Lei inspira moradores de Paris a cultivarem jardins urbanos em toda a cidade
Nova lei estimula parisienses a cultivarem jardins urbanos em toda a cidade, deixando a capital francesa ainda mais linda. Veja a novidade de Paris.
Com seus belos jardins, varandas cobertas de plantas e flores em cada quarteirão, Paris é uma linda cidade que está prestes a ficar ainda mais verde e viva.
Graças a uma iniciativa recente, os habitantes de Paris agora são incentivados a exercer seu direito de plantar e manter as suas próprias hortas urbanas.
A proposta surgiu como uma decisão da atual prefeita da cidade, Anne Hidalgo, a primeira mulher a administrar a capital francesa, de introduzir 100 hectares de espaço verde na cidade até 2020.
Os moradores interessados em participar da iniciativa receberão três anos de autorizações renováveis que lhes permitirão cultivar qualquer coisa: de frutas e legumes a flores e plantas ornamentais.
Uma verdadeira revolução verde!
Além dos tradicionais canteiros e vasos de plantas nas sacadas, janelas e calçadas, a proposta leva as pessoas a usarem sua criatividade para transformar paredes em colunas vivas, suspender os jardins, aproveitando o espaço vertical dos edifícios e até mesmo cultivar hortas nos telhados das casas.
Mas, atenção: todo e qualquer cultivo só é autorizado mediante métodos sustentáveis. Isso significa que pesticidas e adubos artificiais estão fora de questão.
Anne Hidalgo abre sua administração com o pé direito, promovendo uma estética urbana mais bonita, incentivando a sustentabilidade e reforçando a importância da responsabilidade individual de cada cidadão.
Images de Patrick Blanc, Christophe Noël e Jean-Pierre Viguié/Mairie de Paris. Fonte: mymodernmet.com.
Gostou? Conhece alguma cidade aqui no Brasil onde isso aconteça? Compartilhe com a gente!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.