Vencedor do Nobel de Física enaltece o nosso forró!
Em entrevista, vencedor do Nobel de Física desse ano, Giorgio Parisi, enaltece forró e fala sobre amor por cultura brasileira.
Giorgio Parisi, de 73 anos, é o físico italiano que recebeu o prêmio Nobel de Física esse ano junto com dois cientistas, o japonês Syukuro Manabe, de 90 anos, e o alemão Klaus Hasselmann, de 89, que são especializados em clima.
Em uma conversa cheia de simpatia com o pessoal da BBC Brasil, Giorgio chegou a contar que é um típico professor tradicional que guarda muitas curiosidades sobre as diferentes culturas do mundo.
E entre as conversas calorosas sobre a sua premiação, o professor chegou a confessar que é um amante da música e que por ser um dançarino de forró, tem uma paixão única pelo ritmo mais adorado do nosso país, que é o forró nordestino.
“Por um certo período, até 2004 ou 2005, a última coisa que me interessava no mundo era a dança. Mas me aproximei de forma casual, numa academia que frequentava, a partir das danças gregas. É difícil dizer isso, mas sei dançar de forma decente uma série de bailes gregos, danças populares. A Grécia é riquíssima, é um país com centenas de danças diversas”, contou ele.
Depois de procurar saber mais sobre o forró universitário por acaso, acabou tendo uma grande surpresa e simpatia ao saber que era um estilo cheio de criatividade, coisa que jamais imaginou que seria pelo nome.
Para ele, a dança é um momento em que as pessoas conseguem se socializar em um momento muito agradável. Durante as aulas, essa acaba sendo uma das preciosidades que possuem nesses momentos.
O charme que todo brasileiro tem
Ao falar sobre os interesses pelo ritmo brasileiríssimo, seus gostos por nossos escritores, como citou o adorado Guimarães Rosa, Giorgio aqueceu ainda mais nossos corações confessando que é um dos fãs do nosso Rei do Baião.
Ele disse o seguinte em entrevista: “Conheço a diferença entre o forró pé de serra e o forró universitário. A isca, quando conheci o estilo, era o forró universitário, mas logo depois passamos a dançar o pé de serra, que é bem diferente. Sei que o chamado forró eletrônico está na moda, mas ele não faz sucesso na Itália. Conheço algo da música e da cultura brasileiras. Gosto mais do estilo tradicional, como as canções de Luiz Gonzaga.”
Para ele, o Brasil é um país que muito lhe estima e que pretende fazer visitas para conhecer ainda mais de perto nossa cultura. Nos enche mesmo de orgulho, não é mesmo? Com certeza lhe fará amar ainda mais o forró!
Fonte: BBC
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.