Saudação ao Sol: a sequência de posturas de yoga para fazer em 15 minutos
A Saudação ao Sol é um movimento completo que faz você desfrutar de todos os benefícios do yoga — físicos e mentais. Faça em 15 minutos.
Yoga é uma pratica oriental milenar e tem se disseminado facilmente pelo ocidente nos últimos anos.
O número de praticantes é cada dia maior e muitos começam a prática de yoga visando os benefícios físicos que ela oferece, e logo descobrem que o yoga tem muito mais a apresentar.
O objetivo do yoga é o samádhi, um estado de libertação, de lucidez profunda, e as posturas são um pilar para que tudo isso aconteça.
Por isso, ao praticar, os efeitos vão além do físico.
Mesmo sabendo de todos os benefícios que o yoga tem para te oferecer você pode me dizer:
“Mas eu não tenho tempo para praticar!”
E é sobre isso que eu vim falar!
Surya Namaskar – Saudação ao Sol
A sequência de asanas (posturas do yoga) é perfeita para quem não tem muito tempo.
A Saudação ao Sol é reconhecida como um movimento completo que, ao ser praticado, faz com que você desfrute de todos os benefícios do yoga — físicos e mentais.
Como toda sequência de yoga, apenas por se tornar consciente da sua respiração ao realizar as posturas, você se torna mais presente, expandindo sua consciência.
Surya Namaskar é composta por 12 posturas, é uma sequência bastante dinâmica e energizante.
É uma sequência rápida que sincroniza movimento e respiração, você leva menos de 15 minutos para repetir a série 12 vezes.
A sequência — flua graciosamente de uma postura para a outra:
Não force seu corpo de nenhuma forma, realize a postura na amplitude que você conseguir. Com o tempo as posturas ficarão mais fluidas.
1 – Fique de pé na ponta da frente do seu tapete com os pés juntos e o peso equilibrado pelo corpo (sem tombar para um lado ou outro). (Postura montanha – Tadasana)
Respire profundamente e junte as mãos em posição de prece em frente ao peito. (Posição de prece – Anjali mudra)
2 – Inspire e levante os braços para o alto, mantendo os bíceps próximos às orelhas.
Incline um pouco o corpo para esticá-lo, jogando a pélvis um pouco para a frente e os braços para trás. (Postura dos braços para cima – Urdhva Hastasana)
3 – Ao expirar, jogue os braços para a frente e vá abaixando eles até o seu limite, devagar.
Mantenha a coluna ereta e, ao terminar de expirar, coloque as palmas da mão ao lado dos pés. (Alongamento para frente – Uttanasana)
4 – Ao inspirar, estique para trás a sua perna direita o máximo possível e olhe para frente. (Postura do Corredor – Ashwa Sanchalanasana)
5 – Ao inspirar novamente, agora estique para trás a sua perna esquerda e deixe o corpo reto (como se fosse fazer flexões de braço). (Postura da prancha – Kumbhakasana)
6 – Abaixe um pouco o corpo, como se fosse tocar o chão, mas não encoste, se mantenha sobre as palmas da mão. (Pracha baixa – Chaturanga Dandasana)
7 – Deslize para a frente e levante o peito enquanto olha para cima. A perna não toca o chão, as palmas das mãos continuam no chão e os cotovelos levemente dobrados. (Postura do cachorro olhando para cima – Urdhva Mukha Svanasana)
8 – Levante o quadril enquanto as palmas das mãos continuam no chão. Você deve ficar em uma posição de um V invertido. (Postura do cachorro olhando para baixo – Adho Mukha Svanasana)
9 – Ao inspirar, olhe para a frente e leve o joelho direito para frente, enquanto a perna esquerda fica esticada para trás. (Postura do Corredor – Ashwa Sanchalanasana)
10 – Ao expirar, traga o joelho da frente do corpo e repita a posição do passo 3. (Alongamento para frente – Uttanasana)
11 – Inspire e repita a posição do passo 2, com o corpo arqueado para trás. (Postura dos braços para cima – Urdhva Hastasana)
12 – Leve os braços para baixo, junte as mãos em posição de prece em frente ao peito. (Posição de prece – Anjali mudra)
Vídeo demonstrativo da Saudação ao Sol — clique no play!
Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.
As posturas são realmente para saudar o Sol, por isso devem ser feitas durante o dia, preferencialmente no amanhecer ou no entardecer.
Ressalto que yoga é para todos, todos que possuem uma sincera disposição á disciplina do pensamento e do comportamento, pois yoga é uma disciplina que trabalha com a mente. O corpo é apenas uma ferramenta adicional para o correto desempenho prático, não é necessário ter um corpo perfeito e flexível para que a prática seja possível.
Namastê, a paz que há em mim sauda a paz que há em você.
Gostou da sequência? Deixe a sua experiência nos comentários!
PS: eu também escrevo sobre yoga no Instagram (@jornadadodespertar), fale comigo por lá! 😉