Cuidado com suas palavras! Provérbios 8 é um firme alerta contra você
Você quer cuidar melhor da sua expressão oral e falar melhor como um cristão fiel? Confira aqui uma excelente reflexão sobre Provérbios 8 e tome cuidado com suas palavras.
Uma prática fundamental de viver como Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o exercício do autocontrole e tomar cuidado com o que fala.
Ter cuidado com as suas palavras pode ajudar você a saber que o significado de autocontrole na Palavra de Deus não tem as mesmas conotações que nossa compreensão moderna da palavra.
A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz; nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca; ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz: “A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz. (Provérbios 8:1-4)
Além disso, é importante você entender melhor a Palavra de Deus para que você possa se beneficiar da verdade e capacitação oferecidas nas Escrituras Sagradas.
Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso. Ouçam, pois tenho coisas importantes para dizer; os meus lábios falarão do que é certo. (Provérbios 8:5,6)
Cuidado com o que você expressa em palavras
À medida que uma determinada pessoa se tornar mais bem equipada para utilizar as palavras que saem da boca, ficará mais qualificada para ensinar outras pessoas a como viver melhor a imagem de Cristo.
Você tem filhos? Quando você ensina efetivamente o poder das palavras a seus filhos, você os abençoa com um hábito saudável de falar moderadamente, habilidade que os servirá pelo resto de suas vidas.
Minha boca fala a verdade, pois a maldade causa repulsa aos meus lábios. Todas as minhas palavras são justas; nenhuma delas é distorcida ou perversa. (Provérbios 8:7,8)
O fato é que se uma pessoa não tiver autocontrole no que diz, será controlado por seus caprichos e más palavras jogadas em vão.
Sendo assim, quando você não escolhe confiar no Espírito Santo de Deus e busca fazer as escolhas certas, não poderá se tornar o seu melhor eu – tudo isso por causa do modo de se expressar em palavras.
Para os que têm discernimento, são todas claras, e retas para os que têm conhecimento. Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela. (Provérbios 8:9-11)
Liberte-se do pecado da mentira e das palavras que manipulam
O Filho de Deus, Jesus Cristo, deu sua vida para que as pessoas pudessem ser libertas do pecado e da morte – liberdade deve ser utilizada para glorificar o nosso Senhor Todo-Poderoso.
“Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso. Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso. (Provérbios 8:12,13)
Quando um cristão abre mão da vida regida por desejos que vêm e vão desse mundo caído no pecado, ele descobre a vida melhor e mais significativa que Deus tem..
Para entender melhor, Jesus Cristo disse aos seus discípulos:
Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida por minha causa a encontrará. (Mateus 16:24-25).
Portanto, quando uma determinada pessoa morre para si mesmo ou se entrega ao caminho do nosso Senhor Todo-Poderoso sobre o seu próprio caminho, ela encontrará uma vida mais bela e gratificante do outro lado.
As batalhas diárias que todos nós enfrentamos
Você já parou para pensar no que Deus diz sobre autocontrole, superação da tentação e ter cuidado com as palavras que saem da sua boca?
Meu é o conselho sensato; a mim pertencem o entendimento e o poder. Por meu intermédio os reis governam, e as autoridades exercem a justiça; também por meu intermédio governam os nobres, todos os juízes da terra. (Provérbios 8:14-16)
É muito importante que você esteja preparado. Ser um cristão verdadeiro não significa que a vida seja fácil e cheio de liberdade para as coisas deste mundo.
Enquanto ainda nós estivermos neste mundo cheio de pecado e tentação e em nossos corpos terrenos, seremos tentados, assim como Jesus foi, devemos ter cuidado com as ciladas do inimigo.
Amo os que me amam, e quem me procura me encontra. Comigo estão riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras. Meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro puro; o que ofereço é superior à prata escolhida. (Provérbios 8:17-19)
É uma batalha. Pode ser difícil e frustrante, mas é uma batalha diária controlar a boca e não falar besteira que leva ao pecado.
Como você tem lutado contra o pecado da difamação e fofoca?
A verdade é que uma pessoa não precisa minimizar a dificuldade. É difícil? É. Escolher certo quando confrontado com a tentação do fofocar, do falar mal é muito mais fácil dizer do que fazer, não é mesmo?
Como disse Paulo:
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus, mas vejo nos meus membros uma lei diferente, guerreando contra a lei da minha mente, e me levando cativo à lei do pecado que está nos meus membros. Que homem miserável eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Agradeço a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! Portanto, com a mente, eu mesmo sirvo à lei de Deus, mas com a carne, à lei do pecado. (Romanos 7:22-25).
Não desanime quando cair em pecado, pois você tem poder em Cristo. Pode ser difícil no início da caminhada, mas você é forte o suficiente em Cristo.
Ando pelo caminho da retidão, pelas veredas da justiça, concedendo riqueza aos que me amam e enchendo os seus tesouros. “O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra. (Provérbios 8:20-23)
O Filho de Deus, Jesus Cristo, venceu a batalha, removeu o poder do pecado e capacitou as pessoas a fazerem as escolhas certas.
Nasci quando ainda não havia abismos, quando não existiam fontes de águas; antes de serem estabelecidos os montes e de existirem colinas eu nasci. Ele ainda não havia feito a terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo. (Provérbios 8:24-26)
…
Você gostou de saber mais sobre como a Bíblia adverte sobre ter cuidado com o que fala? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para cuidar melhor da sua expressão e comunicação.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.