Três brasileiros estão na lista dos 200 melhores cantores da História; algum palpite de quem são?
A revista Rolling Stone divulgou uma lista com os 200 melhors cantores da histórica, dos mais variados estilos, países e épocas. O legal é ver o nome de três brasileiros ali: João Gilberto, Caetano Veloso e Gal Costa.
O Brasil é conhecido no exterior por muitas coisas. Futebol, praias, Carnaval, gastronomia e, claro, música de qualidade. Por isso mesmo, não é de se espantar que três brasileiros estejam na lista de 200 melhores cantores da História, feita pela revista Rolling Stone.
Estamos falando de João Gilberto (81º lugar), Gal Costa (90º) e Caetano Veloso (80º). Desses três, apenas o último está vivo – no entanto, todos seguem imortalizados em sua música. Possuem muitos fãs aqui no Brasil e até no exterior, dando uma enorme contribuição para uma das artes mais amadas pelas pessoas.
Sobre João Gilberto, grande nome da bossa nova, a revista escreveu que “esse estilo — sua poesia e calor — combinava perfeitamente com as narrativas da bossa sobre a contemplação da vida na praia de Copacabana”.
Se você não conhece o trabalho do cantor e compositor, que tal mudar isso agora mesmo? O YouTube tem uma playlist com 50 sucessos de João Gilberto, incluindo Chega de Saudade, Coisa Mais Linda, Desafinado, entre outras. Clique aqui para ouvir.
Na hora de falar sobre Gal Costa, que nos deixou há poucos meses, aos 77 anos, a Rolling Stone escreveu que “como uma luminosa rainha, a diva baiana transformava em ouro tudo o que tocava: tropicália de olhos arregalados (‘Baby’, clássico do final dos anos 1960), samba-rock sexy (‘Flor de Maracujá’), frevo carnavalesco exuberante (‘Festa Do Interior’) e bossa funkificada (sua leitura de 1979 do padrão ‘Estrada do Sol’ é tão exuberante e mística que beira o surreal)”.
Legal o fato também de uma mulher do nosso país figurar na lista! A gente sabe que, historicamente, as mulheres foram impedidas de ocupar o mesmo espaço dos homens e só depois de muito tempo puderam alcançar os seus direitos. Logo, ver uma grande artista como a Gal Costa entre as melhores é uma honra o país.
Bob Dylan do Brasil
Por fim, a revista colocou Caetano Veloso em 108ª, definindo-o como o Bob Dylan do Brasil. “Veloso é um artista mestre, sua rebarba aveludada e inteligência palpável dando um impulso mesmo – especialmente – quando ele está deitado e murmurando. Mas ele também é encantador quando acelera o ritmo e lança gritos e trinados emocionantes – e ele transmite tudo em inglês e também em português”, escreveu a publicação.
Parabéns aos nossos artistas e que a gente tenha cada vez mais nomes indo longe e levando o nome do Brasil para o topo do cenário musical.
E quem você acha que ficou em primeiro lugar na lista da Rolling Stone? Algum palpite? Elvis, John Lennon, Michael Jackson? Que nada! O primeiríssimo lugar ficou com uma mulher: a norte-americana Aretha Franklin, cuja voz é descrita pela publicação como “uma força da natureza, o trabalho de um gênio”.
A lista completa dos 200 melhores cantores está disponível aqui.
Fonte: CNN
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.