Países com tradição diferentona da Páscoa conseguirá te atrair para viajar
Está em busca de um país que tem tradição diferentona da Páscoa? Reunimos as tradições mais esquisitas para você...
As celebrações cristãs feitas na Semana Santa nem sempre são iguais. Se você quer comemorar o feriado de forma inusitada, escolha qual país que tem tradição diferentona da Páscoa mas combina com o seu estilo de viagem.
Montamos uma lista com as principais curiosidades e tradições esquisitas, que costumam ser feitas durante a Páscoa ao redor do mundo. No Brasil, nossa celebração envolve religiosidade, coelhos e ovos de chocolate.
A verdade é que nem todo mundo comemora esse feriado igual aos brasileiros. É de se imaginar que contextos e origens sociais diferentes, provoquem mudanças nessas celebrações.
Qual país que tem tradição diferentona da Páscoa você iria?
O nosso objetivo é se familiarizar com algumas esquisitices tradicionais pelo mundo afora. Se contássemos nossas tradições em um desses países, por exemplo, também iríamos ser tachados de estranhos.
Já que isso é inevitável não custa nada aprender um pouco mais sobre as culturas de Páscoa em alguns países. Se você está curioso, confira a lista com as tradições mais diferentes para o período Pascal.
Inglaterra e Estados Unidos
Durante a Semana Santa é muito comum que os ingleses e americanos se divirtam com a tradição Egg Rolling. O evento consiste em rolar ovos colina abaixo e teve origem na Europa pré cristã, através dos povos saxões.
Na Inglaterra essa é uma tradição muito apreciada pelas crianças. Elas fazem competições para rolar os ovos decorados e até pouco tempo atrás, eram utilizados ovos de galinha.
Nos Estados Unidos existe uma competição anual de Egg Rolling, promovida pela Casa Branca. Por ser muito divertido e reunir a família, países como Dinamarca e Alemanha também perpetuam a celebração.
Grécia
Se você achava que os gregos só quebravam pratos durante a cerimônia de casamento, está muito enganado. Todo domingo de Páscoa, diversas famílias se reúnem para quebrar potes de barro através da janela.
Eles acreditam que o barulho produzido pela quebradeira, ajuda a afastar o mal e manter as boas energias na vizinhança. Muito bom para relaxar, não acha?
Austrália
Provavelmente você já deve reconhecer a ideia de que os coelhos são bons representantes no período de Páscoa. Por incrível que pareça, essa não é uma tradição unânime no universo cristão.
Na Austrália, por exemplo, toda a simbologia de fertilidade associada aos coelhos foi modificada para dar ênfase a um animal típico do país. O povo australiano substituiu nosso querido coelhinho por um marsupial conhecido como Bilby.
Sua espécie está ameaçada em extinção e os australianos movimentam uma campanha de incentivo à defesa dos animais. Se você está indo para a Austrália durante essa época do ano, não esqueça de comprar um bilby de chocolate e doar para uma criança.
França
Essa tradição não acontece em toda a França. Na verdade, se você busca por um país que tem tradição diferetona da Páscoa, pode afunilar a pesquisa ainda mais e explorar a Vila no sudoeste francês, chamada Haux.
Ela conta com apenas 795 habitantes e durante a Semana Santa, a principal tradição é fazer um omelete gigante. Já imaginou uma fritada de 4500 ovos? É exatamente esse o feito de vários cozinheiros que se juntam para preparar a comida.
Alguns historiadores afirmam que esta tradição iniciou na época de Napoleão. Se foi, talvez nunca saberemos, mas se você quer provar um pouco do omelete e fazer parte deste momento, já comece a planejar a viagem.
Polónia
Digamos que esse não seja o feriado de Páscoa mais divertido para as mulheres. Até os tempos atuais, a Polônia mantém uma celebração chamada Smingus-Dyngus.
Ela consiste em homens jogarem baldes de água ou perfume nas moças. Sabe por quê? Até um tempo atrás isso era considerado um flerte. Agora vamos falar Sério, quem vai se sentir paquerada depois de levar um balde de água na cara?
Uma outra tradição muito comum durante o feriado na Polônia é a não participação dos patriarcas na preparação da comida da festividade. Eles acreditam que podem ficar com os bigodes grisalhos por causa disso. Apesar de tudo parecer muito estranho, a Hungria também costuma reproduzir essas tradições.
Finlândia
Você busca um país que tem tradição diferentona da Páscoa, e com certeza vai querer aproveitar a Finlândia. A celebração do país parece mais o haloween americano.
Na Semana Santa, as crianças se vestem como bruxas e fazem pinturas com tinta no rosto. Também é muito comum acenderem fogueiras enormes, que segundo a lenda, chamam a atenção das bruxas.
E não é das crianças que eles estão tratando. A celebração envolve chamar a atenção dos espíritos malignos, que por algum motivo estão distantes. Tenho certeza que por essa você não esperava, hein? Teria coragem de aproveitar a Páscoa na Finlândia?
Saiba também
- Mostramos qual o livro da bíblia que fala sobre a Semana Santa
- Esse ritual de Semana Santa vai te fazer ter dias abençoado
- Esses são os melhores destinos para aproveitar a Semana Santa
Itália
Mais especificamente na cidade de Florença, a comemoração da Semana Santa remete ao período da primeira cruzada. A tradição italiana consiste em colocar fogos de artifício em um carro, que anualmente é incendiado em frente à catedral de Duomo II.
O responsável pelo incêndio é o arcebispo. Os moradores da cidade ficam no entorno e costumam se vestir com roupas comuns do século 15. Se você é do tipo de turista que ama uma viagem no tempo, vai se apaixonar pela experiência.
México
As tradições de Páscoa no México são como um expurgo. A ênfase é dada a traição de Judas Iscariotes a Jesus. Assim, os mexicanos costumam usar a Páscoa para queimar figuras feitas de papel ou cartolina, sempre com formas demoníacas ou representações do apóstolo.
Lembra da tradição polonesa? No México acontece algo parecido. No dia conhecido como sábado de Glória, as pessoas costumam molhar umas às outras. De uns tempos para cá, o racionamento de água tem extinto essa tradição.
E aí, qual foi o país que tem tradição diferente da Páscoa mais te surpreendeu? Tenho certeza que você ficou intrigado com algumas comemorações. Você tem vontade de viver uma dessas experiências de perto, não esquece de anotar todas as dicas.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!