O único cemitério de piratas conhecido do mundo fica em Madagascar

Histórias famosas de piratas fanfarrões acontecem tradicionalmente em mar aberto.

Ouvimos falar de vilões nômades, como Barba Negra e Calico Jack, navegando em navios de madeira com bandeiras ameaçadoras e vivendo suas vidas cheias de crimes e devassidão. 

A lenda diz, no entanto, que os mais divertidos contos de piratas são, na verdade, aqueles baseados não na água, mas na terra…

Ilha dos Piratas

Nos séculos XVII e XVIII, Île Sainte-Marie , uma pequena ilha a cerca de 8 km da costa de Madagascar, abrigava cerca de 1.000 piratas.

Por cerca de 100 anos, diz-se que os mais famosos e bem-sucedidos piratas viviam lá quando não estavam navegando em alto mar.

As baías rochosas e isoladas de Île Sainte-Marie ofereciam o esconderijo perfeito, enquanto sua localização conveniente ao longo da rota comercial das Índias Orientais permitia que os piratas interceptassem furtivamente navios cheios de tesouros.


Além disso, quem irá dizer que uma ilha tropical é uma má escolha de residência para alguém, criminoso ou não?


Enquanto alguns homens chegaram a criar famílias na ilha, os solteiros de roda livre foram atraídos pelas belas mulheres locais da ilha. O que mais eles poderiam pedir?

Um lugar para descansar (para sempre)

cemitério de pirata
Antony Stanley / Flickr

Todos sabemos que os piratas não eram os personagens mais venerados – longe disso. Mas isso não significa que seus colegas patifes não lhes dariam um enterro adequado quando chegasse a hora.

Hoje, Île Sainte-Marie é o lar do único cemitério pirata conhecido no mundo. Quando os piratas morreram na ilha, eles foram enterrados no topo de uma colina com vista para a água.

Sabe-se que saqueadores notórios como Thomas Tew residem no cemitério, a três metros de altura, debaixo de lápides em ruínas, adornadas com caveiras e ossos cruzados simbólicos. Embora seja aberto ao público, o cemitério agora está coberto de grama alta e só tem 30 lápides intactas. Mas isso não impede que viajantes aventureiros façam uma visita.

JialiangGao / Wikimedia Commons

Também entre os visitantes loucos por piratas da ilha estão os arqueólogos. Esses exploradores estão menos interessados no cemitério e mais intrigados com o que se encontra sob as águas.

Hoje, acredita-se que vários naufrágios ocorram na costa de Île Sainte-Marie, incluindo a infame Galera de Aventura de William Kidd. A história diz que, ao retornar à ilha após suas conquistas, Kidd decidiu que era hora de se aposentar do navio atual e começar de novo. Ele carregou seu tesouro em um novo navio e afundou a Adventure Galley – junto com parte de seu espólio, de acordo com a tradição.

Wikimedia Commons

Vá para a ilha mergulhar e você pode simplesmente voltar para casa com seu próprio tesouro pirata. Que tal?

Fonte: Curiosity

Paula Muniz
Escrito por

Paula Muniz

Paula Muniz colabora com o Awebic em comportamento.