Visitar as Praias do Dia D pode ser uma das maiores experiências que você provará na vida

Existe um lugar especial para a história da humanidade, mas que poucas pessoas conhecem... Entenda tudo sobre as Praias do Dia D, na Normandia...

Para embarcarmos na aventura de hoje, vamos precisar de uma breve aula de história para conseguir compreender a importância das Praias do dia D

Era uma manhã fria e cinzenta, no dia 6 de julho de 1944, quando a operação Overlord foi iniciada. Era ela quem daria início ao fim da Segunda Guerra Mundial, que castigava por anos a fio toda a Europa

Ao longo de uma linda faixa litorânea, que envolvia a Normandia, haviam mais de 6 mil veículos e 100 mil soldados. A maioria deles vindos dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra

Eles desembarcaram nas terras francesas com o principal objetivo de lutar em uma batalha que ficou mundialmente conhecida como Dia D.  

Esse era apenas o estopim de uma longa jornada, até que a união de forças entre as tropas derrotaria o exército nazista, libertando não apenas a França, mas todos os outros países que haviam sido invadidos na Europa. 

Visitar as Praias do Dia D pode ser uma das maiores experiências que você provará na vida (Imagens: Unsplash)

Visitar as Praias do Dia D pode ser uma das maiores experiências que você provará na vida (Imagens: Unsplash)

A importância histórica das Praias do Dia D 

Foi naquele litoral onde ocorreu a vitória das tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial. Esse evento ficou marcado na história e até hoje, a Normandia é reconhecida pelo evento. 

Entretanto, o cenário que se encontra hoje é bem mais tranquilo do que o período de sangrentos combates. Foi pensando nisso que montamos um guia completo para você conhecer melhor as Praias do Dia D e quem sabe planejar uma viagem até lá. 

Onde ficam as praias do Dia D?

Como citado anteriormente, as praias ficam na Normandia.

A região está localizada no noroeste da França e engloba 5% do país. O local ainda conta com inúmeras atrações turísticas e você pode optar por qualquer uma delas para complementar o seu roteiro. 

Se você tem planos para viajar até a Europa ainda este ano, fique sabendo que a capital francesa é o melhor ponto de partida para conferir as rotas que levam até as atrações da Normandia. 

Como chegar nas praias do Dia D? 

Levando em consideração que você vai desembarcar em Paris, as melhores opções são o Aeroporto Charles De Gaulle e o Aeroporto de Orly. 

Digamos que na Normandia não existem aeroportos bem estruturados e que comportem voos internacionais. Caso você queira economizar e ainda assim fazer o trajeto inteiro de avião, o mais indicado é seguir para o aeroporto da Bretanha. 

Qual a melhor época do ano para visitar as praias do Dia D? 

Os próprios cartões postais da cidade servem para nos alertar. O clima na Normandia não é tão estável quanto gostaríamos e os moradores locais e encontram um jeito de tornar isto divertido. Ao chegar no país você vai perceber que existem muitas bancas de souvenir. 

Em todas elas, é possível encontrar canecas, camisas, pôsteres e outros objetos com imagens divertidas que retratam o sonho dos moradores por tempos acalorados. Sendo assim, fica um pouco difícil escolher a melhor época do ano para visitar a Normandia. 

Digamos que a chuva seja algo comum…

Lá no noroeste da França e que os dias de sol merecem mesmo ser celebrados. Uma forma de escolher o melhor momento para viajar é conferindo as estações do ano na França. 

Existem muitas variações de temperatura na Normandia e a paisagem costuma mudar completamente de acordo com as estações. As horas de sol por dia também fazem toda a diferença durante a sua viagem. No verão, o sol se põe depois das 22 h. Já no inverno, por volta das 16 h.

Visitar as Praias do Dia D pode ser uma das maiores experiências que você provará na vida (Imagens: Unsplash)

Conheça as Praias do dia D 

Agora que você já está por dentro do clima e dos melhores caminhos para chegar até a Normandia, chegou a hora de descobrir quais são os aspectos especiais de suas praias. Afinal de contas, foi para falar sobre elas que viemos até aqui. 

Não esqueça de incluí-las na hora de montar o seu roteiro, mas já fique ciente que essas praias possuem um aspecto histórico relevante e não são as ideais para quem quer aproveitar o mar. Você precisaria ter muita coragem e isolamento térmico para suportar as temperaturas da região, principalmente no inverno. 

1 – Sword Beach 

Essa foi a principal praia onde as tropas francesas desembarcaram. Ela fica na área leste de desembarque e recebeu mais de 300 mil soldados britânicos em junho de 1944.

A localização da praia permitiu que as tropas desmantelassem mais da metade dos tanques enviados pelos inimigos. Não podemos esquecer de destacar que as perdas humanas também foram altas. 

2 – Gold Beach 

O desembarque das tropas nessa praia aconteceu muito bem. Os soldados vindos da França chegaram um pouco mais tarde na Gold Beach, quando comparado a ocupação nas demais praias.

Ainda que a maré não tenha ajudado muito e que as percas humanas tenham sido reais, as tropas puderam seguir com a operação e avançar para o continente sem ter muitas dificuldades. 

Visitar as Praias do Dia D pode ser uma das maiores experiências que você provará na vida (Imagens: Unsplash)

3 – Utah Beach 

É nesta praia onde estava localizado o controle do Porto de Cherbourg. O principal objetivo das tropas no Dia D era conseguir o controle dessa região. Ao chegar lá, as tropas precisaram se movimentar para retirar parte dos obstáculos que haviam sido fincados na areia. Hoje a região é considerada uma das mais bonitas da Normandia. 

4 – Omaha Beach 

Esta praia conta com 8 km de extensão. Na época do Dia D, as forças alemães estavam conscientes de que a região apresentava um certo risco militar. Para driblar este problema, criaram inúmeras instalações antidesembarque. 

Elas tinham como principal objetivo dificultar o avanço dos inimigos, colocando-os em uma posição vulnerável diante da artilharia.  A praia possui uma escultura de aço em homenagem aos soldados da Segunda Guerra Mundial.

5 – Juno Beach 

Essa foi a área mais bem forte fica durante o Dia D. Houveram poucos danos causados pelos bombardeios aéreos dos aliados, mas nada que tivesse comprometido a estrutura de proteção que havia sido criada.

Apesar do esforço, os alemães foram bem articulados e prepararam um desembarque mortífero para mais da metade das tropas canadenses. 

Visitar as Praias do Dia D pode ser uma das maiores experiências que você provará na vida (Imagens: Unsplash)

Se você chegou até aqui, também pode gostar de conferir esses artigos: 

Giovanna Souza
Escrito por

Giovanna Souza

Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!