Prato brasileiro é eleito o 2º melhor do mundo; consegue adivinhar qual?
Um prato brasileiro ficou em segundo lugar no ranking da Tasteatlas Awards, que avaliou as melhores comidas do mundo. Sabe qual? Claro que foi a picanha!
A gastronomia brasileira é uma das mais ricas e saborosas que existem. Temos uma variedade única aqui que conquista pessoas de todos os países. Não é de surpreender que um prato nosso tenha sido eleito o segundo melhor do mundo pela renomada premiação Tasteatlas Awards 2022. Consegue adivinhar qual?
Claro que foi a picanha! Esse corte de carne tão gostoso e que tem vários fãs. Muita gente não recusa um convite para comer aquela picanha em um churrasco com os amigos ou com a família. É uma delícia!
Uma curiosidade: a origem do nome “picanha” remonta à década de 1950, segundo o site Sociedade de Carne. Em um restaurante de São Paulo (SP), o neto do conde Matarazzo, Baby Pignatari, experimentou o corte e ficou curioso para saber que sabor era aquele.
O churrasqueiro do estabelecimento, um argentino, respondeu, em espanhol, “picaña”, que é o nome dado à ponta da vara que cutucava os bois na região da anca, de onde é retirada a peça.
Outras fontes, no entanto, dizem que a utilização do termo picanha é anterior à década de 1950. Independentemente de como surgiu, o fato é que o corte é uma delícia e merece o segundo lugar na lista da Tasteatlas Awards. Veja como preparar em casa, clique aqui e aprenda com o Receitinhas.
Primeiro lugar
Mas você deve estar curioso para saber quem ficou em primeiro lugar, né? Será que foi o bacalhau português? Pizza italiana? Paella valenciana? Que nada! O título de melhor prato do mundo ficou com o karê, um prato típico do Japão que leva, entre outros ingredientes, carne bovina, batata, cenoura e curry. Se você é fã da culinária japonesa, é bem provável que já tenha comido.
A lista dos 20 melhores pratos da Tasteatlas Awards ficou assim:
- Karê (Japão)
- Picanha (Brasil)
- Amêijoas a Bulhão Pato (Portugal)
- Tangbao (China)
- Guotie (China)
- Phanaeng Curry (Tailândia)
- Ceviche (Peru)
- Ghormeh sabzi (Irã)
- Cağ kebabı (Turquia)
- Pollo a la brasa (Peru)
- Pizza Margherita (Itália)
- Xiaolongbao (China)
- Gambas al ajillo (Espanha)
- Shish kebab (Turquia)
- Païdakia (Grécia)
- Pierogi Ruskie (Polônia)
- Cochinita pibil (México)
- Cha siu bao (China)
- Pappardelle al cinghiale (Itália)
- Carnitas (México)
Ah, e um detalhe: o Brasil também marcou presença com a vata atolada, comida caipira feita de carne bovina e mandioca que conquistou o 29º lugar. Clique aqui e pegue a receita para fazer em casa.
Sua vez agora! Se você fosse montar uma lista de melhores comidas do mundo, qual prato não poderia faltar? A feijoada, o pão de queijo, a tapioca e o brigadeiro merecem um lugar aí hein!
Fonte: Catraca Livre e Sociedade da Carne
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.