Essas são as diferentes formas que um DALTÔNICO pode enxergar as cores

Cerca de 0,5% das mulheres e 8% dos homens são afetados por algum tipo de daltonismo. Veja como é viver com essa condição.

Existem milhares de pessoas que não sabem que são daltônicas. Será que você consegue diferenciar todas as cores que aparecem neste post?

De acordo com os dados de uma pesquisa, muitos de nós sofrem de algum tipo de deficiência visual que afeta a percepção das cores.

Cerca de 0,5% das mulheres e 8% dos homens são afetados por essa condição. Acontece que, para nossa surpresa, o Daltonismo não consiste em apenas “não enxergar cores“.

Existem vários tipos da doença cujos portadores podem apenas perceber as cores com menos intensidade ou detectar tonalidades quentes ou frias, tornando sua visão de mundo muito interessante e curiosa.

Para entender melhor, veja estas imagens:

Visão normal: são 12 cores diferentes, você consegue ver todas?

A Deuteranomalia é a forma mais comum de Daltonismo. Cerca de 4,63% dos homens sofrem dela e em muitos casos nem sequer percebem.

É possível observar na foto que, para essas pessoas, as cores perdem parte do seu brilho, especialmente o verde e o vermelho.

A Protanopia é uma forma menos conhecida de Daltonismo – apenas cerca de 1% dos homens a têm.

Todas as tonalidades de verde e vermelho aparecem um pouco desbotadas, enquanto tons de azul e amarelo permanecem praticamente inalterados.

Já a Tritanopia é uma forma muito rara da doença que afeta homens e mulheres em um grau igualmente pequeno.

Aqueles que a experimentam veem o mundo em tons de rosa e esverdeados.

Surpreendentemente, o Daltonismo total é extremamente raro: apenas 0,00003% da população mundial sofre dele.

Como os daltônicos veem as coisas no seu dia a dia, enfim?

Estas imagens vão nos ajudar a perceber o mundo do daltonismo:

Você também se surpreendeu com essa percepção alterada de cores do mundo daltônico? Esse exercício até te torna mais sensível quanto aos que estão enquadrados nas condições que citamos.

Ou será que descobriu algum grau de Daltonismo? (Acredito que eu passei no teste, e você?). Compartilhe com seus amigos curiosos e descubra mais sobre eles! 

Fonte: brightside.me

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.