Conheça a origem do nome destas 24 marcas famosas

Muitas marcas acabam fazendo parte de nossas vidas, mas pouca gente conhece a origem por trás dos nomes de algumas delas. Veja como esses nomes surgiram!

Você adora usar aquele seu par de tênis da Nike e não dispensa aquele café especial toda vez que vai à uma loja da Starbucks.

Pois é, as marcas fazem parte de nossas vidas, mas pouca gente conhece a origem por trás dos nomes de algumas delas.

Por isso, separamos esta lista com 24 marcas famosas e de onde seus nomes surgiram. Você vai se impressionar!

Confira:

Pepsi

Caleb Davis Bradham, o inventor da Pepsi, queria ser médico, mas uma crise na família fez com que ele abandonasse a faculdade de medicina e se tornasse um farmacêutico, de acordo com o site oficial da marca.

Sua invenção original, batizada de “Brad’s Drink”, surgiu da mistura de açúcar, água, caramelo, óleo de limão e noz moscada.

Três anos depois, Caleb rebatizou sua bebida para Pepsi Cola, pois acreditava que ela ajudava na digestão.

A palavra “Pepsi” vem de dispepsia, que significa indigestão.

Panera

Segundo informações da página do Facebook da cadeia de sanduíches, o nome é uma combinação de duas palavras: “Pan” (pão) e “era” (idade/era/tempo), cujas raízes são da língua espanhola e do latim.

Juntas elas formam A Era do Pão. O fundador da Panera ainda confidenciou que o nome significa “cesta de pães” em latim.

Google

Aposto que você não sabia que o nome de uma das marcas mais famosas do mundo surgiu de um erro de digitação.

O fundador da marca, Larry Page, realizou uma sessão de brainstorming na Universidade de Stanford para encontrar um nome para o seu indexador de websites.

Uma das sugestões foi “googolplex”.

No entanto, o nome Google apareceu depois que um dos alunos que participava da sessão escreveu o nome errado.

Felizmente, Larry correu e registrou sua empresa como Google.

McDonald’s

Raymond Kroc, o fundador da marca de fast food mais famosa do globo, trabalhava como vendedor de máquinas de milk-shake, quando conheceu os irmãos Dick e Mac MacDonald, que comandavam uma hamburgueria em San Bernadino, na Califórnia.

Os irmãos McDonald compraram muitos batedores de Raymond que, por sua vez, ficou impressionado com o restaurante administrado por eles.

Raymond, então, virou agente dos irmãos e abriu franquias por todo o território americano.

Anos depois, ele comprou os direitos do nome McDonald’s.

Adidas

Seria perfeito se Adidas fosse um acrônimo para “All Day I Dream about Soccer” (o dia todo sonho com futebol), não é mesmo?

Mas, na verdade, o nome vem da combinação do apelido de seu criador, Adi (Adolf Dassler), e as três primeiras letras de seu sobrenome.

J. Crew

Segundo a Revista Forbes, o nome Crew surgiu para competir com a marca Polo da Ralph Lauren e o seu fundador, Arthur Cinader, adicionou o J, porque ele achava que dava um ar mais sofisticado.

Rolex

O fundador da Rolex, Hans Wilsdorf, queria um nome para a sua marca que pudesse ser pronunciado em qualquer idioma.

“Tentei combinar letras do alfabeto de todas as maneiras. Isso me rendeu algumas centenas de nomes, mas nenhum deles parecia ideal. Um dia, enquanto passeava em uma carruagem por Cheapside, em Londres, um gênio sussurrou o nome ‘Rolex’ em meu ouvido”, contou Hans.

Lululemon

Chip Wilson, o criador da marca, surgiu com esse nome para a marca de roupas para yoga, porque ele pensou que os japoneses seriam incapazes de pronunciá-lo.

Em 2009, ele escreveu: “Pensei que uma empresa de marketing japonesa não tentaria criar um nome de marca americano com a letra “L”, porque esse som não existe na fonética daquele idioma. Incluir um “L” no nome faria com que o consumidor japonês imediatamente associasse o nome como norte americano e autêntico.”

Um representante da Lululemon disse ainda que o nome foi escolhido de uma lista com 20 sugestões e 20 logos por um grupo de 100 pessoas.

Zara

Originalmente, Amancio Ortega escolheu o nome “Zorba” para a sua empresa, depois de assistir ao filme “Zorba, o grego”, de 1964. Mas não durou muito.

A primeira loja, aberta em La Coruña, em 1975, ficava a apenas dois blocos de um bar também chamado Zorba.

Amancio já havia até encomendado o letreiro para a loja, quando o dono do bar disse a ele que seria muito confuso dois estabelecimentos com o mesmo nome.

No fim, Amancio arrumou as letras para formar uma palavra que ficasse mais próxima da sua ideia original, ou seja, Zara.

ASOS

A varejista inglesa foi fundade em 1999 como AsSeenOnScreen e seu site oficial era asseenonscreen.com.

A abreviação ASOS se espalhou rapidamente e o endereço do site seguiu a mesma linha, mudando para asos.com.

Ikea

O nome Ikea também é o resultado de uma combinação de palavras.

Seu fundador Ingvar Kamprad juntou as iniciais de seu nome, IK, e as primeiras letras da fazenda e vila em que cresceu no sul da Suécia: Elmtaryd e Agunnaryd.

Starbucks

Em uma entrevista ao The Seattle Times, o cofundador da Starbucks, Gordon Bowker contou como escolheram o nome.

Primeiro, eles estavam procurando o nome em uma lista de palavras iniciadas com “St”, porque eles acreditavam que essas palavras eram poderosas.

“Alguém, de alguma maneira, apareceu com um antigo mapa das minas da Cordilheira das Cascatas e do Monte Rainier, e havia uma mina chamada Starbo.

Assim que vi esse nome, me lembrei do primeiro marinheiro de Melville do livro Moby-Dick, que se chamava Starbuck”, contou Gordon.

Soylent

Soylent, é uma espécie de bebida que substitui uma refeição.

O nome surgiu de um livro de ficção científica chamado “Make Room! Make Room!” (No Mundo de 2020, em português), o qual conta como o aumento da população acabou com os recursos naturais do mundo.

No livro, soylent é uma mistura de grãos de soja e lentilhas.

GAP

A primeira loja da Gap foi inaugurada em 1969 com o objetivo de vender bons pares de jeans.

O nome se refere ao vão (gap, em inglês) que há entre a infância e a vida adulta.

Wawa

A nome da cadeia de lojas de conveniência tem dois significados:

1. Nome de uma área na Pensilvânia em que a fazenda de laticínios da empresa está localizada;

2. Palavra nativo-americana para o Ganso Canadense, que faz parte do logo da empresa.

Häagen-Dasz

Muitos pensam que o nome Häagen-Dasz é alemão. Outros juram que é sueco.

A verdade é que o nome foi inventado por Reuben Mattus, um imigrante judeu vindo da Polônia.

Reuben quis fazer uma homenagem à Dinamarca, pois este foi o único país que salvou os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, o nome não tem significado algum, é apenas uma invenção.

Nike

Nike é o nome da deusa grega da vitória.

Gatorade

O isotônico foi desenvolvido para os Florida Gators, o time de futebol americano oficial do estado.

Venmo



Andrew Kortina
, o fundador do aplicativo de pagamentos digitais escreveu:

“Quando estávamos pensando nos nomes, uma das raízes que estávamos explorando para inspiração foi vendo/vendere, do Latim, que significa vender. Assim que dissemos venmo, gostamos, porque era curto e daria um ótima frase: ‘pague meu jantar com venmo’.”

Under Armour

O nome Under Armour surgiu acidentalmente, de acordo com o CEO da marca, Kevin Plank.

Kevin conta que estavam decididos a usar o nome Body Armor, mas não conseguiam patentear o nome.

“Fiquei um pouco desapontado, mas eu ia almoçar com meu irmão mais velho, Bill. Então, eu apareci para pegá-lo, bati na porta e ele me olhou e perguntou ‘Como vai a empresa que você está trabalhando, a… Under Armor?’”

Após ter escolhido o nome, o próximo passo foi adotar a ortografia britânica da palavra que tem um U, ou seja, armoUr, pois, dessa forma, o número de telefone ficava mais atrativo:

“Em vez de usar 888-44ARMOR, achamos que 888-4ARMOUR era mais atrativo. Queria que tivesse mais estudo de marketing por trás do nome, mas não tem. Foi simples assim”, contou Kevin.

Amazon

Quando a Amazon foi lançada em 1995, o fundador Jeff Bezos teve uma ideia diferente para o nome da marca.

Jeff queria colocar o nome da livraria virtual de Cadabra, mas o primeiro advogado da Amazon, Todd Tarbert, conseguiu convencê-lo que o nome era muito parecido com a palavra “cadáver”.

Jeff também gostou do nome Relentless e, se você visitar o site relentless.com, você será redirecionado ao site da Amazon.

O nome Amazon foi em homenagem ao Rio Amazonas e o primeiro logo da empresa tinha um rio.

Monsanto

A empresa agroquímica Monsanto, fundada em 1901 por John F. Queeny, recebeu esse nome por causa do nome de sua esposa, Olga Monsanto Queeny.

Verizon

A Verizon surgiu da fusão de duas empresas de telecomunicações: a Bell Atlantic e a GTE.

O nome é a combinação de duas palavras: “veritas”, do latim, que significa “verdade”, e horizon, que signitica ‘’horizonte”.

JC Penney

A cadeia de lojas de departamentos americana recebeu esse nome de seu criador.

O nome, aliás, é bom demais para ser verdade: James Cash Penney que, se pudéssemos traduzir, ficaria algo como “James Dinheiro Moedas”.

Gostou de conhecer a origem dessas marcas?

Muitas vezes, o processo de criação do nome de uma marca acontece de maneira mais simples que imaginamos.

Se você conhecer alguma curiosidade sobre outras marcas, conte para a gente nos comentários.

Fonte: thisisinsider.com

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.