O poema mais lindo de Augusto dos Anjos é de fazer chorar
O que você pensa sobre a saudade? Será que esse sentimento é realmente saudável? Confira aqui um poema de Augusto dos Anjos que te fará refletir.
Você já sofreu por causa de saudade? Será que a dor da saudade é tão forte a ponto de desequilibrar a vida? Esse poema de Augusto dos Anjos irá te fazer refletir sobre o tema.
No universo complexo dos sentimentos humanas, a saudade se destaca como um sentimento extremamente cuidadoso de se lidar.
O fato é que a saudade se entrelaça com a memória e o desejo, formando um tecido emocional – sentimento esse que pode gerar felicidade ou tristeza.
Nesse emaranhado de sentimentos, a saudade muitas vezes se revela como pura tristeza. Foi pensando nisso que selecionamos um pensamento reflexivo em poema de Augusto dos Anjos para você pensar sobre isso.
Poema “”Saudade” de Augusto dos Anjos
Hoje que a mágoa me apunhala o seio,
E o coração me rasga atroz, imensa,
Eu a bendigo da descrença, em meio,
Porque eu hoje só vivo da descrença.À noute quando em funda soledade
Minh’alma se recolhe tristemente,
P’ra iluminar-me a alma descontente,
Se acende o círio triste da Saudade.E assim afeito às mágoas e ao tormento,
E à dor e ao sofrimento eterno afeito,
Para dar vida à dor e ao sofrimento,Da saudade na campa enegrecida
Guardo a lembrança que me sangra o peito,
Mas que no entanto me alimenta a vida.
Um poema que destaca um olhar triste para a saudade
O brilhante Augusto dos Anjos, o poeta paraibano conhecido por sua poesia sombria e pessimista, abre nossos olhos para uma verdade forte sobre a saudade.
A verdade é que o escritor constrói neste texto reflexivo uma narrativa emocional que destaca a saudade como algo que vai além da simples nostalgia.
O poema destaca o seguinte:
Hoje que a mágoa me apunhala o seio,
E o coração me rasga atroz, imensa,
Eu a bendigo da descrença, em meio,
Porque eu hoje só vivo da descrença.
Com isso, você leitor, em profundo estado de sofrimento e descrença, encontra no poema dele uma saudade, não apenas como lembrança, mas como um poço de tristeza.
Além disso, sentimento no poema de Augusto dos Anjos uma tristeza que ilumina a escuridão de sua alma descontente – apesar do amor na saudade, ela pode ser destruidora.
Será mesmo que a saudade é uma coisa boa?
A saudade, nas palavras do escritor Augusto dos Anjos, é uma mágoa que entristece o coração, um rasgo atroz na alma que nos deixa doentes.
O poema abre nossos olhos para um alerta em relação à saudade: ela não é apenas a recordação de algo que já passou, mas sim uma dor viva e presente.
Releia a seguir o que o poema diz:
À noute quando em funda soledade
Minh’alma se recolhe tristemente,
P’ra iluminar-me a alma descontente,
Se acende o círio triste da Saudade.
Com isso, podemos destacar no texto de Augusto que a saudade não é um suave suspiro pelo passado, mas uma aflição que habita o momento presente.
Com certeza você já sofreu com saudade, não é mesmo? Será que tudo que achamos que a saudade é realmente boa foi saudável para nós?
O sentimento de saudade realmente vale a pena?
A saudade se revela como uma experiência profundamente humana e esse poema de Augusto dos Anjos é uma emoção que conecta com a própria fragilidade.
Na verdade, o sentimento de saudade lembra que:
- A vida é marcada pela impermanência;
- Tudo o que amamos um dia se perderá, deixando para trás apenas a saudade;
- Essa “lembrança que me sangra o peito” pode ser um perigo para a saúde.
Por outro lado, a saudade lembra a cada um de nós que é justamente essa impermanência que dá sentido à vida – apesar das tristezas, a saudade tem seus benefícios.
Logo, o contraste entre a alegria e a tristeza, entre a presença e a ausência, que permite apreciar plenamente a complexidade da existência, deve ser avaliada.
Por isso, busque entender melhor como o sentimento de saudade age em sua vida, analisando bem se ela vale a pena ser cultivada.
Um alerta ao sentimento de saudade que nos cerca
O poema de Augusto dos Anjos convida os leitores a refletir sobre a natureza da saudade e como ela, às vezes, pode ser destruidora.
Sobre como ela pode ser tanto uma fonte de tristeza profunda quanto uma janela para a felicidade, as experiências da vida nos mostra a verdade sobre a saudade.
Na verdade, ela lembra para cada um de nós que a saudade, por mais dolorosa que seja, também é:
- Uma expressão do amor e da vida;
- Uma parte inextricável do nosso ser.
Com isso, precisamos tomar mais cuidado em relação ao que alimentamos no coração e mente quanto o assunto é saudade.
Portanto, pegue como inspiração e conselho essas palavras de Augusto dos Anjos para renovar suas esperanças e ficar a alerta aos sintomas da saudade.
…
Você gostou desse lindo poema de Augusto dos Anjos para refletir sobre a saudade e seus sinais de angústia e sofrimento? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas poderosas palavras de reflexão.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.