Pela primeira vez, uma mulher dos Emirados Árabes se torna piloto de avião

Aisha Al Mansooria se tornou a primeira mulher nascida nos Emirados Árabes Unidos a ser comandante de avião. Antes dela, apenas mulheres estrangeiras tinham alcançado esse posto no país.

Os passageiros da companhia aérea Eithad Airways vão perceber uma diferença na voz do comandante antes de cada decolagem. É que o comandante agora é “A” comandante! Pela primeira vez no país, uma mulher nascida nos Emirados se tornou piloto de avião, quebrando barreiras e mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser – incluindo no comando de aeronaves.

O nome da moça é Aisha Al Mansooria e, antes dela, as únicas mulheres comandantes por lá eram nascidas em outros países. Ou seja, é a primeira local a alcançar esse posto. “Aisha conquistou seu posto e, sem dúvida, inspirará suas companheiras dos Emirados e jovens mulheres ao redor do mundo a seguir seus sonhos na aviação”, disse Mohammad Al Bulooki, diretor de operações do Etihad Aviation Group, segundo o site Só Notícia Boa.

Aisha voa na Etihad Airways, tornando-se a primeira mulher comandante do país (imagem: LN 247)

O seu sonho começou a ser cumprido 15 anos atrás. Em 2007, ela entrou no programa de Cadet Pilot da companhia aérea em que trabalha. Além dela, o grupo de formação só tinha mais uma aluna nascida nos Emirados. Muito dedicada, completou o programa de treinamento e cumpriu todas as horas obrigatórias de voo (todo piloto tem uma carga horária a cumprir antes de se formar). Além disso, passou nos testes teóricos e nos exames de voo da Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos.

Em 2016, ela se tornou a primeira no país a pilotar o superjumbo AirbusA380. “A aviação é cega ao gênero e, para provar a si mesmo, os pilotos da Etihad passam por exames intensivos e atendem a requisitos rigorosos de horas de voo para garantir que os mais altos padrões de treinamento em aviação internacional sejam mantidos”, afirmou Mohammad.

Data especial para a estreia

E tem mais uma curiosidade: o início oficial da Aisha como piloto da Eithad Arways foi no dia 28 de agosto. Sabe o que é comemorado nessa data nos Emirados Árabes Unidos? O Dia da Mulher! Não poderia ser mais especial, não é mesmo?

Uma curiosidade: Aisha começou oficialmente como piloto no dia 28, quando se comemora o Dia da Mulher nos Emirados Árabes (imagem: reprodução/Só Notícia Boa)

Que a Aisha tenha muito sucesso na sua carreira como piloto e abra as portas para que outras mulheres sigam o mesmo caminho e tenham sucesso na área. Profissionais femininas competentes e cheias de talento é o que não falta. Na verdade, o que falta é a oportunidade!

Inclusive, quando se fala em aviação, não se pode esquecer de Amelia Earhart, a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico pelo ar. Antes disso, aos 25 anos, já tinha quebrado o recorde feminino ao chegar a 4 mil metros de atitude.

Sem sombra de dúvidas, uma grande inspiração, assim como a Aisha! Que venham muitos com ela e a gente possa escrever em breve, aqui no Awebic, a manchete “Quantidade de mulheres comandantes bate recorde!”.

Fonte: Só Notícia Boa

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.