Sabia que a depressão é mais comum entre as mulheres? Os motivos vão partir o seu coração
É muito importante você entender os aspectos que levam uma mulher a ter depressão. Confira aqui o porquê a depressão é mais comum entre as mulheres.
Por incrível que pareça, muitas pessoas não sabem que as taxas de depressão estão crescendo ao redor do mundo.
Na verdade, muitas pessoas sofrem com essa condição de saúde e não sabem como tratar ou falar para uma pessoa para buscar ajuda.
A ciência vem documentando amplamente as diferenças entre gêneros na prevalência dos sintomas da depressão.
Sabendo disso, está cada vez mais claro que as mulheres experimentam depressão maior em comparação aos homens.
O que a ciência diz em relação à depressão e as mulheres?
Os dados científicos só apontam para as mulheres em relação aos riscos à saúde devido aos sintomas da depressão.
As mulheres estão mais propensas a sofrerem com esse tipo de condição de saúde por causa de vários defeitos físicos e mentais.
Um estudo publicado em 2017 estudou a relação da depressão em diferentes gêneros a partir dos 12 anos.
Essa pesquisa descobriu que as meninas mulheres são duas vezes mais propensas a sofrerem de depressão em relação aos homens.
Os vários fatores de riscos foram estudados e comprovados cientificamente que são as mulheres as mais propensas já sofreram com sintomas de depressão.
Por que a depressão em comum entre as mulheres?
Vários estudos científicos já comprovaram que as mulheres são mais propensas a terem depressão em relação às mulheres.
Os eventos estressantes da vida são encaradas diferentemente na visão de cada gênero. Cada pessoa tem sua forma de enxergar a vida, com isso, muitas mulheres acabam recebendo toda a carga.
A taxa de pessoas com depressão só vem crescendo nos últimos anos ao redor do mundo, mostrando assim que qualquer um pode desenvolver transtornos mentais.
Na verdade, vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento de depressão nas mulheres.
Fatores mais comuns:
- Crises de ansiedade;
- Crises de estresse;
- Transtornos psiquiátricos;
- Histórico familiar;
- Disfunções hormonais;
- Falta de cuidado com a saúde;
- Vícios em drogas ilícitas;
- Dieta desregrada;
- Excesso de peso;
- Sedentarismo.
É muito importante você ficar ligado alguns aspectos do dia a dia que podem influenciar na qualidade de vida de uma mulher.
Por levarem muito para o lado emocional, é muito importante você fortalecer alguns aspectos na vida para que elas não se sobrecarreguem com tantas responsabilidades.
Na verdade, evitar bem o desenvolvimento de depressão em mulheres é fundamental até mesmo para guardar ela com segurança física e emocional para que outras doenças não sejam desenvolvidas.
Papéis sociais nos sinais de depressão nas mulheres
Existem algumas teorias que apontam que os sintomas de depressão podem ser desenvolvidas nas mulheres por causa dos papéis sociais dadas a elas pela sociedade.
Seja ela dona de casa, mãe de alguns filhos ou esposa dedicada ao seu marido, são várias as mulheres que sofrem com discriminação e desigualdade no mercado de trabalho e até mesmo na família.
Na sociedade engloba e aplica bem um papel fundamental do gênero feminino em relação às várias contribuições para a sociedade.
Nem todas as mulheres têm maturidade e características saudáveis para lidar com crises de estresse e competitividade.
Muitos pesquisadores e cientistas sociólogos apontam que a sociedade beneficia bastante os homens em vários aspectos da vida.
Por isso muitas mulheres acabam não seguindo com suas carreiras e fomos por não terem ferramentas necessárias para enfrentar a desigualdade na sociedade em que vivemos.
O estilo de enfrentamento das mulheres em relação à depressão
O que você precisa entender é que o estilo de enfrentamento em relação às várias circunstâncias que levam a depressão difere para o homem e para a mulher.
Já foi comprovado mediante a pesquisa científica que as mulheres tendem a utilizar o estilo de enfrentamento mais focado nas emoções, aumentando assim as chances de desenvolver depressão.
Por ficarem por horas ou até mesmo dias remoendo certos problemas na mente, as mulheres estão mais propensas a desenvolver sintomas de depressão em relação aos homens.
Na verdade, por serem mais focados no problema e distrair com coisas com mais facilidade, os homens não sofrem tanto com os sintomas ou até mesmo desenvolvimento da depressão.
Eventos estressantes na vida das mulheres
Você sabia que as mulheres podem vivenciar eventos da vida mais estressantes em comparação com os homens?
Na verdade, por terem maior sensibilidade a sentimentos e emoções, as mulheres vivem mais com sintomas de estresse, ansiedade e até mesmo de depressão.
Evidências científicas já comprovaram que ao longo da vida elas estão sujeitas a muitas provações e situações difíceis de lidar.
As adolescentes, por exemplo, tendem a viver mais experiências e eventos negativos do que os meninos, isso levando para o lado dos sentimentos e emoções.
Não que os meninos na fase da adolescência sejam frios, mas as meninas sofrem mais com relacionamentos e experiências angustiantes do dia a dia.
…
Você gostou de saber mais sobre o porquê da depressão ser mais comum entre as mulheres? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações sobre essa doença crucial na saúde das mulheres.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.