Há 4 tipos de relógio biológico: golfinho, leão, lobo e urso. Qual é o seu?

O livro 'O Poder do Quando' revela tipos de relógio biológico e os melhores momentos do dia para transar, acordar, dormir e malhar. Confira o seu!

Se você sempre sentiu dificuldades em aumentar sua produtividade no trabalho, perder peso ou até mesmo ter uma atividade sexual melhor, talvez o seu problema não esteja em como você está fazendo tudo isso, mas sim em quando você faz.

O psicólogo clínico Michael Breus contesta os livros de autoajuda que normalmente nos instruem ao que fazer mas não a quando fazer.

Em contrapartida, ele lançou o livro The Power of When“O Poder do Quando”, com o objetivo de ajudar as pessoas que ficam “patinando” em suas atividades sem conseguir encontrar um motivo para não conseguir o tão esperado resultado que elas trariam.

De onde essa ideia surgiu?

A ideia de “quando” veio a Breus quando uma de suas pacientes estava reclamando sobre seu cansaço constante.

“Pedi-lhe para me ajudar a entender a situação dela, e ela disse: ‘No final do dia, eu não tenho problemas em adormecer ou manter o sono, eu simplesmente caio no sono na hora errada’.”

Uma luz se acendeu, e Breus, que é especialista em distúrbios do sono, aconselhou sua paciente a verificar a possibilidade de entrar e sair duas horas mais tarde do escritório, a fim de modificar o horário do seu sono.

Depois de duas semanas, não só seu sono melhorou, mas ela se tornou mais produtiva e se passou a se dar bem melhor com a sua família.

E para o que mais a teoria do quando poderia servir?

De acordo com Breus, para praticamente tudo.

“O Poder do Quando” analisa 75 atividades diferentes, desde beber um café até praticar um exercício físico, de acordo com o melhor horário para realizá-las, dependendo do seu cronotipo, ou relógio biológico.

“O ritmo interno de cada um é diferente”, diz Breus.

Cronotipos

Ele identificou quatro cronotipos diferentes (golfinho, leão, urso e lobo) com base nas necessidades de sono e personalidade de cada indivíduo.

De acordo com o psicólogo, o segredo está em como usar o autoconhecimento sobre quando nosso corpo está queimando calorias ou produzindo mais estrogênio, por exemplo, a nosso favor.

O primeiro passo é identificar qual dos cronotipos se encaixa melhor à sua personalidade e hábitos:

Golfinho: Inteligente, neurótico, levemente travesso;

Leão: Bem direcionado, regido pela manhã, otimista, precisa de uma quantidade média de sono;

Lobo: Regido pela noite, criativo, extrovertido, precisa de uma quantidade média de sono;

Urso: Alegre, gosta da luz do sol, precisa dormir muito.

De acordo com isso, vamos analisar se o estudo de Breus faz sentido para você?

O melhor horário para ir dormir

dog-923610_960_720

“A regra de oito horas é um mito”, diz Breus.

A maioria das pessoas pode viver muito bem com sete horas de sono, enquanto o cronotipo golfinhos pode funcionar com seis.

O que é mais importante é a sua consistência e certificar-se de começar a se preparar mentalmente para dormir (desligando todas os aparelhos eletrônicos, fazendo alongamentos, relaxando) uma hora antes de realmente ir para a cama.

“Você não deve ir para a cama, por qualquer motivo que não seja para dormir ou fazer sexo. Isso vai ajudar a sua mente a associar ‘cama’ com ‘dormir'”, explica o psicólogo.

Golfinho: aproximadamente às 23h30;
Leão: aproximadamente às 22h;
Lobo: aproximadamente à meia-noite;
Urso: aproximadamente às 23h.

O melhor horário para praticar corrida

pet-173005_960_720

A melhor época para o exercício depende de seus objetivos: você quer queimar gordura, treinar para uma corrida ou reduzir a ansiedade?

Correr antes de comer, de manhã ou à noite, ajuda a converter gordura em energia, por você ainda não ter consumido carboidratos. Então, novamente, o seu cronotipo pode determinar o seu objetivo.

“Eu recomendo que os golfinhos corram às 7h30 da manhã, porque eles têm problemas de relaxamento, e isso pode ajudar a acalmá-los e estabelecerem-se para terem um bom dia”, diz Breus.

Golfinho: às 7h30;
Leão: às 17h30;
Lobo: às 18h;
Urso: às 7h30 ou ao meio dia.

O melhor horário para acordar

pug-1210025_960_720

A maioria de nós acorda com a sensação de tontura (e muita vontade de ficar grudado à cama o resto do dia). Isso é porque existe a inércia do sono, que exige tempo do seu cérebro para entender que é hora de ‘reiniciar’.

Mas existem maneiras de diminuir seus efeitos, dependendo do seu cronotipo.

Para os ursos, que gostam de luz solar, faz bem dormir com todas as cortinas abertas para que eles possam acordar com a luz do sol. Já os lobos podem fazer algumas flexões ou tomar uma ducha fria para ajudar a acordar.

Golfinho: às 6h30;
Leão: entre 5h30 e 6h;
Lobo: às 7h30;
Urso: às 7h.

O melhor horário para tomar café

cat-1160222_960_720

Seis horas antes de dormir e até duas horas depois de acordar é o pior horário para a maioria das pessoas tomarem café.

Isso porque, enquanto está dormindo, você perde cerca de um litro cheio d’água e como o café é diurético, isso significa que tomar café antes de tomar água, ao acordar, vai te deixar mais desidratado.

Além disso, quando você acorda, seu nível de cortisol (hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais) é naturalmente muito alto. “Então, basicamente, você está apenas acrescentando um estimulante não tão eficaz no seu organismo, para esse momento. Você precisa usar o café para quando você começa a desacelerar.”

Golfinho: entre 8h30 e 11h e entre 13h e 14h;
Leão: entre 8h e 10h e entre 14h e 16h;
Lobo: entre 12h e 14h;
Urso: entre 9h30 e 11h30 e 13h30 e 15h30.

O melhor horário para aprender algo novo

De acordo com Breus, “Tudo tem a ver com quando diferentes regiões do cérebro são ativadas de acordo com seu cronotipo“.

Por isso, os horários abaixo representam quando você vai estar no auge de sua curva de aprendizagem e quando, dependendo do seu cronotipo, uma determinada área do cérebro estará mais ativo.

Golfinho: entre 15h e 9h;
Leão: entre 8h e 12h;
Lobo: entre 17h e meia-noite;
Urso: entre 10h e 14h.

O melhor horário para fazer sexo

macro-1271771_960_720

“70% das pessoas fazem sexo puramente por conveniência, o que tende a ser quando você já está na cama pronto para dormir”, diz Breus.

Mas se você fizer sexo quando seus níveis de testosterona estiverem elevados, a prática enche você de energia, reduz o estresse e estimula a criatividade.

Se o seu parceiro tem um cronotipo diferente do seu, tente encontrar um tempo perto de dois de seus picos.

“O sexo é uma forma de comunicação, por isso, se você tiver a intenção de se comunicar bem, você deve fazê-lo em um momento em que ambos podem se envolver e se ouvir”, completa Breus.

Golfinho: 20h;
Leão: entre 6h e 7h;
Lobo: 10h ou 22h30;
Urso: 7h ou 21h.

Fonte: nypost.com.

E aí, será que o estudo do psicólogo Breus realmente pode fazer a diferença nas atividades do nosso dia a dia?

Se você estiver disposto a testar, compartilhe com seus amigos e os inspire também!

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.