Vida de Luiz Gonzaga consegue ser tão cheia de amor: leia sua emocionante biografia
Com certeza você irá se emocionar com a trajetória de vida desse grande cantor e compositor brasileiro. Confira aqui uma excelente biografia da vida de Luiz Gonzaga e enche o seu coração de inspiração e amor.
Dono da música Asa Branca, um verdadeiro hino nacional, um dos grandes símbolos do nordeste brasileiro, Luiz Gonzaga é até hoje reconhecido por seus trabalhos incríveis no mundo da música.
Compositor, cantor e sanfoneiro, Luiz Gonzaga recebeu até o título de rei do baião, responsável por diversos sucessos nordestinos em diversos gêneros musicais.
Com talento incrível para compor e cantar canções inesquecíveis, ele fez valorizar muito vários ritmos nordestinos, como xaxado, xote e baião.
Um grande símbolo da música nordestina, Luiz Gonzaga e falou muito amor e talento em toda sua trajetória de vida desde o menino pobre é um grande músico renomado.
Como foi a infância e adolescência de Luiz Gonzaga?
Filho de Ana Batista de Jesus e Januário José dos Santos, Luiz Gonzaga teve uma vida simples e com grande exemplo de música em casa, por seu pai era o mestre sanfoneiro de oito baixos.
Os pais de Luiz Gonzaga tiveram muitos filhos, onde desde menino o pequeno músico já trabalhava na enxada, mas preferia ficar olhando para a sanfona do pai.
Mesmo com dificuldades na pobreza do nordeste, Luiz Gonzaga aprendeu a tocar e animar festinhas da região, cantando lindas canções e tocando uma sanfona como ninguém.
O pequeno Luiz Gonzaga desde pequeno já era um trabalhador ajudando o pai na roça e na sanfona, ganhando seus primeiros trocados para ajudar a família.
Luiz Gonzaga e sua primeira sanfona
Aos 13 anos de idade, Luiz Gonzaga trabalhou muito para conquistar seu primeiro instrumento musical.
Com o dinheiro que juntou do seu trabalho honesto e suado e o empréstimo que pegou com coronel de sua cidade, Luiz Gonzaga comprou sua primeira sanfona.
Tendo um grande talento como músico, o primeiro dinheiro na área da música que ele ganhou foi tocando em um casamento.
Já era o destino mostrando ao pequeno Luiz Gonzaga porque ele faria no futuro, tocando em festas e emocionando muitas pessoas com lindas canções nordestinas.
Os primeiros passos de Luiz Gonzaga na carreira musical
Após deixar o exército em 1939, Luiz Gonzaga passou 9 anos dando notícia à família.
Enquanto esperava condições para voltar para sua casa, Pernambuco, o jovem Luiz Gonzaga ficou no batalhão de guardas do Rio de Janeiro quando aconselharam ele a tocar por dinheiro.
Com muitas dificuldades para trabalhar, ele começou a tocar em bares, ruas e até em portos para ganhar um trocado.
Com um talento imenso na sanfona e nas lindas canções regionais, o seu talento foi reconhecido e chamaram ele para tocar nos cabarés da Lapa do Rio de Janeiro.
Luiz Gonzaga e o programa de talentos
Em 1940 o jovem Luiz Gonzaga participou de um programa de calouros na rádio tocando suas composições e ganhando a nota 5 e o prêmio de primeiro lugar na categoria.
Ele se saiu tão bem nesse programa que foi convidado para gravar um disco, dando início assim a sua carreira profissional como cantor e compositor.
Um fato bastante interessante sobre esse cantor brasileiro é que com talento incrível ele gravou mais de 70 músicas, sendo muito longe delas grandes sucessos nas rádios.
De fato, o nordestino Luiz Gonzaga fez sucesso em todo o Brasil e fez muitas parcerias profissionais para divulgar ainda mais suas composições e músicas regionais.
Está gostando de saber mais sobre a vida de Luiz Gonzaga? Então confira aqui no Awebic mais biografias para te inspirar e motivar:
- A verdadeira biografia de Albert Einstein vai te deixar vidrado na história dele
- Vida de Ludwig van Beethoven inspira com um legado comovente de obras
- Vincent van Gogh: a vida e obra de um dos maiores pintores do mundo
- A vida de Carlos Drummond de Andrade, seus poemas e grandes obras
Como Luiz Gonzaga morreu?
Lutando por alguns anos contra o câncer de próstata no dia 2 de agosto de 1989, Luiz Gonzaga morreu de uma parada cardíaca.
Desde então, quando comemorado os 100 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, foi lançado um filme “De Pai Para Filho” onde narrava algumas questões familiares do cantor.
O artista recebeu várias homenagens em todo o país, deixando eterno o quanto esse cantor e compositor contribuiu para a história e desenvolvimento da música brasileira.
Até hoje suas músicas são tocadas, estudadas e até mesmo utilizadas como homenagens, só mostrando o quanto a cultura nordestina é forte.
Quais são os grandes sucessos de Luiz Gonzaga?
As canções de Luiz Gonzaga fazem sucesso até hoje, emocionando e cativando fãs por toda a região do Brasil.
Com composições sinceras e culturais, esse cantor brasileiro é um grande ícone.
Confira a seguir alguns dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga e conheça ainda mais o trabalho desse talentoso compositor e cantor brasileiro.
- Súplica Cearense;
- ABC do Sertão;
- Dezessete e Setecentos;
- Assum Preto;
- Numa Sala de Reboco;
- Pagode Russo;
- Zé Matuto;
- Xote das Meninas;
- Pau de Arara;
- No Meu pé de Serra;
- Último Pau de Arara;
- No Ceará Não Tem Disso Não;
- Paraíba;
- Asa Branca;
- Olha Pró Céu;
- Luar do Sertão;
- Respeita Januário;
- A Triste Partida;
- Danado de Bom;
- Baião de Dois;
- Riacho do Navio;
- O Fole Roncou;
- A Feira de Caruaru;
- Cintura Fina;
- Dança Mariquinha;
- Balance Eu.
Uma das melhores formas de prestigiar e homenagear um cantor e compositor é ouvir e compartilhar os trabalhos autorais do artista.
Apesar dessas grandes músicas de Luiz Gonzaga serem estudadas em teses e faculdades e até mesmo inspirações para formar outros artistas, o trabalho desse sanfoneiro é exemplar.
Com letras regionais e arranjos musicais inspiradores, de fato, a biografia de Luiz Gonzaga como homem e cantor é magnífico.
…
Você gostou de saber mais sobre a vida de Luiz Gonzaga e como ele era um cantor e compositor apaixonado pelo que fazia? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações sobre esse grande artista brasileiro.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.