Torcedores argentinos vão de bicicleta da África do Sul ao Catar para ver a Copa do Mundo

Futebol, ciclismo, paixão e aventura. Um grupo de torcedores argentinos leva essas quatro coisas a sério e foi de bicicleta da África do Sul ao Catar para torcer pela seleção do seu país na Copa. Conheça o "Todo a Pedal"!

Falta pouco para o início da Copa do Mundo e a gente já começa a conhecer muitas histórias bacanas envolvendo o torneio mais amado que existe. Uma das mais marcantes tem a ver com os nossos “hermanos” da Argentina. É que um grupo de quatro ciclistas decidiu ir de bicicleta da África do Sul até o Catar para torcer pela seleção do seu país!

Apaixonados por futebol e ciclismo, os argentinos Leandro Blanco, Matías Villarroel, Silvio Gatti e Lucas Ledezma começaram sua travessia em 15 de maio e, durante 177 dias, percorreram o continente africano e o Oriente Médio até chegarem ao Catar no dia 08 de novembro. A distância total foi de aproximadamente 10 mil quilômetros.

Haja força nos pés para pedalar 10 mil quilômetros (imagem: Todo a Pedal/Sopitas)

“O que nos motivou foi o nosso sonho. O desejo de fazer toda essa rota de bicicleta é para que a Argentina saia campeã do mundo, que Lio [Messi] levante a taça no dia 18 de dezembro. A emoção que sentimos aqui é imensa. Passamos seis meses pedalando para chegar a Doha”, disse Leandro, segundo o site Vanguardia. O grupo de ciclistas é conhecido pelo nome “Todo a Pedal”, que, em português, poderia ser traduzido como “Tudo Pedalando”.

Além da aventura e da paixão pelo esporte, o projeto também tem um cunho ambiental. A ideia dos argentinos é plantar uma árvore em Córdoba, Argentina, para cada quilômetro atravessado. Vários vídeos e fotos da jornada foram compartilhados na página do grupo no Instagram e no perfil do Twitter, mostrando acontecimentos que vão de dormir à beira de uma estrada até o encontro com pessoas que cruzavam seu caminho e os ajudavam com comida e hospedagem.

Uma pausa rápida na viagem para tirar uma foto do elefante (imagem: Todo a Pedal)

Eles percorreram 15 países durante essa viagem épica e passaram por alguns perrengues, como um episódio que aconteceu no Egito. “Havia lugares que nos paravam e nos diziam que não poderíamos andar de bicicleta, não nos explicavam o porquê e um patrulheiro nos escoltava para outro lugar”, afirmou Blanco ao La Nación.

A parte burocrática também foi um empecilho, já que, em alguns lugares, os documentos que permitiriam a entrada e saída dos viajantes no país demoravam para ficar prontos. Na Arábia Saudita, chegou a levar alguns dias, o que obrigou o grupo a acelerar a pedalada para chegar a tempo ao Catar.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por TODO A PEDAL (@todoapedal)

Documentário

No entanto, valeu a pena e esses torcedores apaixonados viveram coisas incríveis, conheceram países de um jeito que quase ninguém conhece e terão muitas histórias para contar aos seus filhos, netos e amigos.

Eles pretendem transformar toda essa experiência em um documentário no qual, sonham os ciclistas, apareça também o Messi. “Sonhamos em dar um abraço no Messi para agradecê-lo por tudo e contar essa loucura”, disse Leandro.

Bom, depois dessa, não dá para não desejar boa sorte à seleção argentina. Que toda a energia e a paixão de torcedores como os do grupo Todo a Pedal se reflitam em vitórias dentro do campo!

Fontes: Vanguardia e La Nación

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.