Paciente que teve remissão completa do câncer volta a andar e emociona equipe médica

Um paciente de 61 anos teve seu câncer completamente curado após um tratamento inovador. Agora, ele voltou a caminhar. Confira!

2.437 passos, 1.610 metros e 25 minutos andando até um mercado. A curta caminhada parecia algo impossível a alguns meses atrás para o publicitário Paulo Peregrino, de 61 anos. No começo deste ano, ele estava prestes a iniciar os cuidados paliativos devido a um câncer em estágio já avançado.

Mas graças a um tratamento revolucionário, ele agora consegue fazer as coisas simples do dia a dia (como caminhar) que antes tinha muita dificuldade. A história emocionante de Paulo foi notícia no mundo todo, inclusive aqui no Awebic!

Em entrevista ao G1, o publicitário comemorou os avanços em sua saúde! De acordo com ele, depois que teve alta, só deixou de caminhar um ou dois dias.

Mas estou falando naquelas caminhadas no fundo do prédio, de cerca de 10 minutos. A fisioterapeuta me viu caminhando e ficou orgulhosa. Disse que ficou impressionada. Talvez por isso me chamo Peregrino“, brincou.

Ao todo, foram treze anos lutando contra um câncer agressivo. E foi em março que a esperança bateu à sua porta: ele se tornou o 14º paciente a ser tratado por uma terapia que combate o câncer com as próprias células de defesa do paciente, que são modificadas em laboratório.

O tratamento faz parte de um estudo que usa verbas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O protocolo foi adotado pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto. Além disso, a recuperação foi no Sistema Único de Saúde (SUS)!

De acordo com os médicos e pesquisadores, todos os pacientes que foram tratados com este método tiveram remissão de ao menos 60% dos tumores. No caso de Paulo, ele teve remissão completa do linfoma em 30 dias com CAR-T Cell.

LIVRO AUTOBIOGRÁFICO

Animado com a nova perspectiva de vida, Paulo, que também é escritor, pretende contar a sua história em um livro autobiográfico. Por enquanto, ele está pegando leve e suas caminhas são no terreno do prédio onde mora na capital paulista.

Na cidade, ele ainda é monitorado pelos médicos e continua fazendo acompanhamento com equipe que esteve durante a sua luta contra a doença. No tempo livre, o publicitário aproveita para escrever sobre toda essa trajetória.

Neste fim de semana quero terminar de ajustar a cronologia. Quero inserir dados com ajuda da minha esposa, ver fotos e separá-las por datas. Já são 55 páginas“, informou.

GRATIDÃO SEMPRE

No Instagram, Paulo também compartilha os detalhes da sua saga. Periodicamente, ele atualiza os seguidores e informa os internautas sobre as suas evoluções. No último dia 19, por exemplo, ele fez um post agradecendo todos os profissionais de saúde que têm acompanhado o caso.

Gratidão sempre às equipes de médicos, enfermagem, neuro, infecto, psicóloga, e, claro, especialmente de fisioterapia, que se integraram num mesmo objetivo. O resultado é esse: um Peregrino fazendo jus ao seu sobrenome”, escreveu na legenda.

Confira a postagem completa:

Aproveite e relembre o caso completo de Paulo. E, mais uma vez, viva a ciência, viva o SUS!

Fonte: G1.

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.