcionamentos em duas ou três horas”, continua.

“Isso ocorre porque o ritmo humano evoluiu em torno da luz solar, e não com base no trabalho. A jornada de 8 horas surgiu apenas no final do século 18, e foi projetada para maximizar a eficiência”, conclui.

Só que, naquela época, os donos das fábricas não consideraram o relógio natural do corpo. Estavam preocupados apenas em ter uma produção que nunca parasse.

comecar-trabalhar-antes-das-10h-2

O modelo atual não vai durar muito tempo

Embora o modelo de jornada de trabalho de 8 horas tenha aumentado a produtividade das fábricas, agora ele já está perdendo eficácia.

Com a evolução da tecnologia, hoje surgem cada vez mais funções onde os empregados realmente precisam pensar.

A tendência é que cada vez mais trabalhos repetitivos sejam feitos por máquinas, enquanto a parte estratégica ficará a cargo das pessoas.

Como Dr. Kelley disse no Festival Britânico de Ciência em Bradford, “nós temos uma sociedade inteira que está sendo privada do sono”.

a worker senseless walking back home

Por isso, o especialista resolveu fazer uma experiência

A ideia dele foi mudar o horário de início das aulas de uma escola britânica das 8h30 para as 10h. E ele não ficou surpreso quando viu as notas melhorarem em torno de 19%.

Segundo o Dr. Paul Kelley, empresas que obrigam os trabalhadores a começar antes das 10h estão colocando uma grande pressão sobre os sistemas físicos e emocionais de seus funcionários.

Com isso, contribuem para problemas de saúde de longo prazo e maior número de dias de doença.

Para o pesquisador, a privação do sono é responsável pelo consumo diário de 3 xícaras de café por pessoa somente nos Estados Unidos.

Isso significa que os americanos gastam 40 bilhões de dólares por ano apenas para evitar pegar no sono e cair de cara no teclado.

Como Kelley diz, “Esta é uma questão internacional. Todo mundo está sofrendo sem necessidade”.

E você, concorda que os horários de trabalho deveriam mudar?

Compartilhe este post para incentivar a reflexão.

Fonte: theplaidzebra.com.

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.