Por que nós odiamos a INCERTEZA e com lidar com isso?
Confira aqui o que você pode fazer para deixar de ansiedade e medo e começar a para de ter incertezas sobre o futuro.
Devido o desprezo pela incerteza, o cérebro do ser humano inventa todos os tipos de histórias não testadas centenas de vezes por dia para mantê-lo em segurança.
Como por exemplo, quando um amigo não responde a uma mensagem de texto, um colega está “chato” e usa um certo tom de voz ou você não está incluído na lista de convidados de uma festa. Nessa hora, tudo se passa pela sua cabeça, não é mesmo?
Se você for como a maioria das pessoas são, você vai presumir o pior e imaginar demais o evento. Com isso, você acaba considerando essas suposições do pior caso como um fato, muitas vezes sem perceber.
Por que a incerteza o assusta tanto as pessoas?
A incerteza pode causar uma ansiedade tremenda em você. Seu cérebro está constantemente atualizando o mundo ao seu redor, fazendo julgamentos sobre o que é seguro e o que não é.
Para a mente do ser humano, incerteza é igual a perigo. Se seu cérebro não sabe o que está por vir, ele não pode mantê-lo fora de perigo.
O nosso cérebro sempre assume o pior, personaliza demais as ameaças e tira conclusões precipitadas. O nosso cérebro fará quase tudo por uma questão de certeza.
Nós estamos programados para superestimar ameaças e subestimar nossa capacidade de lidar com elas, tudo isso em nome da sobrevivência.
A grande responsabilidade de nosso cérebro em mantê-lo seguro significa que ele odeia a incerteza inevitável da vida.
É por isso que tantos de nós desmoronamos pouco antes de uma grande viagem ou quando a instabilidade no trabalho causa um prejuízo maior à nossa saúde do que perder o emprego.
Até mesmo um adulto de mente mais racional pode se sentir inquieto quando se pergunta quem se esconde sob a maquiagem de palhaço.
Quando a certeza é questionada, nosso cérebro fica descontrolado, instantaneamente “chutando suas calças” na tentativa de estimulá-lo a agir e colocá-lo em plena segurança.
Esperar pela certeza pode parecer até uma tortura de um milhão de pequenos cortes. Você precisa entender que nós somos consumidos pela ansiedade.
A segurança pode limitar o seu sucesso
Segurança não é igual a felicidade ou sucesso. A segurança é igual a segurança. Não importa o que aconteça, a nossa mente de sobrevivência insiste em saber um resultado de uma forma ou de outra para amenizar.
É mais estressante saber se você vai chegar na hora certa para a reunião do que saber que vai se atrasar. É menos ansioso saber que você vai se divorciar do que não ter certeza disso.
E é mais assustador não saber se você vai ser demitido do que saber com certeza que perdeu o emprego. Pesquisas mostram que o nosso cérebro prefere até mesmo a dor física à incerteza. Veja a seguir o que a ciência descobriu sobre isso.
Alguns pesquisadores britânicos descobriram que os participantes do estudo que sabiam com certeza que receberiam um choque elétrico se sentiram mais calmos e menos agitados do que aqueles que foram informados de que tinham apenas 50% de chance de receber o choque.
Não é de admirar que você lute ou fuja quando não sabe para que lado está, não é mesmo? Infelizmente, embora evitar a incerteza possa ajudar você a permanecer são e salvo, o casulo que seu cérebro primitivo constrói para você é apenas uma prisão virtual.
As mesmas suposições que o mantém seguro permeiam todas as esferas de sua vida. Eles impedem que você cresça e alcance os seus sonhos .
Você é conduzido na direção errada, criando desgosto e dissensão e desperdiçando grande quantidade de tempo e energia. Por isso, comece a prestar atenção nessas coisas!
Dicas para você aprender lidar com as incertezas
Confira a seguir algumas dicas que você pode botar em prática para ter uma vida mais segura e plena em relação às circunstâncias da vida. Aprenda a ser uma pessoa com menos medo das incertezas da vida.
1 – Aprenda a se render ao desconhecido
Se nós já sabemos o que queremos, já estabelecemos uma limitação para nós mesmos. Por isso, quando você vai para o desconhecido, você vai para a luz, a incerteza completa e você não tem ideia, mas é aí que você pode criar a possibilidade final.
2 – Aprenda a desenvolver sua tolerância à incerteza
Apesar de seus melhores esforços, as coisas nem sempre saem como nós planejamos. As expectativas serão erradas, eventos inesperados o cegarão e você experimentará decepção e rejeição. isso faz parte.
Por isso, se a incerteza é inaceitável para você, apenas amplifica seu medo e acaba em guerra consigo mesmo, resistindo e discutindo com a vida ao invés de vivê-la.
Observe o que você resistiu e o impediu de alcançar seus sonhos. Pergunte se você tentou forçar, resistir ou se apegar a algo ou alguém sobre o qual não tem controle.
Em seguida, considere aceitar tudo o que você trabalhou duro para controlar e desafie-se a controlar sua resposta ao que você não pode controlar.
3 – Sempre procure nas dificuldades uma oportunidade
Quando você estiver passando por algum momento de dificuldade, aprenda a identificar nessas situações momentos que te farão uma pessoa melhor. Saiba aprender com os erros.
4 – Mantenha sua saúde mental afiada
A perspectiva é a coisa mais poderosa que você pode controlar em uma situação que está além do seu controle. Medo, pânico e preocupação não são preparação.
Eles acrescentam insulto à lesão, outra camada de estresse que pode comprometer o sistema imunológico e, paradoxalmente, nos deixar ainda mais estressados.
Quando a nossa mente já está decidida antes de cada nova experiência, você se torna impossível de ser ensinado e não pode mais receber insights.
Desfazer sua mente ou esvaziá-la de expectativas abre você para receber os momentos ensináveis a cada nova experiência.
5 – Concentre-se apenas no que você pode controlar
Quando você se depara com a incerteza, concentre-se nas coisas ao seu redor que você pode controlar. Pense nos aspectos positivos da sua vida, nos quais você pode fazer a diferença.
Considere os recursos pessoais ao seu alcance, em vez dos desconhecidos: manter-se saudável, dormir bastante, fazer exercícios, meditar, comer bem e estabelecer fortes apoios sociais.
6 – Aprenda a encarar os desafios como uma nova aventura em vez de problemas
Assim como existe uma linha tênue entre boas e más notícias, existe uma linha tênue entre entusiasmo e terror.
No piloto automático, seu cérebro de lagarto o induz a olhar para os desconhecidos como uma ameaça ou problema que precisa ser resolvido. Quando você muda essa perspectiva, pode enquadrar a situação como uma aventura ou desafio.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.