Série mostra trajetória de mulheres empreendedoras e inspira quem quer dar os primeiros passos rumo a esse sonho

Projeto lançado pela Consul traz série de mini documentários com personagens reais: 11 mulheres que trilharam os desafios e hoje são donas do próprio negócio!

De acordo com dados do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), dos 52 milhões de empreendedores brasileiros, 30 milhões (48%) são mulheres.

Esse número coloca o Brasil na sétima posição entre os países com maior número de mulheres empreendedoras no mundo. E é esse tipo de conquista que uma série lançada pela Consul quer mostrar: empreendedoras de destaque e que inspiram!

Ao todo, são oito episódios quem contam a história de personagens com uma trajetória incrível!

Como por exemplo a de Márcia, que após ser curada do câncer decidiu que era hora de abandonar o seu cargo executivo para realizar um sonho de vender doces e salgados. Ou ainda Neurilene, uma indígena que abriu o primeiro restaurante da Comunidade Indígena Três Unidos, no interior do Amazonas.

O projeto é uma das várias ações lançadas pela Consul para comemorar os 20 anos do Consulado da Mulher, que tem como objetivo qualificar empreendedoras e fazer com que elas tenham confiantes e saibam que são capazes de investir e ampliar os seus negócios, gerando assim renda e adquirindo autonomia financeira para sair da informalidade.

 

Segundo a Diretora de Marketing da Whirlpool, Allyne Magnoli, “as histórias das 11 mulheres do documentário têm conexão com o momento que muitas outras estão vivendo, de dificuldade financeira, de desacreditar no próprio potencial, de ter o sonho de abrir um negócio, mas não achar que é capaz. Queremos reforçar o poder dessas mulheres e mostrar que, para a Consul e o Consulado da Mulher, sonho impossível é aquele que ninguém tentou realizar”.

Os relatos refletem as informações lançadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), que apontam que no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões.

EMPODERAMENTO E INSPIRAÇÃO

O lançamento da série foi realizado em uma sala de cinema na cidade de São Paulo no dia primeiro de junho e contou com a presença de Antonia Lopes, uma das estrelas dos documentários e também dona da @doce_encantofood.

A empreendedora e cozinheira de mão cheia foi a responsável pelo café da manhã servido no evento de lançamento. Quem também marcou presença ao lado de Antonia foi Elidiana Capistrano, big boss na Diana’s Food, outra personagem da série.

Série pode ser assistida no canal da Consul no YouTube

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a roda de conversa com as empreendedoras protagonistas dos vídeos. O bate papo também contou com a presença da diretora-executiva do Consulado da Mulher, Leda Boger, e Allyne Magnoli e foi mediada pela apresentadora do podcast Mamilos, Cris Bartis.

Com o objetivo de continuar incentivando mulheres de todos os cantos do Brasil, a mentoria promovida pela Consul oferta desde a elaboração do plano de negócios, controles financeiros, marketing, gestão administrativa, até sustentabilidade do negócio.

E para ter um suporte financeiro, essas empreendedoras também recebem suporte financeiro com a doação de eletrodomésticos da marca Consul. Ao todo, a empresa já investiu mais de R$ 70 milhões nas iniciativas do Consulado.

Ficou com vontade de assistir à série? Então, corre lá no canal do YouTube da Consul e maratone essa série de vídeos incríveis. E se você é uma mulher que sonha empreender, lembre-se do que a Allyne falou: “sonho impossível é aquele que ninguém tentou realizar”!

Fonte: Razões para acreditar

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.