Por que tantas pessoas sentem prazer em mentir até com coisas bobas? Ciência explica
São várias as pessoas que mentem de forma prazerosa e profissionalmente. Existe uma explicação científica para esse caso e você precisa aprender a identificar pessoas assim. Mentir é errado!
Já parou para pensar no porquê algumas pessoas amam mentir e levam isso como um prazer pessoal?
Apesar de ser uma coisa boba, essa vontade de mentir por prazer tem uma explicação científica.
Muitas pessoas ao redor do mundo podem chamar isso apenas de desonestidade, e outras de engano, mas mentir de forma simples e prazerosa não é ser verdadeiro.
De acordo com o professor de psicologia na Universidade de Massachusetts Amherst, Robert Feldman, PhD, certas pessoas têm prazer em mentir para ter tática social eficaz.
O “engano verbal” que muitas dessas pessoas mentirosas usam é para ter mais engajamento social com outras.
Veja o que Robert Feldman fala sobre esse fenômeno:
“As pessoas não esperam que mintam; a expectativa é que elas estejam ouvindo a verdade dos outros, e isso permite que as pessoas que estão mentindo muitas vezes saiam impunes”.
É importante analisar esses casos no seu dia a dia, isso porque certas pessoas apresentam prazer em contar mentiras brancas compulsivamente.
Por que certas pessoas mentirem por prazer?
Apesar de muitas pessoas utilizarem da mentira para benefícios próprios, muitas pessoas apresentam prazer e compulsividade e utilizam essa ferramenta.
Por incrível que pareça, são várias as pessoas que obtêm benefícios sociais ao mentir descaradamente.
É por isso esses outros motivos que muitas pessoas apresentam prazer e com possibilidade de tirar vantagens da mentira parece safado de certas situações.
Confira a seguir alguns comportamentos que explicam o porquê dessas pessoas têm prazer em mentir.
1 – Obter recompensa
São várias as pessoas que alegam falsamente os tipos de informações só para obter alguns benefícios.
Infelizmente, existem pessoas até mesmo na entrevista de emprego que aumentam suas chances de contratação através da manipulação e mentira.
Pessoas desse tipo apresentam um grande prazer em enganar e manipular pessoas para ter recompensas a curto e longo prazo.
2 – Evitar punição pessoal
Por incrível que pareça, muitas pessoas que convivem com você podem ter grandes chances de usar da mentira para evitar punição pessoal e prejudicar você.
Os indivíduos que usam da mentira por prazer para manipular e enganar pessoas têm grandes chances de mudar certas informações para não se prejudicarem.
Por isso, é muito importante que você entenda certos tipos de comportamento de pessoas prazerosas e evite esses tipos de informações falsas que afetam sua vida.
3 – Ganhar popularidade
As pessoas que utilizam do prazer em mentir compulsivamente é sempre tentar conquistar a admiração de outras pessoas através de informações falsas.
A verdade é que certas mentiras bem contadas podem aumentar muito a popularidade de um determinada pessoa que utiliza desses meios.
4 – Sair de situações sociais embaraçosas
É muito comum ver pessoas mentindo para sair de situações embaraçosas difíceis na vida.
Para esses tipos de pessoas a mentira acaba sendo uma motivação para alegar que é inocente e se distanciar de situações complicadas.
Na verdade, é bem difícil de conviver com pessoas com esse tipo de comportamento. A mentira para essas pessoas é uma simples forma de evitar constrangimentos.
Como ser um detector de mentiras?
Exceto os mentirosos endurecidos e profissionais, todas as pessoas que utilizam desse meio para benefícios próprios apresenta algum tipo de ansiedade ao contrário mentira.
Por isso, é fundamental você ter certo conhecimento e informações ao saber detectar pessoas mentirosas.
Os detectores de mentiras são baseados em informações que o corpo humano de forma física acaba demonstrando de forma sincera e espontânea.
Vários especialistas aconselham que as pessoas comecem a observar grupos de finais para identificar pessoas mentirosas.
Confira a seguir alguns sinais de pessoas mentirosas para você ser o seu próprio detector de mentiras. São eles:
- Comportamento de desconforto;
- Desviar a atenção do problema;
- Deslizar a língua ao negar algo;
- Puxar, acariciar ou esfregar o nariz;
- Rosto e pescoço vermelho;
- Pausas e gagueira na fala;
- Alteração no tom de voz;
- Oferecer várias desculpas;
- Ficar em uma postura defensiva;
- Braços cruzados sobre o peito;
- Evitar contato visual.
A forma como muitas pessoas lidam com os sintomas de mentira são bem simples de identificar. Por isso é muito importante você saber quem são as pessoas que você convive diariamente.
Isso porque certas pessoas que você convive e ama podem manipular seus comportamentos através da mentira e falta de informações.
Infelizmente, são várias as pessoas que utilizam desses meios para benefícios próprios e até mesmo para prejudicar a vida de outras pessoas.
A mentira tem consequências
São várias considerações que entram em jogo ao defender honestidade, ética, moral e política ao enganar pessoas através da mentira.
O que você precisa saber é que a mentira é uma ferramenta psicológica extremamente difícil de lidar e que pode gerar consequência a curto e longo prazo.
Na verdade, as pessoas que vivem alimentando suas vidas cometidas ficam calçando um sapato esperando o outro cair – um dia tudo irá desmoronar.
Se você é uma pessoa que sabe descobrir quem mente para você, isso pode afetar muito sua confiança e fé em outras pessoas, não é mesmo?
A verdade é que é mentira pode ser drasticamente terrível para um relacionamento amoroso ou fortalecimento de confiança entre pessoas.
Portanto, alimentar situações de medida em sua vida só trarão consequências terríveis e viver na falsidade não durará para sempre.
…
Você gostou de saber mais sobre os motivos pelos quais tantas pessoas sentem prazer em mentir? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas dicas para aprender a detectar pessoas mentirosas.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.