Restaurante cria solução para mudar a vida de moradores de rua
Restaurante britânico cria programa para inserir moradores de rua de volta no mercado do trabalho e lhes garantir moradia.
Estar em situação de rua é um problema que tem afetado milhares de pessoas ao redor do mundo. A realidade das pessoas que passam por esse problema é muito dura; homens e mulheres nesse quadro sofrem com insegurança, fome, frio e exclusão social.
Mas em Londres, um grupo criou um restaurante com um modelo inovador e que tem transformado a vida de diversos moradores de rua. Esses amigos perceberam que não basta apenas atender as necessidades imediatas dos moradores de rua.
É necessário saciar as necessidades imediatas dos moradores, mas é necessário agir de modo assertivo trazendo uma solução definitiva para o problema. Foi então que o grupo passou a utilizar o Fat Macy’s, um restaurante como uma base de treinamento profissional.
O programa funciona através da contratação do morador para um contrato de estágio de duzentas horas. Nesse período, ele passar a ser treinado por profissionais e passa por experiências prática.
Os estagiários durante o aprendizado recebem uma ajuda de custos para suprir suas necessidades, além de orientações quanto a conhecimentos necessários para uma vida independente.
Os lucros do Fat Macy’s são destinados para criar um fundo financeiro que visa ser repassado ao aprendiz no fim do programa através de uma bolsa aluguel com duração de um ano.
O treinamento é composto por lições sobre higiene alimentar, culinária, planejamento financeiro e realização de eventos.
“Fat Macy’s é uma empresa social que usa seus restaurantes e eventos para treinar e apoiar londrinos que vivem em acomodações temporárias e ajuda-los a se manterem até encontrar uma acomodação definitiva” é assim que se descreve o empreendimento em seu site.
Referência para o mundo
Em suas redes sociais o estabelecimento acumula a marca de 4 mil seguidores e nota máxima na avaliação dos consumidores no Google. “Comida tão deliciosa, sabores excepcionais e com consciência. Maravilhoso! ”. É assim que é descrito o empreendimento por um dos comentários na Web.
“Nossa abordagem tem potencial de crescer para todo a Inglaterra” afirma Meg Doherty, idealizadora da inciativa. Realmente, o empreendimento Fat Macy’s tem potencial de se expandir por toda a Inglaterra, mas o modelo criado tem potencial de se espalhar para todo o mundo.
“Para que os clientes façam o bem só é necessário comer uma refeição. Muito simples!” Destaca a dona do restaurante.
A criação da Doherty tem como uma das suas maiores forças a possibilidade de trazer a comunidade para colaborar com o projeto sem a necessidade de doações. Os consumidores ajudam os beneficiários simplesmente comprando.
A união de ações empreendedoras e altruísmo ao redor do mundo tem se mostrado um caminho revolucionário para lidar com muitos problemas sociais que afligem a sociedade como um todo.
É lindo ver iniciativas como essa darem frutos e se tornarem conhecidas. Esperamos que projetos como esse sejam repetidamente copiados e difundidos por todo o mundo.
Formado em História, entusiasta da literatura, apaixonado por artes.