Pequeno grande alpinista: garoto de 8 anos é o mais jovem a escalar montanha de 900 metros nos EUA
O Sam é dono de uma coragem que muitos não têm. Com apenas 8 anos, se tornou a pessoa mais jovem a escalar o El Capitan, uma montanha nos Estados Unidos. Um recorde para se orgulhar!
Para quem tem medo de altura, escalar o El Capitan, uma montanha localizada no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, nos Estados Unidos, é uma tarefa das mais difíceis. Já para pessoas como o Sam Baker, de apenas oito anos, pode ser algo extremamente prazeroso!
Junto com o seu pai, Joe Baker, o garoto se tornou o mais jovem a subir os 910 metros da íngreme escarpa rochosa da montanha. Ele iniciou sua escalada em 25 de outubro e terminou quatro dias depois. Haja determinação!
Sam e o seu pai contaram com o apoio de outras duas pessoas para que a subida fosse bem-sucedida e transcorresse em segurança. No Facebook, Joe celebrou a conquista e mostrou a admiração pelo filho.
“Estou tão orgulhoso de Sam. Ele se tornou o mais jovem alpinista a subir, com o auxílio de cordas, o El Capitan. Em alguns anos ele pode estar de volta, quebrando mais recordes”, escreveu.
Quem também dá todo apoio ao Sam é a sua mãe, Ann Baker. Ela diz que o menino se mostra muito feliz praticando alpinismo. No lugar dela, muitas mães morreriam de medo e desencorajariam os seus filhos a se explorarem as alturas. Mas Ann entende que o esporte faz bem ao garoto e, certamente, deve confiar que o pai cuidará da segurança do pequeno.
Sua primeira escalada foi aos três anos. Enquanto muitas crianças só conhecem o berço como o lugar mais alto nessa idade, Sam se aventurou com o pai no Garden of the Gods, em Colorado Springs. Quando completou quatro anos, subiu a uma altura de quase 400 metros. Ou seja, enfrentar grandes alturas não é algo exatamente novo em sua vida.
Planejamento de dois anos
Um vídeo postado no YouTube pelo Good Morning America mostra um pouco dos bastidores dessa empreitada entre pai e filho. A subida no El Capitan já estava sendo planejada há dois anos, período no qual eles treinaram e se prepararam.
“Eu estive praticando alpinismo, pelo menos, três dias na semana com meu pai e minha equipe. A escalada é enorme. Nós vamos dormir nos parapeitos e comer lasanha”, explica Sam.
Na opinião de Joe, o tempo que eles passam juntos escalando é muito gostoso e cheio de aprendizado. “Eu fico realmente muito animado quando vejo se formando no Sam essa forte confiança nele mesmo. E também amo o tempo que passamos juntos como família.”
O Sam é mesmo um menino muito corajoso. Parabéns à família e muito sucesso nas próximas escaladas!
Fonte: BOL
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.