Mais playgrounds para crianças? Bobeira! Agora é a vez dos idosos…
Ser criança é estado de espírito. Esses idosos comprovam isso.
O que lhe vem a mente quando você pensa em playgrounds? Bom, no meu caso, a imagem de várias crianças se divertindo aparece em minha cabeça.
Mas, espera. E se trocássemos as crianças por idosos? Achou estranho? Pois saiba que em alguns lugares da Europa – e até mesmo no Brasil! – existem alguns parques públicos dedicados ao puro divertimento dos vovôs e vovós.
Na Espanha, onde os índices de envelhecimento aumentam a cada ano, os playgrounds começaram a surgir há algum tempo. O mais legal disso tudo é que, além das pessoas terem a oportunidade de realizar atividade física, esses locais são uma ótima oportunidade para a socialização. É o que garante Paz Vidal, fisioterapeuta espanhol:
É muito social. Nós queremos quebrar o mito que diz que a pessoa idosa só pode ir ao parque ficar sentado enquanto seus netos brincam. Todos podem se divertir aqui. Os parques ajudam a criar o laço familiar. É intergeracional.
Além da Espanha, outros países aderiram à ideia. Grã-Bretanha, Estados Unidos e Brasil são alguns exemplos. Por aqui os parques vem criando adeptos em algumas cidades.
Um exemplo é o playground da região do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Inaugurado em 2009 na na praça Virgílio Di Cicco, o local possui um conjunto de aparelhos apropriados para o pessoal da terceira idade se exercitar – e se divertir, é claro!
Fontes: upworthy.com, r7.com.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.