Vincent van Gogh: a vida e obra de um dos maiores pintores do mundo

Com certeza você irá se emocionar com a história de vida de Vicent Van Gogh. Confira aqui uma excelente biografia do pintor e se emocione com a sua trajetória de vida pessoal e profissional.

Apesar de ser conhecido por suas obras incríveis, a biografia de Vincent Van Gogh é inspiradora e nos faz pensar muito sobre a vida.

Você realmente sabe quem foi Vincent Van Gogh? Sabia que ele era um pregador e ajudava pessoas antes de ser um grande pintor?

Com grandes trabalhos notáveis por sua beleza, cores e emoções, Van Gogh foi um pintor pós-impressionista cujos trabalhos influenciaram a arte do século XX.

Logo, contando histórias com seus trabalhos e pinturas marcantes, ele marcou a evolução da arte e da pintura com seus trabalhos sinceros e inspiradores.

Além disso, Van Gogh lutou contra uma doença mental, assim como permaneceu pobre e praticamente desconhecido ao longo de sua trajetória como pintor.

Onde Van Gogh nasceu?

Nascido em Groot-Zundert, Holanda, no dia 30 de março de 1853, Van Gogh já tinha uma infância simples e humilde que formou o seu caráter.

Filho de Anna Cornelia Carbentus e Theodorus van Gogh, um austero ministro rural, Van Gogh nasceu e passou a infância em uma casa amorosa inspiradora para ver seus talentos futuros.

Vincent van Gogh

Fotografia colorizada de Vincent van Gogh feita em Janeiro de 1886.

Na verdade, a sua mãe já era uma artista cujo amor pela natureza, aquarelas e desenhos passou para o seu filho, aguçando ainda mais o desejo de Van Gogh pela arte.

O grande pintor Van Gogh nasceu um ano depois que o primeiro filho dos pais nasceu, também chamado Vicente, infelizmente ele acabou nascendo morto.

Como foi a adolescência de Van Gogh?

Com 15 anos de idade, a família do pintor estava com grandes problemas financeiras, forçando ele a deixar a escola e trabalhar para ajudar.

Trabalhando na concessionária de arte do tio, uma empresa de negociantes de arte em Haia, Van Gogh começou a dar os primeiros passos na arte da pintura.

O que fez ele se destacar bastante na área foi sua fluente inglês, alemão e francês. Transferido para a Groupil Gallery, Londres, em 1873, Van Gogh ficou apaixonado pela cultura inglesa da época.

Em seus tempos livres, Van Gogh visitava várias galerias de artes, tornando-se assim um grande admirador dos escritos George Eliot e Charles Dickens.

É verdade que Van Gogh foi um pregador?

Apesar de um talento excepcional para arte, Van Gogh também trabalhou em diversas áreas profissionais e nem todos os fãs conhecem.

Na verdade, Van Gogh ensinou em uma escola metodista, pregando também para a congregação e auxiliando nas tarefas religiosas da igreja.

Vincent van Gogh

Van Gogh. Autorretrato, 1889| Óleo sobre a tela | 65 cm x 54 cm | Museu de Orsay (Paris).

Embora nascido e criado em uma família religiosa, teve uma época na vida de Van Gogh que ele considerava seriamente dedicar a sua vida à igreja.

Com muito esforço e estudo, ele tinha esperança de se tornar um ministro, se preparando até mesmo para prestar o vestibular na Escola de Teologia de Amsterdã.

Como Van Gogh encontrou consolo na arte?

Decidindo se mudar para Bruxelas e se tornar um grande artista no outono de 1880, Van Gogh deu os primeiros passos para se tornar um pintor.

Apesar de não ter nenhum treinamento formal em arte, um grande auxiliador e apoiador da nova carreira de Van Gogh foi o irmão Theo, oferecendo apoio financeiro.

O magnífico na história do pintor é que ele teve aulas por conta própria, estudando livros e artes de outros artistas para se inspirar e melhorar seus talentos.

Vincent van Gogh

Van Gogh. Amendoeira em Flor 1890 | Óleo sobre a tela | 74 cm x 92 cm | Museu Van Gogh.

Logo, mesmo passando por diversos desafios na vida, Van Gogh encontrou consolo e paz na pintura e até hoje inspira muita gente por suas obras de arte.

Está gostando de saber mais sobre a vida de Van Gogh? Então confira mais conteúdos no Awebic sobre o pintor:

O que aconteceu com a orelha de Van Gogh?

Em um ataque de fúria e depressão profunda, no dia 23 de dezembro de 1888 o pintor Van Gogh cortou parte de sua orelha.

São várias as teorias e histórias sobre o verdadeiro motivo do pintor ter cortado a própria orelha.

Na verdade…

Para entender de fato a verdadeira história de Van Gogh, é muito importante saber que em meio há muitos fracassos, o pintor passou por grandes problemas de saúde e complicações financeiras.

Van Gogh realmente se matou?

Em um dia Van Gogh saiu para pintar pela manhã carregando uma pistola municiada, dando um tiro no peito, em 27 de junho de 1890, a bala não o matou.

Na verdade, ele foi encontrado sangrando em seu quarto e o que levou ele a tentariva de suicídio foram perturbações com seu futuro, isso porque ele sofria de crises financeiras.

Vincent van Gogh

Van Gogh. Terraço do café na praça do fórum, 1888| Óleo sobre a tela | 81 cm x 65 cm.

A visita do seu irmão Théo, avisando ao pintor sobre a necessidade de ser mais rígido com dinheiro, a conversa com o irmão fez com que Van Gogh ficasse perturbado com o seu futuro.

O fato é que Van Gogh entendeu que o seu irmão Theo não estava mais interessado em vender suas obras de arte, levando assim ele à falência.

Levado para o hospital e seus médicos enviaram para o irmão, Théo chegou a encontrar Van Gogh sentado na cama e fumando um cachimbo.

Quantos anos tinha Van Gogh quando morreu?

Chegando em casa, no dia 29 de junho de 1890, Van Gogh morreu nos braços do irmão Theo, o pintor tinha apenas 37 anos de idade.

Após os acontecimentos do tiro no peito, Van Gogh e seu irmão passaram o dia seguinte conversando, então, ele pediu a seu irmão para ser levado para casa.

Acometido pela morte do irmão, Theo sofria de sífilis e estava debilitado com a morte do irmão, morrendo 6 meses depois em um asilo holandês.

Vincent van Gogh

Van Gogh. Os Girassóis, 1888| Óleo sobre a tela | 91 × 72 | Neue Pinakothek (Alemanha).

Apesar de muitas teorias e especulações sobre o verdadeiro motivo da morte de Van Gogh, é muito importante entender a situação em que ele vivia e as circunstâncias de sua carreira.

Você gostou de saber mais sobre a vida e carreira como pintor de Vincent Van Gogh? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações sobre um dos grandes pintores da humanidade.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.