Trecho da Bíblia mostra como irmãos precisam se amar muito
Amar os nossos irmãos é bíblico e você precisa aprender sobre isso. Confira aqui um poderoso trecho da Bíblia que mostra como irmãos precisam se amar.
Sabia que existe um trecho da Bíblia mandando você amar seus irmãos? Nossos irmãos são, frequentemente, os primeiros amigos e confidentes que temos contato na infância.
Crescer lado a lado com amados irmãos cria uma conexão única, moldando nossas vidas de formas que muitas vezes não percebemos.
Logo, essa ligação é um dos pilares mais sólidos de nossa existência, oferecendo suporte emocional, apoio incondicional e um senso inabalável de pertencimento.
Foi pensando nisso que selecionamos um trecho impactante da Bíblia para mostrar o quanto amar nossos irmãos é valioso em nossas vidas.
1 João 2:9-24: uma mensagem para amar nossos irmãos
A Palavra de Deus é clara em alguns mandamentos e ensinamentos para tornar nossas vidas ainda mais cheias de amor e carinho.
Veja a seguir um trecho impactante da Bíblia que fala sobre como devemos amar e respeitar nossos irmãos.
“Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.
Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo, filhos, porque conhecestes o Pai.
Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas.
Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.”
O amor de irmão não conhece limites
Você ama profundamente o seu irmão? A verdade é que esse amor transcende todas as diferenças, desentendimentos e distâncias físicas.
Logo, quando esforçamos para amar nossos irmãos, estamos escolhendo:
- Nutrir um relacionamento com o poder de atravessar gerações;
- Inspirar outros a fazerem o mesmo.
Além disso, o amor pelos nossos irmãos ensina lições essenciais sobre diversas áreas da vida e você pode ser uma pessoa melhor, como, por exemplo:
- Paciência;
- Compreensão;
- Empatia.
À medida que crescemos com nossos amados irmãos, somos testemunhas de suas alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, não é mesmo?
Amar os irmãos não é uma obrigação
A importância de amar os irmãos também se conecta à construção de uma base sólida para as futuras gerações. Sabia disso?
Na verdade, quando demonstramos amor e respeito pelos irmãos, estamos modelando um exemplo positivo para os mais jovens na família.
Confira a seguir o que diz a Bíblia:
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. (1 João 4:10-12)
Além disso, essa atitude ecoa, criando uma cultura de afeto e união que transcende as barreiras do tempo.
No entanto, é vital lembrar que o amor de irmão não é um fardo, mas um privilégio – devemos cultivá-lo, nutri-lo e valorizá-lo.
Você é um bom irmão para sua família?
Qual foi a última vez que você teve um momento de qualidade com seu irmão? Será que você é um bom irmão para sua família?
Em um mundo que muitas vezes empurra para longe uns dos outros, o amor pelos nossos irmãos recorda da importância de manter laços familiares. Concorda?
Veja o que diz a Palavra de Deus:
Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (1 João 4:7)
Esses laços e conexões podem ser um porto seguro em tempos de tempestade, uma fonte constante de alegria e conforto – família é refúgio.
Portanto, abraçar a responsabilidade de amar os irmãos é uma dádiva que enriquece nossas vidas de maneiras não expressas.
…
Você gostou de saber mais sobre o que a Bíblia fala sobre amar nossos irmãos? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares essas poderosas palavras de reflexão.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.