Esse pequeno versículo da Bíblia pode ser a chave para todos os seus problemas: VALORIZE-O!
Sua vida pode ser mais leve se você aprender a controlar as suas emoções e ter mais paciência diante das circunstâncias da vida. Confira aqui uma excelente reflexão de Provérbios 16:32 sobre paciência e controlar as emoções.
Você já parou para pensar sobre sua maturidade emocional diante das circunstâncias da vida? Como anda seu relacionamento com Deus e sua paciência?
A saúde emocional e física de um verdadeiro crente deve ser uma das principais atrizes assim arrumar diante de Deus.
Por isso, é tão importante a forma como um verdadeiro cristão lidar com paciência com determinados desafios da vida.
Na verdade, por mais que seja desafiador certas limitações do sentimento e emoção humana, a paciência pode proporcionar grandes feitos em sua trajetória.
A palavra de Deus tem muito a nos ensinar como nós devemos ter paciência e controlar nossas emoções para viver uma vida seguindo a vontade de Deus.
Como ser um homem paciente?
A oração é uma das melhores ferramentas para quem deseja de fato ser uma pessoa mais paciente e controlar as emoções em determinadas circunstâncias.
Na verdade, a melhor forma de encontrar mais paciência e não ser um homem descontrolado emocionalmente é através da oração.
Orar e orar mais um pouco é fundamental para forjar o caráter e os sentimentos em Deus. Como diz Provérbios 16:32:
Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. (Provérbios 16:32)
O nosso Senhor Todo-Poderoso é nossa fonte de amor e alegria, o Espírito Santo deve reinar em nossas vidas para ser mais paciente.
Vá até nosso Criador através das orações e firme sua esperança e confiança em Deus de que você será um homem mais prudente e calmo.
O que Provérbios 16:32 pode nos ensinar sobre paciência e controle?
São várias as passagens da palavra de Deus que nos ensinam sobre diversos comportamentos e áreas de nossas vidas.
Por isso é fundamental que você como um verdadeiro cristão saiba controlar suas emoções e ter mais paciência.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. (1 Coríntios 13:4-5)
A passagem de Provérbios 16:32 diz que um verdadeiro cristão deve ter paciência, assim como controlar melhor o espírito para lidar melhor com as emoções da vida.
Um cristão deve:
- Ter mais paciência para enfrentar as circunstâncias da vida;
- Viver uma vida mais leve e sem arrependimentos;
- Compartilhar o amor de Deus com os impacientes.
Na verdade, a paciência é algo que muitas pessoas apresentam dificuldades, vivendo assim o mundo acelerado e cheio de compromissos que afetam a saúde emocional.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:9)
Certas estações turbulências da vida só podem ser combatidas se o verdadeiro crente tiver paciência e controle de seus sentimentos mais profundos.
Ter paciência é ter fé em Deus
No mundo acelerado em que vivemos, ter paciência é ainda mais difícil por causa de diversas circunstâncias que enfrentamos diariamente.
É por esses outros motivos que um verdadeiro crente deve fortalecer sua fé em Deus com oração.
Várias circunstâncias irão pôr à prova o seu testemunho e confiança em Deus.
Por isso, o Senhor esperará para ter misericórdia de vós; e, por isso, será exalçado para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade. Bem-aventurados todos os que nele esperam. (Isaías 30:18)
Por isso, é importante que você ilude com paciência para ter pensamentos positivos e ações que glorificam o nosso Senhor Todo-Poderoso.
A Bíblia é um grande manual de comportamento e conhecimento de Deus que todos nós devemos aproveitar.
Mas, por isso, alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. (1 Timóteo 1:16)
Com isso, se ele falta paciência, busque mais sentimentos positivos e de esperança em Cristo Jesus.
Como controlar as emoções em Deus?
O melhor caminho para controlar as emoções entregar tudo nas mãos de Deus e confiar na providência divina.
A verdade é que Deus pode controlar as coisas emoções de forma simples e que irá impactar bastante a sua vida.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende do mal. (Joel 2:13)
Só basta você ter mais fé e ir diante do nosso criador através de orações sinceras e humildes para fortalecer sua comunhão com Ele.
Na verdade, quem anda ansioso deve procurar através das súplicas em uma oração ações de graça para apresentar pedidos ao nosso Senhor.
Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água. (Salmo 63:1)
Por isso é muito importante você entender a importância da oração em sua vida para que o Espírito Santo habite em sua vida.
…
Você gostou de saber mais sobre Provérbios 16:32 que fala sobre como nós devemos ter paciência e controlar nossas emoções? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes palavras de amor e conhecimento de Deus.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.