Sean Penn entrega Oscar a Zelensky em homenagem à Ucrânia: ‘Me sentirei melhor sabendo que estará aqui com você’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recebeu das mãos de Sean Penn uma estatueta do Oscar, como forma de apoio e homenagem à luta do povo ucraniano, que vem enfrentando uma dura guerra.

Um ato simbólico, mas cheio de importância. O ator e diretor Sean Penn, conhecido por filmes como Sobre Meninos e Lobos, Milk – A Voz da Igualdade e Na Natureza Selvagem (em que não atuou, mas dirigiu), entregou uma das suas duas estatuetas do Oscar ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o líder ucraniano recebe Penn em Kiev. O ator, então, tira a famosa estatueta dourada de uma bolsa e diz: “Isso é para você. É um detalhe simples e simbólico, mas me sentirei melhor sabendo que estará aqui com você. Quando você ganhar [a guerra], leve de volta a Malibu. Me sentirei muito melhor sabendo que há um pedaço meu aqui com você”.

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida por EL PAÍS (@el_pais)

O emocionante vídeo mostra o presidente colocando o prêmio em cima de uma estante ao lado de outros objetos. Essa já é a terceira vez que Sean Penn visita a Ucrânia durante o conflito com os russos.

Ele está fazendo um documentário sobre a guerra e estava no país quando a invasão começou. Por motivos de segurança, teve que deixar o território ucraniano na época, mas continua trabalhando no seu novo projeto.

Não à toa, Zelensky concedeu a honra da Ordem do Mérito ao ator e cineasta como forma de reconhecer o seu apoio à Ucrânia. O nome de Penn também está gravado no “Beco da Coragem”, um local que homenageia as personalidades que estão lutando ao lado do povo ucraniano.

Sean Penn está fazendo um documentário sobre a guerra e estava na Ucrânia quando a invasão começou (imagem: reprodução/Facebook/Zelensky)

Solidariedade de todos os cantos do mundo

No vídeo, Zelensky diz que Sean Penn foi o primeiro a ter seu nome ali. Nas palavras do presidente, o Beco da Coragem é “um lembrete para todas as gerações futuras de nosso povo que diferentes pessoas, forças e indústrias se uniram por nossa vitória”.

Desde o início da guerra contra a Rússia, em fevereiro de 2022, temos visto uma grande corrente solidária com a Ucrânia. E é legal ver o envolvimento de pessoa. Se formos parar para pensar, a resiliência, a força e a coragem do povo ucraniano são realmente dignos de todos os Oscars do mundo.

E sabia que você também pode ajudar a salvar vidas? Fizemos um post especial explicando como doar e apoiar as vítimas da guerra. Organizações como ACNUR, Médicos Sem Fronteiras e UNICEF são confiáveis e estão prestando apoio a refugiados e pessoas que perderam tudo na Ucrânia, assim como a cidadãos de outros lugares do mundo que passam por graves crises.

Continuamos com a nossa fé para que esse conflito acabe logo e a Ucrânia encontre o caminho da paz.

Fonte: CNN

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.