Para ajudar um antigo paciente, médico se oferece e doa o próprio rim
O Dr. Arjang criou uma relação de amizade com um antigo paciente e não teve dúvidas ao saber que ele precisaria de um transplante de rim: foi lá e doou seu próprio órgão para o amigo.
Que médicos e profissionais da saúde são verdadeiros anjos na Terra todo mundo já sabe – basta relembrar deles se arriscando por nós na pandemia antes mesmo da vacina chegar. Agora, o que o Dr. Arjang Djamali fez é mais surpreendente ainda: ele doou seu próprio rim para um homem que foi paciente.
Especialista em doenças renais, Arjang sempre teve a vontade de ser um doador, mas a compatibilidade de sangue era uma barreira: seu tipo sanguíneo é o B, considerado menos comum. “Eu queria não apenas ‘falar por falar’, mas fazer a diferença na vida de alguém com doença renal”, disse, em entrevista à agência de notícias da rede de Hospitais e Clínicas da Universidade de Wisconsin – UW Health, nos Estados Unidos.
Em 2014, o destino colocou o médico frente a frente com quem futuramente receberia seu rim. O paciente John Jartz tinha sido diagnosticado com doença renal policística (isto é, tinha acúmulo de cistos nos rins). Na época, Arjang era chefe do centro de transplantes da Universidade de Wisconsin.
À medida que recebia John no consultório e ia acompanhando o seu caso, o médico foi criando uma relação de amizade com o paciente, que também se identificou muito com o profissional.
“Nós nos conectamos imediatamente. Tínhamos muito em comum. Compartilhamos o amor por viagens e piadas ruins. Na verdade, eu ansiava por minhas consultas com ele, o que geralmente não é o caso quando você está falando sobre como lidar com uma doença como a minha”, afirmou John.
Transplante foi um sucesso
Em 2019, John estava sendo tratado com outro médico do mesmo centro de transplante. A essa altura do tratamento, ficou claro que ele precisava de um transplante de rim. Na época, John não tinha ideia de que a doação viria de Arjang.
No final de 2021, ele disse ao seu ex-paciente que conhecia um possível doador. “Eu disse: ‘Sou eu’. John ficou sem palavras. Passamos pelo processo de avaliação de nossa compatibilidade e eu era quase uma combinação perfeita para ele”, declarou o dedicado médico.
O transplante foi feito no dia 29 de junho deste ano, sendo um sucesso e salvando a vida de John. Arjang se emocionou muito ao ver o amigo bem e disse esperar que outras pessoas também tenham uma atitude semelhante.
Uma história linda que não poderia deixar de ser contada aqui no Awebic! Doar órgãos é um ato de amor ao próximo e merece ser incentivada. Se você tem vontade de ser um doador, compartilhe o seu desejo com a sua família. Aqui no Brasil, a doação só é permitida com autorização familiar – saiba mais clicando aqui.
Fonte: G1
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.