Projeto de distribuição de livros de educação financeira ganha prêmio nacional
Professora da UFRGS desenvolve projeto de educação financeira durante pandemia da Covid-19 e ganha prêmio nacional
Gestão financeira familiar é e sempre foi um problema dos brasileiros. Com a inflação e o desemprego em alta, os níveis de endividamento estão entrando em um nível alarmante. Nunca se fez tão necessário informações quanto ao controle desses recursos.
E foi exatamente isso que Wendy Haddad Carraro, de 46 anos, professora de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez. Ela criou e coordena um projeto chamado ‘Educação Financeira em Tempos de Covid-19’.
Em pouco tempo o programa virou um livro que teve 300 exemplares impressos e foi esgotado em tempo recorde.
Segundo Wendy, o projeto faz parte do ‘Programa Educação Financeira para Todos e para Toda Vida’, que visa o desenvolvimento de ações junto à escola de ensino fundamental e médio.
Com a suspensão das atividades presenciais, o caminho encontrado para substituir as ações foram cursos de educação a distância. Assim nasceu o plano e seus frutos.
“Com a pandemia e o meu histórico de ensinar educação financeira, fiquei preocupada, pensando sobre como a população organizaria as finanças neste período. Muitas pessoas tiveram seus rendimentos reduzidos, gastos alterados e a rotina reestruturada. Mesmo sendo pesquisadora, o meu objetivo não foi escrever um artigo e publicar numa revista, pois isso seria uma consequência. A intenção mesmo foi disseminar as informações entre as pessoas“, lembra a professora de como a ideia do projeto foi plantada em sua mente.
Das salas da universidade para todo o Brasil
Depois de uma pesquisa de campo, Wendy reuniu 25 alunos dos mais variados cursos e juntos desenvolveram ações como:
cursos on-line gratuitos (acesse aqui), grupos sobre educação financeira no WhatsApp, dicas diárias em canais do Telegram, publicações em uma página própria do Instagram e a criação de um site com todo o conteúdo.
A cereja do bolo do programa foi a criação do e-book gratuito de 64 páginas ‘Dicas para manter sua educação financeira em alta’, que pode ser acessado aqui. O exemplar já teve centenas de impressões e a equipe procura meios para promover mais exemplares.
O projeto rendeu à professora a conquista da primeira edição do prêmio nacional de Educação Financeira Transforma, promovido pelo Instituto XP, na categoria pesquisadora. A premiação foi um reconhecimento do braço social da maior corretora de investimentos do Brasil.
“O Prêmio busca valorizar e potencializar boas iniciativas que já estão transformando a educação financeira no país. Há muita gente atuando, de fato, para resolver este desafio enorme: 97% das pessoas no país têm dificuldade de lidar com o próprio dinheiro.” afirmou Marcella Coelho, Head de impacto social da XP à revista Época.
Com a remuneração em mãos, o objetivo da professora é utilizar os princípios financeiro e de multiplicação de ganhos para expandir as ações da proposta para atingir outras pessoas e repassar as dicas que podem salvar famílias do caos que trazem os problemas financeiros.
Formado em História, entusiasta da literatura, apaixonado por artes.