O poema mais lindo de Cora Coralina para reflexões
Um dos melhores textos da literatura mundial irá abrir seu coração para a vida. Confira aqui um poderoso poema de Cora Coralina para refletir.
A verdade é que muitas vezes encontramos poesia nas encruzilhadas do destino que abrem nossas mentes e esse texto de Cora Coralina te fará refletir ainda mais.
O fato é que esse poema de Coralina mostra bem e com beleza e simplicidade como as linhas de nossas vidas podem se entrelaçar de forma inesperada.
Além disso, nas palmas das mãos, podemos até controlar algumas circunstâncias, porém, o mistério da existência pode mudar o rumo.
Foi pensando nisso que selecionamos na íntegra um poema de Cora Coralina para fazer você refletir sobre alguns aspectos importantes da vida como um todo.
Poema “Meu Destino” de Cora Coralina
Nas palmas de tuas mãos
leio as linhas da minha vida.
Linhas cruzadas, sinuosas,
interferindo no teu destino.Não te procurei, não me procurastes –
íamos sozinhos por estradas diferentes.Indiferentes, cruzamos
Passavas com o fardo da vida…
Corri ao teu encontro.
Sorri. Falamos.Esse dia foi marcado
com a pedra branca
da cabeça de um peixe.E, desde então, caminhamos
juntos pela vida…
O que diz esse marcante poema de Cora Coralina?
Nas palmas das mãos, a brilhante Cora Coralina leu as linhas de sua própria vida, porém, também enxergou traços das jornadas de outros.
O que muitos leitores e fãs da escritora observaram é que as linhas cruzadas, sinuosas, essas são as marcas que moldam a história de cada um de nós.
Por vezes, encontramos também pessoas cujos destinos estão destinados a se entrelaçar com os nossos. Os poemas de Cora Coralina têm muito a nos ensinar sobre alguns aspectos da vida e você pode ser transformado com isso.
Logo, isso acontece de forma quase mágica, como se fosse predestinado. Por isso, devemos olhar para os poemas com olhos de crianças, aprendendo nas lindas a vida em sua essência.
Um poema que fala aos corações
A escritora Cora Coralina e seu interlocutor não se procuraram deliberadamente quando o poema foi escrito. Até mesmo poesia de Natal de Cora Coralina irá te mostrar o sentido da vida.
O fato é que elas estavam ocupados seguindo estradas diferentes, mergulhados em suas próprias experiências e jornadas.
Na verdade, são vários os leitores que observaram uma dança do acaso, uma serendipidade que os aproximou.
Logo, o destino é muitas vezes indiferente às nossas intenções, porém, ele tem um jeito peculiar de unir quando menos esperamos.
Um momento marcado com a pedra branca da cabeça de um peixe.
A metáfora do poema de Cora Coralina é intrigante, como se fosse um sinal cósmico, algo que só o destino poderia compreender. Você entendeu?
Porém, o mais importante é o sorriso compartilhado, as palavras trocadas que refletimos no texto. Podemos observar que é nesse instante que duas vidas se cruzam e se unem, dando início a uma nova jornada.
Desde um dia bem especial, a escritora Cora Coralina e seu interlocutor começaram a caminhar juntos pela vida. De poemas de amor de amigos e textos inspiradores sobre a vida, Coralina irá abrir seu coração.
Logo, essa é a magia do destino, o modo como o poema reserva a cada um de nós surpresas – a vida foi feita para ser vivida com amor.
A vida é uma jornada de boas experiências e aprendizados
A verdade é que nossas vidas são entrelaçadas por laços invisíveis, e o poema de Cora Coralina recorda a cada um de nós algumas situações importantes.
Por mais que tentemos controlar nossos destinos, sempre há forças maiores que conspiram para nos levar onde pertencemos. Concorda?
Às vezes, basta um encontro, um sorriso, para transformar completamente a trajetória de nossa existência – moldando objetivos, metas e boas experiências. A vida é ainda mais bela com lindas frases de felicidade, aproveite cada momento.
Logo, os poemas podem abrir nossos olhos para coisas extraordinárias na vida e esse poema de Cora Coralina é um exemplo de sabedoria.
Frases de Cora Coralina para refletir sobre a vida
Veja a seguir poderosas frases de Cora Coralina para você conhecer mais das obras da escritora e ter ótimas reflexões para abrir sua mente e coração.
Aprendi que mais vale lutar, do que recolher dinheiro fácil. Antes acreditar do que duvidar.
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.
Alguém deve rever, escrever e assinar os autos do passado antes que o tempo passe tudo a raso.
O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende com a vida e com os humildes.
Não lamente o que podia ter e se perdeu por caminhos errados e nunca mais voltou.
Da mesma forma aquela sentença: “A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar.” Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada, o anzol, a chumbada, a isca…
O amigo não passa a mão quando fizemos algo errado, está firme ao nosso lado, puxa a orelha, chama a razão!
O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.
Melhor do que a criatura, fez o criador a criação. A criatura é limitada. O tempo, o espaço, normas e costumes. Erros e acertos. A criação é ilimitada. Excede o tempo e o meio. Projeta-se no cosmos.
Procuro suportar todos os dia minha própria personalidade renovada, despencando dentro de mim, tudo que é velho e morto.
Nunca escreverei uma palavra para lamentar a vida. Meu verso é água corrente, é tronco, é fronde, é folha, é semente, é vida!
…
Você gostou desse lindo poema de Cora Coralina para refletir sobre a vida e entender a importância das escolhas na vida? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas lindas palavras de amor.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.