Parceria com Elon Musk levará internet para a Amazônia
Ministro das comunicações anuncia início de uma nova parceria com a Tesla com o intuito de melhorar o fornecimento de internet para a Amazônia.
O Ministro das Comunicações do governo Bolsonaro anunciou nos últimos dias em seu Twitter o início de uma nova parceria.
Uma das marcas do governo do atual presidente é a busca por parcerias com empresas privadas. Nessa semana, o ministro Fábio Faria surpreendeu a todos ao anunciar uma parceria com a Tesla.
A SpaceX, é empresa de um dos homens mais ricos do mundo e dono da montadora mais valiosa do mundo, a Tesla. Elon Musk é conhecido pelas tecnologias revolucionárias que vem desenvolvendo.
“Em breve, @elonmusk estará no Brasil para conectarmos as escolas rurais e protegermos a Amazônia utilizando a tecnologia da SpaceX/Starlink. A gente no @govbr não tem otimismo e não tem pessimismo, a gente faz acontecer!!! Eu acredito no Brasil!!🇧🇷“, publicou o ministro em seu Twitter em uma foto junto ao empresário sul-africano.
A SpaceX é uma empresa espacial que conta com aproximadamente 4.500 satélites que orbitam a terra em baixa altitude. A categoria conta com equipamentos que ficam em órbita a até 2.000 quilômetros de altitude, em uma modalidade para fornecer internet em áreas remotas.
No último mês, a empresa fechou uma parceria com o governo chileno e passou a distribuir internet gratuitamente para duas cidades por um prazo de um ano. A instituição fará um investimento de 30 bilhões de dólares em satélites para fornecer internet para 70 mil usuários.
O ministro deixa claro que o objetivo é trazer para o Brasil um modelo parecido ao negócio fechado entre a SpaceX e o Chile, mas com um acréscimo: o projeto teria como ponto focal a floresta amazônica. A tecnologia facilitará seu monitoramento.
“Estamos a caminho de Austin, para uma reunião com @elonmusk inventor e CEO da @SpaceX, Starlink e Tesla. Iremos tratar sobre a parceria com o Brasil. Ampliação de conectividade e proteção da Amazônia é um esforço do governo de @jairbolsonaro.”, ele ressaltou em outra publicação ainda sobre o tema.
Uma nova era de proteção à Amazônia
Enquanto a novidade foi endossada pelos apoiadores do governo, opositores questionam se proteger a floresta amazônica seria o real interesse do governo.
“FENOMENAL reunião com a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell e sua equipe. Convidamos a SpaceX/StarLink para vir ao Brasil para conectarmos todas as escolas rurais do País e utilizarmos a tecnologia e capilaridade que eles têm em satélites para preservarmos a AMAZÔNIA.”, destacou o ministro.
Em sua rede social demonstrou otimismo. A parceria poderá abrir as portas do Brasil para tecnologias de ponta. Além disso, em meio a crise dos combustíveis, algo muito esperado pelos brasileiros é a chegada dos carros Tesla ao país, que une o baixo custo elétrico com sua sustentabilidade.
“Governo brasileiro unido à maior do mundo? Sim! A visita à empresa @SpaceX foi excepcional e vai gerar muitos frutos para nosso País. Agradeço à presidente da empresa, @Gwynne_Shotwell, e sua equipe.”, diz o twitter onde o ministro revela suas impressões sobre a reunião.
Formado em História, entusiasta da literatura, apaixonado por artes.