Os 10 melhores thrillers dos anos 90

5. Cães de Aluguel (1992)

cães de aluguel
Foto: Divulgação.

O sonho de todo aspirante a cineasta – um filme abruptamente financiado que gera um império de uma só vez. Aqui, Quentin Tarantino junta firmemente seus personagens, o que lhe permite exibir seu diálogo exclusivo.

É a característica mais marcante de toda a sua filmografia, que de certa forma é uma série de filmes de fãs.

Cães de Aluguel está repleto de estilo contagiante, empunhando um elenco surpreendente para um filme independente e uma trilha sonora viciante. Quentin está tão sintonizado com a cultura pop e os fãs de filmes de gênero, que este filme se apresenta como um álbum de maiores sucessos.

Estabelece todos os seus maiores pontos fortes e hábitos de uma só vez.

4. Fogo Contra Fogo (1995)

Fogo contra fogo
Foto: Divulgação.

Robert De Niro e Al Pacino compartilham a tela em uma elaborada obra de Michael Mann com assaltos, ação e romance. É o melhor jogo de polícia e ladrão, onde ambos são igualmente problemáticos e astutos.

O filme adiciona uma sofisticação surpreendente ao gênero, com um drama angustiante e convincente que reexamina o tabuleiro de xadrez do crime.

A história se concentra predominantemente na vida pessoal dos ladrões, no que diz respeito às motivações, ética e códigos únicos. Além de uma extensa cena de sexo com Pacino, o tempo de cena nunca parece supérfluo. E a direção é íntima, com um tom azul e um realismo emocionante.

3. Os Bons Companheiros (1990)

os bons companheiros
Foto: Divulgação.

Martin Scorsese continua sustentando seu concurso baseado em quadrinhos, mas não há como negar que o homem pode dirigir um filme de crime. Esta é uma das histórias de crime mais brutais, sombriamente cômicas e emocionantes do cinema. Dado o próprio histórico de Scorsese, isso diz muito.

É absolutamente um thriller, no sentido de que todo personagem está em perigo iminente o tempo todo. Principalmente um do outro, dado que a lei dificilmente é temida no submundo dos mafiosos.

É um estilo de vida tão estranho e perigoso, que aprender suas peculiaridades é tão fascinante quanto os próprios personagens. Reforçado por um elenco extraordinário, este filme desafia todos os preconceitos dos meios de subsistência dos gangsters e faz com que a duração épica do filme pareça uma corrida de 100m.

2. Fargo (1996)

fargo
Foto: Divulgação.

Este é possivelmente o filme mais estabelecido dos irmãos Coen, que certamente combina todas as suas marcas registradas em um só lugar. A capacidade dos Coens de subverter as expectativas é praticamente incomparável. Aqui, eles moldaram um universo tão animado e palpável que até gerou um spin-off de TV.

Mais interessante de tudo, o conceito do filme é que suas palhaçadas são inspiradas em uma história verdadeira. Mas, segundo todos os relatos, a história é em grande parte ficção, o que foi objeto de muito debate.

De qualquer maneira, os personagens existem em uma bolha fascinante, em meio a crimes verdadeiramente incomuns. A comédia sombria é hilária e as emoções são de parar o coração. É tudo menos um filme com nuances.

1. O Silêncio dos Inocentes (1991)

silêncio dos inocentes
Foto: Divulgação.

Esta não foi a estreia de Hannibal Lecter no cinema. Mas Anthony Hopkins, com quase nenhum tempo de tela, indiscutivelmente cimentou Lecter como uma das figuras mais famosas da ficção de terror.

Seu comportamento e sofisticação são tão contraditórios às expectativas de um assassino que seus atos de violência são especialmente perturbadores. Mas o filme está preocupado principalmente com Clarice, o complemento perfeito para a investigação de Lecter.

Uma novata e uma mulher que subverte a polícia majoritariamente masculina, Jodie Foster oferece uma heroína indelével e plausível.

Ela é vulnerável e falível, mas igualmente tenaz e poderosa. A dicotomia entre Clarice e Lecter é convincente e seu relacionamento é profundamente fascinante. Enquanto isso, a busca por Buffalo Bill é uma abordagem contundente para os serial killers.

Além das personalidades inesquecíveis e de suas performances, o próprio mistério é um passeio emocionante, urgente e cativante.

Via: ScreenRant.

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.