Olha só que legal! País africano lança plano ambicioso para plantar 1 BILHÃO de árvores
A Angola pretende plantar cerca de 1 bilhão de árvores até 2030, reflorestando uma parte importante do país e dando um passo importante para um mundo mais sustentável.
Enfrentar as mudanças climáticas e proteger o nosso planeta é uma pauta urgente que precisa ser encarada hoje, não amanhã. Entre os passos que precisam ser dados, está a questão do reflorestamento, de recuperar áreas verdes. Angola, país localizado na África, lançou um plano ousado de plantar cerca de 1 bilhão de árvores no centro e no sul do seu território.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado das Florestas, André Moda, durante uma sessão do Comitê de Silvicultura (COFO26) da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. O objetivo é criar uma cortina verde e “travar o avanço silencioso do deserto” em Angola.
A primeira fase do projeto está prevista para começar com o plantio de 700 árvores na província da Huíla (ao contrário do Brasil, a Angola se divide em províncias, não estados), dentro de 30 dias.
Essa notícia representa uma vitória e tanto para o meio-ambiente. Quanto mais árvores, mais alimentos para humanos e animais, mais ar puro, melhor controle da temperatura e da umidade, menos erosão do solo, mais abrigos para diferentes espécies – enfim, a lista de benefícios é enorme!
Pesquisando mais a fundo na internet, descobrimos que existem outras iniciativas incríveis em andamento na Angola. De acordo com a Euronews, recentemente, o país já plantou mais de um milhão de espécies de árvores. A ideia é que paisagens áridas sejam convertidas em áreas verdes, exuberantes e cheias de vida, incluindo aí regiões de exploração de minas.
Um trabalho em longo prazo
“Já plantamos 48 hectares. Temos oito de mogno africano e os outros 40 são árvores de eucalipto, das diferentes espécies que temos aqui. A questão das florestas demora muito tempo para se desenvolver. Estou plantando hoje, mas são os meus filhos e netos que vão desfrutar destas plantas”, disse Esmeraldo Boaventura Sakulukusso, diretor técnico de produção florestal.
É aí que está uma questão essencial: é necessário conscientizar, desde cedo, as novas gerações sobre a importância da preservação. Não é porque a nossa geração cometeu erros que as outras também devem cometê-los.
O certo é que outros países sigam os mesmos passos e anunciem projetos como esse. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Science, o mundo precisa, além de proteger a vegetação atual, plantar 1,2 trilhão de novas mudas, o equivalente a quatro florestas amazônicas.
A humanidade já mostrou ser capaz de superar grandes desafios e esse, com certeza, pode ser mais um a ser vencido. Como não existe planeta B (pelo menos, por enquanto), a única alternativa é cuidar da Terrar e lutar por seu futuro.
Fonte: EuroNews e Green Savers
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.