Solidariedade internacional: veja como ajudar refugiados da Ucrânia e de todo o mundo

As doações são essenciais para as organizações que acolhem refugiados na Ucrânia e em todo o mundo. Graças a elas, é possível providenciar comida, água potável, remédios, abrigo e saúde.

Nós do Awebic nos dedicamos a escrever notícias que mostram o lado positivo, solidário e esperançoso da vida. Diariamente, trazemos histórias de pessoas que venceram um grande desafio, que realizaram sonhos, ajudaram ao próximo ou, até mesmo, animais mostrando como são fofos e inteligentes.

Só que chega em um momento em que nós mesmos precisamos ser a notícia boa e fazer coisas inspiradoras. Nessa grave crise de refugiados, cada um de nós pode ajudar a salvar vidas.

Além dos ucranianos, também temos milhões de refugiados vindos da Venezuela, Afeganistão, Síria, Iraque, Sudão do Sul, entre outros. Famílias inteiras que foram forçadas a sair dos seus países e do seu lar para tentar sobreviver.

Estamos falando de idosos, crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência que precisam de abrigo, alimento, água potável, remédios, educação e acolhimento. Confira abaixo três formas de ajudar:

ACNUR

A ACNUR é a Agência da ONU para Refugiados, um órgão que protege e oferece assistência às pessoas refugiadas em todo o mundo. Presentes na Ucrânia desde 2014, eles estimam que um total de 16 milhões de ucranianos precisarão de ajuda humanitária. Por isso, estão reforçando a importância das doações para que esse trabalho continue e seja ampliado.

A ACNUR ajuda refugiados a passarem pelo pior momento das suas vidas (imagem: ACNUR)

Clicando aqui, você acessa a página de doações com várias opções de valores. Se preferir, você pode colocar a quantidade que melhor couber no seu bolso. Bimestralmente, a ACNUR envia um relatório de prestação de contas para os doadores. Também é possível acompanhar o trabalho da organização pelas redes sociais.

UNICEF

A UNICEF também está empenhada em ajudar os refugiados da Ucrânia e de todo o mundo a sobreviver. Tendo como lema “garantir saúde, educação, igualdade e proteção para cada criança e adolescente, a organização afirma que as doações são a melhor forma de garantir atendimento às famílias fugindo de guerras, conflitos e crises.

Equipes da UNICEF em ação (imagem: UNICEF)

Clique neste link e veja como doar.

Médicos Sem Fronteiras

Outra organização bastante reconhecida que trabalha com foco na saúde dos refugiados. Afinal, a maioria esmagadora dessas pessoas acaba ficando sem acesso a hospitais, tratamentos e remédios quando fogem de sua terra.

Refugiados ficam mais vulneráveis a doenças e problemas de saúde (imagem: Médicos Sem Fronteiras)

Presentes em vários países, também estão enviando equipes para a Ucrânia e nações vizinhas. Para ajudá-los a salvar vidas, você pode doar por este link.

Se você não tiver condições financeiras de ajudar, não se preocupe. Também é possível colaborar com a causa divulgando as organizações que estão recebendo doações para seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Fazer stories no Instagram com os links para doação, mandar em grupos de WhatsApp, postar no seu Facebook e no Twitter… Quanto mais pessoas ficarem sabendo e oferecerem ajuda, melhor!

Enfim, existem várias maneiras de se unir a essa corrente do bem. Vamos mostrar que a solidariedade é imbatível e que, com ela, podemos fazer com que inúmeros refugiados tenham a oportunidade de recomeçar com dignidade, segurança e saúde.

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.