Da Bulgária para a Amazônia: o refugiado que se tornou escritor
Perseguido pelo governo da Bulgária, o escritor Ilko Minev tornou-se refugiado político e veio para o Brasil. Aqui se apaixonou pela Amazônia, que serve de cenário para os seus livros. Uma história inspiradora e cheia de paixões.
Morando no Brasil há 50 anos, Ilko Minev se considera mais brasileiro do que búlgaro. Aos 75 anos, é um verdadeiro apaixonado pela Amazônia e por nosso país com uma trajetória tão interessante que decidimos trazer sua história para o Awebic.
A Veja publicou, há poucos dias, um depoimento em que o próprio escritor narra sua biografia. Ilko nasceu em Sofia, capital da Bulgária, em 1946. A paixão pela escrita começou desde cedo, quando cursou literatura na universidade. Mas a vida tomou outro rumo em 1970.
Era época da Guerra Fria e o seu país passava por uma ditadura. Como estava envolvido com um grupo de dissidentes, Ilko começou a ser perseguido pelas autoridades.
Ao ver sua segurança ameaçada, saiu da Bulgária com o status de refugiado político – assim como inúmeras pessoas em nações que passam por conflitos.
Ele foi, então, para a Bélgica. Uma vez lá, se deu conta de que não conseguiria sobreviver como escritor. Decidiu estudar economia e se tornar administrador de empresas. Aí surgiu o Brasil em sua vida!
“Minha história com o Brasil começou em 1972, quando recebi um convite para trabalhar em São Paulo. Eu não falava português direito, mas tinha familiares vivendo aqui. Comecei em uma empresa de produtos eletrônicos, e, no mesmo ano, me chamaram para tocar uma filial em Manaus. Aceitei o novo desafio e me mudei para a capital do Amazonas. Desde que pisei em Manaus, fiquei maravilhado com a Amazônia e não tive dúvida de que ela seria uma constante em minhas histórias. Lembro da sensação de assombro quando, em meu primeiro fim de semana, fui pescar e dei de cara com alguns botos”, afirma, em depoimento à Veja.
Livros
Com tanta inspiração ao seu redor, Ilko não via a hora de começar a colocar as ideias no papel e escrever as histórias. O problema é que não considerava o seu português bom o suficiente e sentia que o seu búlgaro estava enferrujado depois de tantos anos.
Mas o escritor encarou o desafio e publicou “Onde Estão as Flores?”. Seu livro de estreia teve a ajuda da esposa na revisão do texto – aliás, foi aqui no Brasil onde os dois se conheceram e se apaixonaram.
A história é inspirada no diário de um tio de Ilko que se mudou para o Norte do Brasil fugindo do nazismo. Começava oficialmente sua carreira como escritor.
Depois dessa obra, vieram “A Filha dos Rios”, “Na Sombra do Mundo Perdido” e, mais recentemente, “Nas Pegadas da Alemoa”, que se tornou um sucesso de vendas. Todos os livros têm a região amazônica e o Norte do Brasil como cenário, terra de muita história, belezas naturais e um povo trabalhador.
O mais encantador em Ilko é a paixão que nutre pela literatura, pela Amazônia e como ele foi capaz de superar adversidades para transformar o seu sonho em realidade. Existem muitas pessoas incríveis por aí e basta estarmos abertos a conhecer suas histórias!
Se você quer saber mais sobre o escritor e sua obra, acesse o seu site oficial clicando aqui. Caso você já tenha lido algumas dos livros citados, deixe a sua opinião aqui nos comentários!
Fonte: Veja
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.