Primeiro hospital veterinário público é inaugurado no Distrito Federal
Apesar de o Estado criar leis que garantem o bem-estar dos animais, o mesmo não tem a obrigação, por lei, de construir hospitais veterinários públicos. Mas em Taguatinga, Distrito Federal, foi inaugurado o Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (HVEP). Confira:
Apesar de o Estado criar leis que garantam o bem-estar do animal e ter por obrigação o zelo para que a convivência entre seres-humanos e animais seja harmoniosa, o mesmo não tem obrigação, por lei, de construir hospitais veterinários públicos.
Em Taguatinga foi inaugurado semana passada (05/04), em um prédio de 540 metros quadrados, o primeiro Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (HVEP).
No local, serão oferecidos serviços gratuitos de consultas, cirurgias, medicações, exames laboratoriais e de imagens, internação e outros tratamentos para cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda ou inscritas em programas sociais do Governo do Distrito Federal.
A população aguardava ansiosa esse hospital desde que o projeto foi lançado, há cinco anos.
O atendimento será por senhas que serão distribuídas entre 6h e 10h aos proprietários dos animaizinhos que chegarem ao local, portando documento de identidade e comprovante de residência, para o cadastramento.
O hospital foi construído pelo Ibram com recursos de compensação ambiental.
O projeto segue uma estratégia de enfrentamento de problemas contemporâneos de saúde pública, criados pela convergência humana, animal e ambiental, conceito atualmente conhecido como “saúde única”, conforme explica o presidente do Ibram, Aldo Fernandes.
O investimento previsto para este primeiro ano de atividade do HVEP é de R$ 1 milhão, mas a Anclivepa vai poder captar recursos de outras fontes, desde que o objetivo seja aprimorar ou ampliar o atendimento aos animais.
A previsão é de investimentos totais pelo governo de até R$ 12 milhões nos próximos cinco anos, com os quais o Ibram pretende atender pelo menos 400 mil animais no período.
Há uma estimativa de que nós tenhamos em torno de 700 mil pets em todo o DF: cães e gatos. Agora, eles terão um hospital para serem tratados. Isso também é muito importante para o controle da zoonoses na capital. Uma grande conquista”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), durante a inauguração da unidade.
Além do atendimento cirúrgico e clínico, os profissionais vão orientar a população sobre boas práticas, normas e higiene, de modo a contribuir para a promoção da guarda responsável dos animais.
—
Você gostaria de ter um hospital veterinário público em sua cidade? Comente!
Fonte: metropoles.com
Compartilhe esta história com seus amigos que também amam os animais!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.