Esse lugar na Serra Gaúcha é o destino mais romântico para uma viagem de fim de ano

A Serra Gaúcha está cheia de destinos especiais, mas é pouco provável que algum deles seja tão bacana quando o Vale dos Vinhedos.

A Serra gaúcha é um destino encantador e muito romântico. Os casais apaixonados podem apostar em muitas partes da Serra, mas tenho certeza que nenhuma delas se iguala ao Vale dos Vinhedos.

Quer descobrir porque este lugar é tão especial? Eu tenho certeza que você e o seu amor vão querer viver bons momentos por lá! 

Vale dos Vinhedos, um destino mega romântico

O melhor momento para visitar o Vale dos Vinhedos é no mês de dezembro. Aproveite o tempo livre no fim de ano e já comece a programar sua viagem romântica. Daqui até lá, você vai conseguir resolver com calma as burocracias da viagem. 

Mas agora não é hora de pensar nisso. É hora de desbravar as maravilhas desta região tão conhecida da Serra gaúcha. Apesar de competir com Gramado e Canela, cidades muito requisitadas do Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos se destaca por ser patrimônio histórico e cultural do estado. 

Esse lugar na Serra Gaúcha é o destino mais romântico para uma viagem de fim de ano (Imagens: Unsplash)

Esse lugar na Serra Gaúcha é o destino mais romântico para uma viagem de fim de ano (Imagens: Unsplash)

O Vale conta com cultura, tradição história e gastronomia

A experiência no Vale dos Vinhedos remete as tradições familiares comuns na Serra gaúcha. Uma mesa bem posta, cheia de comidas saborosas e bem acompanhadas dos melhores vinhos. É assim que os turistas conferem as referências gastronômicas da cozinha italiana colonial. 

Esses segredos culinários perpetuaram ao longo das gerações, ganhando um toque contemporâneo que pode ser apreciado nos diversos bistrôs do Vale dos Vinhedos. O melhor dessa experiência é poder consumir vinhos de primeira qualidade, produzidos por Produtores que atuam na região. 

Mas isso não é a única coisa que é produzida lá

Os visitantes não perdem por esperar pela variedades de queijos, geleias, doces, chocolates, embutidos e muito mais.

Além da gastronomia, esse cantinho especial na Serra gaúcha, se destaca pela agro indústria, que também é um forte influente na economia local. 

Condições geográficas nessa região da Serra gaúcha 

O Vale dos Vinhedos foi reconhecido como a primeira região do país a ter indicação geográfica. Isso significa que o local possui características muito peculiares de solo, clima e topografia. Quando esses fatores estão atrelados ao modo de vida local, se traduzem pela singularidade dos vinhos reproduzidos. 

Para os casais apaixonados, é possível esperar um clima agradável, bons vinhos e muito papo. O Vale dos Vinhedos proporciona o ambiente ideal para criar uma atmosfera intimista entre você e o seu amor.

Esse lugar na Serra Gaúcha é o destino mais romântico para uma viagem de fim de ano (Imagens: Unsplash)

Melhores lugares para se hospedar quando estiver no Vale dos Vinhedos 

Apesar de restritas, as opções de hospedagem no Vale dos Vinhedos ultrapassa a linha do óbvio. Isso, é sem dúvidas, o que ajuda a criar um clima romântico na Serra gaúcha.

As acomodações temáticas sim integram a natureza e você pode escolher desde chalés, até pousadas em forma de castelo ou uma vinícola hotel com  spa integrado. Ficou curioso para conhecer? Confira a lista a seguir 

  • Spa do Vinho Hotel e Condomínio Vitivinícola  
  • Vigneto Octávio  
  • Pousada Castelo Benvenutti 
  • Hotel Villa Michelon  
  • Pousada Florenza e Vanius Turismo 
  • Pousada Borghetto Sant’Anna 
  • Farina Park Hotel 
  • Pousada Ca’di Valle 

Pontos turísticos que não podem faltar

Esse lugar na Serra Gaúcha é o destino mais romântico para uma viagem de fim de ano (Imagens: Unsplash)

  • Artesanato do vale 

Aqui você vai conhecer o trabalho dos artesãos locais. Não esqueça de levar algumas lembrancinhas para casa. 

  • Ponto de cultura Vale dos Vinhedos 

Esse é o principal ponto turístico público do Vale dos Vinhedos. Para a pena conferir a história sobre a origem da população e das atividades econômicas locais. 

  • Destilaria Union 

Quem aprecia as bebidas pode ter um encontro super especial na Destilaria Union. 

  • Queijaria Valbrenta  

Os apreciadores de um bom queijo vão gostar de conhecer esta queijaria. Além de degustar, é possível entender como funciona o processo de produção. 

  • Chamon Garbin Vinhos Clássicos  

Aqui vocês podem encontrar rótulos considerados raros ou especiais. 

  • Gasper Adventure Vale dos Vinhedos 

Os turistas mais aventureiros podem escolher alguma opção de esporte radical oferecido pela Gasper Adventure. Quadriciclo, escalada, trilhas e muito mais. 

  • La Vigna Especialidades Regionais 

Nesse estabelecimento você vai poder conhecer os melhores e mais consagrados rótulos dos produtores locais. Se deseja presentear alguém com algumas garrafas, vale a pena apresentar o trabalho desenvolvido no próprio Vale dos Vinhedos

  • Boticário Merlot 

O Boticário Merlot é uma farmácia diferenciada, que busca oferecer conforto para todos os visitantes do Vale dos Vinhedos. Através da venda de produtos de perfumaria medicamentos, o espaço transmite um pouco da vibe daquela região. 

Esse lugar na Serra Gaúcha é o destino mais romântico para uma viagem de fim de ano (Imagens: Unsplash)

Um pouco sobre a história do Vale dos Vinhedos 

O ano era 1875, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram até a região onde hoje se encontra o Vale dos Vinhedos. Logo se instalaram em barracões e barracas, na parte atualmente conhecida como cidade alta. A produção não demorou a começar, tendo em vista que a Colônia Dona Isabel foi uma das primeiras a serem organizadas. 

A religiosidade também era algo muito presente entre os imigrantes italianos.

A partir da construção da Igreja Matriz Cristo Rei, esse aspecto ficou marcado na vida dos habitantes do Vale dos Vinhedos. É possível curtir essa energia até hoje, já que a região conta com diversas capelas, que remetem ao período histórico e que foram construídas. 

O Vale dos Vinhedos possui uma rota principal

Que preserva muitas características, capazes de demonstrar a religiosidade latente na vida daquelas pessoas que colonizaram a área.

Esse é um dos melhores roteiros para curtir em casal. Além de ampliarem o repertório cultural, vocês podem registrar cada detalhe e regar o passeio a bons vinhos. 

O Vale dos Vinhedos também é uma referência sobre sustentabilidade

Esse lugar na Serra Gaúcha é o destino mais romântico para uma viagem de fim de ano (Imagens: Unsplash)

Além de apreciar as maravilhas desta região, vocês sairão de lá com uma verdadeira lição sobre sustentabilidade. As medidas tomadas na área ajudam a promover o desenvolvimento em comunhão com a natureza. 

Essa iniciativa mostra que o local não está disposto apenas para a exploração. Ele realmente está associado ao poder de transformação da sustentabilidade, garantindo a preservação da natureza.

Quem vai até lá pode aprender um pouco sobre isso através do enoturismo, que integra a comunidade aos associados que utilizam a Terra para produzir. 

Já deu para perceber porque o Vale dos Vinhedos é um lugar tão especial, não é? Já pode começar o planejamento da viagem para o fim. Você e o seu amor terão momentos inesquecíveis e muito marcantes. 

Giovanna Souza
Escrito por

Giovanna Souza

Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!