Professor pula corda com aluno com paralisia no colo e dá show de inclusão
O Heitor tem paralisia cerebral, mas nem por isso fica de fora das aulas de educação física. Seu professor, Gean Sampaio, encontrou uma maneira de inclui-lo, pulando até corda com o menino no colo.
A gente sempre vê várias provas de amor e carinho vindo dos professores, uma profissão muito importante e admirável. Quem conquistou a web dessa vez foi o professor de educação física Gean Sampaio, que deu um show de inclusão e empatia!
Em um vídeo, o professor aparece pulando corda enquanto carrega no colo uma criança com paralisia cerebral. O nome do aluno é Heitor, uma criança de seis anos que teve uma trombose cerebral com apenas sete dias de vida.
Nas cenas abaixo, você pode ver o Gean brincando de maneira inclusiva com o garoto:
@tiogean o problema não é ser diferente, e sim ser tratado diferente. 💙 #fy #foryou #fypシ #professoresnotiktok
O vídeo foi gravado em 2021 em Londrina, no estado do Paraná, mas só ganhou repercussão agora, segundo o G1. “Ela falou que estava muito bonitinho eu pulando com ele. Daí, coloquei o celular na mureta e gravei. Como eu já postava alguns vídeos, juntei um outro que tinha com ele e resolvi publicar”, afirmou.
Trabalhando há um ano no colégio do Heitor, Gean diz que resolveu abordar o tema da inclusão com toda a turma. Uma ideia que tem dado muitos frutos positivos. Não só para os alunos com deficiência, mas também para os demais, que aprendem a conviver com as diferenças.
“Eu sempre falo que nas minhas aulas ninguém fica sem fazer, e para o Heitor é bom para que ele possa ver que nada é tão comprometedor. Eu sempre quis trabalhar a inclusão, e as crianças da sala dele estão o incluindo”, declarou.
Depois que o vídeo viralizou na internet, Gean começou a receber mensagens de apoio de todas as partes de mundo. Páginas do Reino Unido, dos Estados Unidos, de países da América Latina e do mundo árabe compartilharam o vídeo. Em uma delas, a publicação recebeu mais de 1 milhão de curtidas e 44 mil comentários.
Por um mundo mais inclusivo e para todos
Uma repercussão tão grande que o Gean precisa traduzir várias mensagens de diferentes idiomas para entender o que está escrito. Para o professor, quem merece o crédito pelo sucesso é o Heitor, já que ele é a razão por trás de tudo isso.
Na família do Heitor, a emoção também foi grande. A mãe do pequeno diz que sempre sempre soube que o carinho do Gean com o seu filho é genuíno. E se alegrou muito com as imagens que estão rodando o mundo.
Quando a gente lê notícias como essas, renovamos a nossa esperança em um mundo mais inclusivo, acessível e com oportunidades iguais para todos.
Não temos dúvidas de que existem muitos professores incríveis como o Gean por aí. Assim como também existem crianças cheias de carinho para dar só esperando uma oportunidade, como o Heitor.
Gean, parabéns pelo seu trabalho e que você continue firme e forte nessa linda missão de inclusão. O mundo te admira!
Fonte: G1
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.