Teste para identificar AVC: você pode salvar a vida de alguém com essas informações

É fundamental para a sua e das outras pessoas a sobrevivência diante de um AVC. Confira aqui como funciona testes para identificar AVC e salve vidas com essas informações.

Com certeza você já deve ter ouvido falar de pessoas que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficaram com alguma parte do corpo paralisado.

Esse tipo de condição de saúde acontece quando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro é interrompido.

Um AVC significa que seu cérebro não consegue oxigênio, consequentemente sem isso, as células do cérebro podem ser danificadas em questão de minutos.

Sabendo disso, é fundamental e imediatamente ao pronto-socorro se achar que você ou alguma pessoa ao seu redor está sofrendo desse tipo de condições de saúde.

Teste para identificar AVC

Teste para identificar AVC: você pode salvar a vida de alguém com essas informações. (Imagens: Pexels)

Na realidade, você pode até mesmo precisar de um medicamento anti-coágulo nas primeiras 3 horas para poder dar os primeiros socorros para o indivíduo.

Por isso, é importante você aprender a fazer testes para identificar você e como lidar com esses tipos de situação para ajudar pessoas nessas condições.

Quais os sinais de alerta de um AVC?

Primeiramente, é fundamental você entender que cada AVC é diferente, sendo assim cada sobrevivente pode sentir diferentes sintomas dessa condição de saúde.

No entanto, alguns sintomas comuns de um AVC que todo indivíduo deve conhecer é fundamental para o teste e identificação.

O que muitas pessoas acabam esquecendo, é que saber identificar esse tipo de problema de saúde pode ser importante para prestar os primeiros socorros.

Com isso, permite-se aprender mais sobre como testar e identificar AVC nas pessoas. Os primeiros sinais de alerta incluem:

  • Fraqueza repentina ou dormência;
  • Dores de cabeça intensas sem causa conhecida;
  • Problemas na visão em ambos os olhos;
  • Dificuldade para falar;
  • Confusão nas atividades do dia;
  • Sensação repentina de giro;
  • Tontura acompanhada;
  • Perda da coordenação e equilíbrio.

Agora que você já sabe quais são os sinais de alerta de uma pessoa com AVC, chegou a hora de aprender a fazer os testes para identificar essa condição de saúde.

Teste para identificar AVC

Contudo, caso você presencie alguém com AVC, preste os primeiros socorros, mas, não esqueça de levar um indivíduo a um hospital para atendimento especializado e profissional.

Como fazer um teste para identificar um AVC?

Ao identificar uma pessoa com AVC, certifique-se de ter reações rápidas e conseguir seguir algumas etapas necessárias para os primeiros socorros e levá-la até um atendimento especializado.

Confira a seguir como fazer um teste para identificar AVC e seja a primeira pessoa a prestar os primeiros atendimentos necessários para conduzir o indivíduo ao hospital.

1 – Verificar o rosto da pessoa

Primeiramente, é muito importante você verificar se um lado da face da pessoa está caída, permitindo ao paciente que sorria para verificar os movimentos faciais.

2 – Mandar a pessoa levantar os dois braços

Peça para que a pessoa que está sofrendo de AVC levante os dois braços, verificando assim se um dos braços inclina para baixo.

3 – Pedir que a pessoa repita algumas frases simples

Uma ótima forma de testar e identificar um AVC é pedir que a pessoa repita alguma frase simples, verificando se ela irá falar de forma arrastada ou estranha.

Teste para identificar AVC

4 – Buscar ajuda profissional imediatamente

Agora que você já sabe o que fazer para prestar os primeiros socorros, chegou a hora de procurar uma ajuda imediata ligando para uma emergência para levar um indivíduo ao hospital.

Como você pode diagnosticar um AVC?

Quanto mais cedo você fizer os testes e identificar uma pessoa com você, mais rápido você prestará os primeiros socorros e levará o indivíduo até o médico especializado.

Dependendo do ambiente e situação em que as pessoas estejam, você pode iniciar algum tipo de tratamento para minimizar os danos cerebrais e possíveis efeitos.

Você está gostando dessas informações sobre AVC e como salvar vidas, então confira mais conteúdos sobre outras condição de saúde aqui no Awebic:

Mantenha a pessoa em segurança e colete informações necessárias para ajudar o médico a analisar a situação e prestar o atendimento adequado.

Você pode fazer a sua parte, porém, a sua ajuda não pode substituir a de um médico profissional, por isso, leve a pessoa a uma emergência o quanto antes.

Como funciona um diagnóstico de AVC?

Quando a pessoa está no hospital o médico teve que descartar outras condições que possam causar os sintomas de AVC, por isso ele fará várias perguntas.

Alguns sintomas podem incluir convulsões, baixa do nível de açúcar no sangue, enxaqueca ou algum problema cardíaco, por isso é necessário um diagnóstico especializado.

Teste para identificar AVC

Com isso, o seu médico pode fazer um exame físico e fazer algumas perguntas necessárias como:

  • Fazer um exame físico: medir a pressão arterial e ouvir o coração;
  • Perguntar quando os sintomas começaram;
  • Obter informações sobre o histórico médico;
  • Verificar o quão alerta você está;
  • Ver se não consegue mover um lado do rosto;
  • Checar se tem problemas de coordenação e equilíbrio;
  • Verificar se você se sente entorpecido ou fraco em qualquer parte do corpo;
  • Observar se você tem problemas com a visão ou fala.

O profissional médico irá precisar fazer alguns exames de sangue e de imagens para descobrir se de fato o paciente sofreu de AVC.

Teste para identificar AVC

Grande parte das pessoas que sofrem de AVC tem isso e acontece quando um coágulo bloqueia o fluxo de sangue. 

Você gostou de saber mais sobre como fazer testes e identificar se uma pessoa sofre de AVC? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações sobre AVC para salvar vidas.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.