5 vezes que a Bíblia deu as maiores lições de empatia da história
Quer aprender mais sobre o que Deus fala sobre empatia? Confira aqui as cinco vezes que a Bíblia deu as maiores lições de empatia da história.
Os ensinamentos da Palavra de Deus nos convidam a cultivar uma empatia profunda e transformadora em nossas vidas. Veja aqui cinco vezes que a Bíblia deu as maiores lições de empatia.
Nos versículos selecionados, encontramos cinco poderosas mensagens que nos convidam a olhar para o próximo com amor e solidariedade. Descubra mais as seguir!
5 vezes que a Bíblia deu as maiores lições de empatia
A Bíblia, além de ser uma fonte de inspiração espiritual, também é um compêndio de lições preciosas sobre como viver uma vida em sintonia com os outros, cultivando a empatia e a compaixão.
1 – “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.” (Colossenses 3:12)
Nessa lição de empatia, somos lembrados de que a empatia começa com a disposição interior de nos colocarmos no lugar do outro, de nos vestirmos com as qualidades que nos aproximam da compreensão e da ternura.
Aliás, em Colossenses 3:12, somos exortados a nos revestir de entranhas de misericórdia, benignidade, humildade, mansidão e longanimidade.
Com certeza essas vezes que a Bíblia deu as maiores lições de empatia e essas frases sobre empatia irão te mostrar o poder do amor de Deus em nossas vidas.
2 – “Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” (Hebreus 2:18)
Você precisa entender que essa passagem nos convida a estender a mão ao próximo não apenas com compaixão, mas também com a sabedoria de quem compreende a natureza das aflições humanas.
Com isso, Hebreus 2:18 nos lembra que Jesus, ao experimentar as tentações e sofrimentos da vida humana, está capacitado para socorrer aqueles que enfrentam desafios semelhantes.
3 – “Compadecer-se-á do pobre e do aflito e salvará a alma dos necessitados.” (Salmos 72:13)
O Salmo 72:13 ressalta a importância de nos compadecermos dos pobres e aflitos, oferecendo-lhes não apenas ajuda material, mas também cuidado espiritual.
Nesse versículo, vemos a empatia sendo traduzida em ações concretas, na busca por aliviar o sofrimento e restaurar a dignidade daqueles que mais necessitam.
4 – “Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm que comer.” (Marcos 8:2)
Esse relato nos ensina que a empatia não é apenas uma questão de sentir compaixão, mas também de agir para suprir as carências daqueles que estão ao nosso redor.
Na verdade, em Marcos 8:2, Jesus expressa sua compaixão pela multidão que o seguia, reconhecendo suas necessidades físicas e emocionais.
Além das vezes que a Bíblia deu as maiores lições de empatia, busque mais com esses versículos para fortalecer sua empatia e auxiliar o próximo e tenha um coração cheio de amor.
5 – “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32)
Finalmente, em Efésios 4:32, somos chamados a sermos benignos, misericordiosos e perdoadores, assim como Deus nos perdoou em Cristo.
A verdade é que essa passagem nos lembra que a empatia também envolve a disposição para perdoar, reconhecendo a humanidade compartilhada que nos une uns aos outros.
Assim como as atitudes que te fazem ter empatia, busque inspiração nas vezes que a Bíblia deu as maiores lições de empatia.
Versículos que são lições de empatia na Bíblia
A empatia de ser aplicada em nossas vidas todos os dias e a Palavra de Deus é cheia de versículos para nos inspirar todos os dias. Confira a seguir ótimos versículos que são lições de empatia na Bíblia.
E, abrindo-a, viu o menino, e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele e disse: Dos meninos dos hebreus é este. (Êxodo 2:6)
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. (Mateus 5:7)
Porque assim diz o SENHOR: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o SENHOR, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia. (Jeremias 16:5)
Então, disse Saul: Benditos sejais vós do SENHOR, porque vos compadecestes de mim. (1 Samuel 23:21)
E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais? (Jonas 4:11)
E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. (Hebreus 5:2)
E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não têm pastor. (Mateus 9:36)
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Hebreus 4:15)
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. (1 Pedro 3:8)
O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recriou e não se envergonhou das minhas cadeias. (2 Timóteo 1:16)
Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. (Mateus 18:27)
…
Você gostou de saber mais sobre as cinco vezes que a Bíblia deu as maiores lições de empatia da história? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas lindas palavras de amor e reflexão.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.