O que fazer em Olinda? Te mostramos o roteiro do próximo destino da sua viagem inesquecível
Quer saber o que fazer em Olinda? Descubra as principais atrações e a melhor época do ano para conhecer a cidade...
Está procurando dicas sobre o que fazer em Olinda? Reunimos tudo o que você precisa saber para ter uma experiência incrível nessa cidade que é um verdadeiro ícone nacional.
E para começar…
Além de suas belezas naturais, Olinda possui o centro histórico formado por um conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico tombado pelo IPHAN, em 1968.
Isso indica o quanto esta cidade, diversa e multicultural, garante boas experiências para os mais diferentes perfis de viajantes.
E foi pensando em tudo que há por lá que criamos um guia turístico completo, com as principais atrações e paradas obrigatórias nesse cantinho tão charmoso do Brasil.
O que fazer em Olinda?
Pensando em te ajudar a criar um roteiro especial na cidade, reunimos nesta lista os principais pontos turísticos de Olinda.
Cada um deles possui características únicas e você pode escolher dentre aqueles que mais têm a ver com o seu estilo de viagem.
Mas já posso te adiantar que, Olinda é uma cidade que respira cultura e em cada canto de suas ladeiras é possível apreciar um pouco das representações que tornam o nordeste uma potência cultural.
Então, se você gosta de arte, música, gastronomia e gente animada, pode apostar em Pernambuco para as suas próximas férias.
Centro Histórico
Não é à toa que o centro histórico de Olinda foi tombado em 1968. A região, também conhecida como Cidade alta, reúne uma série de construções históricas, que compõem um cenário urbanístico imersivo para qualquer viajante.
Ao explorar suas ladeiras, você vai encontrar lojinhas de artesanato, barraquinhas de comidas típicas e sobrados que são verdadeiros monumentos.
Alto da Sé
O ponto mais alto da cidade é também um dos mais bonitos. A vista do alto da Sé traz uma visão panorâmica do mar, de Olinda e de Recife. Além disso, o espaço é uma verdadeira apoteose cultural.
No Carnaval, por exemplo, a maioria dos blocos e agremiações partem da praça central do alto da Sé. Lá também é possível apreciar comidas típicas e visitar o Observatório.
Mercado Eufrásio Barbosa
Essa é mais uma das construções históricas de Olinda, dessa vez situada no Varadouro. O Mercado Eufrásio Barbosa é um equipamento cultural que já serviu em diversos formatos.
Atualmente, o espaço passou por uma reforma completa em sua estrutura e está abrigando exposições de arte, pequenos eventos e atividades culturais. Confira a programação quando estiver montando o seu passeio.
Sobrado Mourisco e Casarão Vermelho
Ainda quer saber o que fazer em Olinda? Uma boa dica é conhecer o Sobrado Mourisco e o Casarão Vermelho. Essas construções históricas, ficam próximo à Prefeitura de Olinda e possuem uma imensa relevância histórica para Olinda e para o Brasil.
O Sobrado Mourisco, é um dos poucos exemplares desse estilo arquitetônico em todo o Brasil. A construção serviu como acomodação para o casal real brasileiro, Dom Pedro II e Tereza Cristina, enquanto faziam sua viagem pelo nordeste.
Já o Casarão Vermelho, é uma bela representação do estilo arquitetônico que se produzia ao longo do período colonial. O espaço também serviu como moradia para Maurício de Nassau.
Casa de Alceu Valença
Se você gosta de música brasileira, muito provavelmente, já se encantou com alguma canção de Alceu Valença. E o músico pernambucano ainda mantém suas raízes e mora em um casarão na rua do Amparo.
A região onde sua casa está, é considerada um dos maiores polos culturais presentes no centro histórico de Olinda.
Igreja do Carmo
O turismo religioso também é algo que chama muita atenção de quem visita a cidade de Olinda. Um grande exemplo disso é a Igreja do Carmo. A construção é enorme e se tornou um dos maiores cartões postais olindenses.
Igreja da Misericórdia
Lembra que falamos do Alto da Sé? Existem alguns acessos para chegar até lá. Um deles é através da Ladeira da Misericórdia. Ela tem esse nome inspirado na igreja que está em seu topo.
A construção é uma das mais visitadas por quem opta em fazer o roteiro religioso de Olinda. Vale a pena dar uma passadinha por lá, mesmo que você não seja católico.
Museu do Mamulengo
E não dá para falar de Olinda sem citar seus museus. Um deles é o Museu do Mamulengo, que conta com um acervo de mais de 1200 bonecos.
Lá você vai descobrir tudo sobre esses bonecos, desde a forma como eles são produzidos, até o modo como são utilizados. Também é muito comum encontrar pelas ladeiras, atores se apresentando através do teatro de bonecos.
Museu dos Bonecos Gigantes
Um outro símbolo da cultura Olindense são os bonecos gigantes. E foi pensando em reforçar este conceito que o Museu dos Bonecos Gigantes foi criado.
Você vai se encantar com as representações enormes, que na maioria das vezes, são em homenagem aos ícones da mídia e da música.
Praia dos Milagres
O litoral Olindense também é uma boa opção para quem não sabe o que fazer em Olinda. Um exemplo disso é a Praia dos Milagres, uma das mais bonitas e com um cenário paradisíaco.
Se você gosta desse tipo de passeio, também vale a pena conhecer a Praia de Rio Doce, a Praia do Forte e a Praia do Carmo.
Onde fica Olinda?
A cidade é considerada irmã de Recife, capital pernambucana. Ela está localizada a apenas 6 km da vizinha e isso torna o passeio entre as duas cidades perfeito.
Se está considerando uma viagem ao Recife, já pode incluir Olinda no roteiro. Não deixe de utilizar todas as nossas dicas quando estiver planejando a viagem.
Qual é a melhor época para ir em Olinda?
Se você já ouviu falar da cidade, muito provavelmente, foi algo relacionado ao Carnaval. E não dá para negar que essa festividade é um verdadeiro marco cultural entre os meses de fevereiro e março.
Uma viagem perfeita para Olinda seria durante a alta temporada.. Ela começa a partir de setembro e segue até fevereiro, momento em que coincide com o Carnaval.
E não importa a época do ano, em Olinda faz sol o tempo inteiro e as temperaturas variam entre 27 e 30°. Uma boa dica é levar seu protetor solar na mala.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!