Você já ficou com a orelha queimando? O motivo pode te deixar de boca aberta!

Saiba aqui o verdadeiro motivo da sua orelha ficar vermelha e queimando. Veja como as pessoas interpretam esse fenômeno e como a ciência explica.

Em algum momento em nossas vidas, nos questionamos o que significa quando a orelha fica quente ou vermelha. Em certas vezes, isso pode até ser um incômodo.

Para as pessoas supersticiosas, se a orelha esquerda estiver quente, isso significa que tem alguém falando mal de você. Ou se caso a orelha direita estiver vermelha e quente, é alguém falando bem de você.  

Há ainda pessoas que recomendam nesses casos, morder a alça da blusa, no lado da orelha que estiver vermelha ou queimando para “romper o efeito”.

Contudo, superstições não esclarece de fato o motivo desse fenômeno, por isso há explicação científica lógicos para a orelha queimando. Vamos conferir?

orelha-queimando-vermelha

Você já ficou com a orelha queimando? Esse é o real motivo!

Orelha quente e vermelha é superstição?

Com relação ao significado popular para quando a orelha estar queimando, algumas pessoas realmente acreditam em superstições mais sérias. Para a crença popular:

essa reação significa um “aviso do além” te dizendo que estão falando de você, isso pode de bem ou mal.

Há ainda aquelas pessoas que dizem que se for a orelha direita, pode ficar tranquilo, pois estão falando bem. Porém, se for a esquerda, já sabe, a coisa é séria e podem estar falando mal de você.

Além de toda essa superstição por causa de uma orelha queimando e vermelha, tem pessoas que sabem como “curar” os efeitos.

É simples, é só morder a alça da blusa ou a gola da camisa que o efeito passa na hora. De acordo com a crença popular, quando isso é feito, a pessoa que está falando de você morder a língua. 

10 alimentos crus que aumentam a imunidade e te deixam mais bonito

Orelha queimando e vermelha? A ciência explica isso para você

Pode ficar tranquilo, pois se sua orelha ficar vermelha, não significa que você está doente ou bem-falado por aí.

Isso acontece devido uma dilatação dos vasos sanguíneos na região da orelha, assim acarretando o aumento da quantidade de sangue que circulam sobre eles. 

Como o sangue é vermelho e quente, essas características ficam visíveis na pele fina de sua orelha comparando-se a outras regiões do corpo.

orelha-queimando-vermelha

Por isso, não se engane…

Pode acontecer em ambas, tanto na esquerda quanto na direita, independentemente de se alguém fala ou não de você. O desespero pode ficar de lado, tudo bem?

E para a explicação ficar mais técnica, esse processo se chama vasodilatação, e é estimulado de maneira diferente em cada pessoa, pois está ligado com o sistema nervoso.

Em vista disso, a vasodilatação ganha força em momentos de estresse, ansiedade ou pressão. Então, preste atenção no que você está sentindo quando identificar sua orelha vermelha e queimando.

No entanto, essa não é a única causa para a cor vermelha na orelha. Há outros motivos raros comprovados por pesquisadores, até mesmo relacionados a outras doenças.

10 exercícios para fazer com seu parceiro e quebrar o tédio da quarentena!

Outros motivos para causar queimação na orelha e vermelhidão

  • Estresse e nervosismo;
  • ingestão de remédios vasodilatadores;
  • Consumo de álcool;
  • Febre e enxaqueca.

Você pode gostar: o que significa ficar com o olho tremendo?

orelha-queimando-vermelha

Saiba qual síndrome faz sua orelha queima

Foi registrada pela primeira vez em 1994, pelo neurologista J.W Lance a chamada Síndrome da Orelha Vermelha (SOV).

Essa síndrome trata de uma doença onde uma ou ambas orelhas ficam vermelhas e causam a sensação de queimação e enxaqueca.

Pesquisadores do Canadá fizeram uma pesquisa e descobriram que essa síndrome é uma condição rara definida por vermelhidão e queimação na região da orelha, durando assim segundos ou horas.

Insira essa FRUTA em sua dieta e consiga fazer uma desintoxicação no seu corpo

Síndrome da Orelha Vermelha

Já tinha ouvido falar sobre? A Síndrome da Orelha Vermelha pode acontecer de forma espontânea ou de uma variação de estímulos, podendo ser os mais variados possíveis.

Isso pode acontecer em mudanças de temperaturas, toque, esforço excessivo ou até mesmo com algum tipo de movimento que você faça no pescoço.

Ainda de acordo com alguns especialistas de saúde, a doença pode até ocorrer sem ter uma causa básica. Então, preste bastante atenção no comportamento do seu corpo quando estiver com a orelha “pegando fogo”.

orelha-queimando-vermelha

Além do mais, é necessário o tratamento da Síndrome da Orelha Vermelha, ela é dada através da utilização de um betabloqueador, uma remédio usado para tratamento de problemas de pressão arterial elevada ou cardíacos.

Você pode também aliviar esse problema com compressa fria e repouso, não esquecendo também que uma dieta saudável ajuda muito na prevenção.

Todos os pais deveriam ANALISAR isso em suas CRIANÇAS

Veja outros possíveis causas de orelha vermelha e queimando

  • Herpes-zóster;
  • Candidíase;
  • Micose;
  • Alergias;
  • Infecções bacterianas
  • Consumo excessivo de álcool
  • Pancadas ou trauma na região
  • Dermatite seborreica
  • Queimaduras do sol

Isso é mais comum do que você pensa!

Deixe as crendices de lado e entenda uma coisa, o funcionamento do corpo garante que essas superstições não tenham fundamentos, pois esses fenômenos que acontecem na orelha faz parte do ser humano.

Caso contrário, você vai acabar se tornando uma pessoa maluca e com uma obsessão constante de que todo mundo está falando de você e o tempo todo. Não queria isso, ok? Deixe preocupações irrelevantes de lado!

30 razões para começar a praticar MINDFULNESS hoje!

orelha-queimando-vermelha

E temos a ciência nos mostrando isso, garantido que se isso acontecer do nada, é porque os vasos dentro da orelha estão naturalmente se dilatando.

Isso pode acontecer naturalmente ou em caso de puxões de tapas nas orelhas, gerando assim a reação de vermelhidão e queimação.

O interessante é que essas manifestações acontecem em várias partes do corpo, permitindo que o fluxo maior de sangue, gerando assim a aparência avermelhada.

Mas no caso das nossas orelhas, o processo é diferente, pois a dilatação é mais aparente na pele fina. E não se preocupe, isso é um processo perfeitamente normal.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.