Dança é usada como inspiração para transformar vida de mulheres em projeto social
Voltado para mulheres acima de 50 anos, o Projeto Dançando Com Experiências ajuda na interação social, autoestima e bem-estar das participantes por meio da dança.
A dança, como toda arte, tem um grande potencial de transformar vidas e inspirar as pessoas. Foi com esse pensamento que a a Prefeitura de Teresina, capital do estado do Piauí, criou o Projeto Dançando com Experiências.
A iniciativa é voltada para mulheres acima de 50 anos que participam de atividades de interação social e ficam mais ativas fisicamente.
A professora Elizabeth Báttali conta que muitas mulheres começam tímidas e inseguras a participar do projeto. Mas logos acabam descobrindo seu potencial, se tornam comunicativas e extremamente participativas.
“Temos no projeto casos de mulheres que já estavam com dificuldades de locomoção, com dores no corpo e outras até com o psicológico abalado por conta de não terem uma rotina produtiva. Aqui trabalhamos para que a dança as façam fugirem de muitos problemas, como, por exemplo, o isolamento social, já que elas acabam se socializando com outras alunas”, conta a professora, em depoimento reproduzido pelo site da Prefeitura.
O bacana é que as alunas também se apresentam ao público em eventos no teatro e em atividades que acontecem pela cidade. Ou seja, além de praticarem entre elas mesmas, possuem a oportunidade de mostrar as suas habilidades para toda a comunidade.
Impacto positivo
Uma das pessoas que teve a vida transformada é a aposentada Lúcia Braga, de 65 anos. Ela chegou com vários problemas, inclusive alguns emocionais provocados pela separação. Graças ao projeto, a mudança já é visível.
“Estou me sentindo mais leve, consigo até fazer atividades que antes não conseguia, me tornei uma nova mulher, pois encarei minha timidez e inclusive venho fazendo coisas que não fazia na minha juventude, pois nunca me vi dançando em um palco se apresentando para uma plateia”, afirma.
Ou seja, é uma iniciativa importantíssima para recuperar a autoestima, conectar pessoas diferentes e mostrar que a vida após os 50 anos não precisa se resumir a ficar em casa e cuidar dos netos. Mas, sim, é uma vida cheia de descobertas, alegrias e coisas novas.
Se você mora em Teresina e tem interesse em fazer as aulas de dança, olha que boa notícia: o projeto abre inscrições na próxima segunda-feira, 07 de março.
Os interessados podem se inscrever presencialmente no Teatro João Paulo II, na Avenida Joaquim Nelson, bairro Parque Ideal. O horário é das 8h às 12h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Caso você não se encaixe, mas conheça alguém com interesse, compartilhe essa notícia! Ajude o projeto a crescer e mudar a vida de mais mulheres. É uma iniciativa linda que merece ser divulgada e reconhecida.
Por meio da arte, podemos descobrir mais sobre nós mesmos, sobre o próximo e transformar muitas realidades. Todo o apoio para que esse projeto continue crescendo e sendo referência para a população.
Fonte: Prefeitura de Teresina
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.