China está construindo uma nova muralha, e você não vai acreditar qual o material utilizado.
A China decidiu criar uma muralha para deter um deserto.
O deserto de Gobi, que fica no norte da China / Mongólia Meridional tem cerca de 1,3 milhão de km², isso porque ele não para de crescer.
Devido a desertificação, cerca de 3.600 km² de terra arável, ou seja, que poderia ser usada para plantação entre outras coisas, tem se tornado deserto. A cada ano isso vai crescendo mais.
Mas a China está tomando providências contra isso, e da melhor forma: com árvores
Segundo a BBC, a China tem construído o que chamam, informalmente, de a “Grande Muralha Verde”, uma referência nada sutil a Grande Muralha da China, ponto turístico do país.
Esse projeto de reflorestamento começou em 1978, e não pretende acabar tão cedo. O objetivo dela é transformar as áreas áridas em locais para habitação, e até mesmo, agricultura.
O plano dessa Grande Muralha tem como plano a criação de 4,480 km de árvores nas fronteiras de Gobi
O governo lançou um plano com duas vertentes: uma é usar a semeadura aérea para cobrir grandes extensões e pagar para que agriculturores plantem árvores e arbustos em áreas que necessitem de mais atenção.
Um sistema de supervisão de 1,2 bilhões também foi investido para supervisão e mapeamento terrestre.
Uma agência de notícias chinesa relatou em 2007 que “mais de 20% das terras afetadas pela desertificação foram aproveitadas e a erosão do solo está sobre controle em 40% do solo que sofria com o problema”.
Mas em 2014 o Economist observou que muitas das árvores estavam murchando com as condições secas e quentes.
Finalmente, em 2011 a BBC noticiou que o processo de arborização está acontecendo – mas que levará cerca de 300 anos para recuperar as terras já tomadas pelo deserto de Gobi.
Mesmo com todas as notícias e críticas, a China deve empurrar essa idéia, e levando em consideração o seu calendário inicial eles tem mais 35 anos para descobrir o que vai acontecer com a “Grande Muralha Verde”.
Fonte: upworthy.com.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.